Blog do Flavio Gomes
F-1

ZÉ TWEG (2): DÁ-LHE CHARLINHO!

SÃO PAULO (jornalismo dinâmico) – Charlinho foi o cara do sábado em Spielberg. Aliás, muito legal o Sérgio Maurício, do SporTV, chamá-lo de Charlinho na transmissão. Fosse eu um escriba pretensioso e metido a besta, diria que ele lê este modesto blog. Mas é pretensão, mesmo. O que acontece é que temos o mesmo carinho […]

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Mercedes, Ferrari e Red Bull: três equipes diferentes nas três primeiras posições, o que é bom (mas Hamilton foi punido)

SÃO PAULO (jornalismo dinâmico) – Charlinho foi o cara do sábado em Spielberg. Aliás, muito legal o Sérgio Maurício, do SporTV, chamá-lo de Charlinho na transmissão. Fosse eu um escriba pretensioso e metido a besta, diria que ele lê este modesto blog. Mas é pretensão, mesmo. O que acontece é que temos o mesmo carinho por pilotos jovens, já vimos tantos…

E Lec-Lec é a coisa nova desta temporada, que já é da Mercedes e de Hamilton. Tem altos e baixos, naturais da juventude, mas é um menino diferenciado, como se diz. Chegar a uma equipe como a Ferrari e não se intimidar com o companheiro de equipe, um tetracampeão mundial, não é para qualquer um.

O monegasco das bochechas rosadas fez sua segunda pole no ano. A outra foi no Bahrein, onde não ganhou porque o carro pifou no final. Tem uma chance razoável de conseguir sua primeira vitória amanhã, mas muita coisa vai depender dos pneus. Ele larga com macios. A dupla da Mercedes e Verstappinho, com médios. Vão parar mais tarde, e podem fazer apenas um pit stop. Os que largam com macios, pelas simulações da Pirelli, não descartam duas paradas. Mas não é a melhor opção, não.

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O dia foi marcado por mais uma desgraça pessoal para Vettel. No fim do Q2, seu carro não ligou mais. A Ferrari detectou uma queda na pressão de ar no sistema pneumático que aciona alguns componentes do motor. Seus mecânicos tentaram loucamente consertar o defeito, mas não houve tempo hábil. Sebastian ficou sem tempo no Q3. Ao sair do cockpit, fez questão de agradecer a cada integrante da equipe pelo esforço. “Não é fácil tirar tudo e trocar”, concedeu.

Leclerc virou em 1min03s003 na sua melhor volta e foi 0s259 mais rápido que Hamilton, o segundo. “Subestimamos a Ferrari”, reconheceu o inglês, que perdeu três posições no grid por decisão da direção de prova. No Q1, ele se atrapalhou com mensagens de rádio da equipe. Seu engenheiro avisou que Giovinazzi e Raikkonen vinham em voltas rápidas e ele teria de dar passagem. “Vi um deles passar e não vi o outro”, desculpou-se o líder do Mundial. Quando percebeu que havia mais uma Alfa chegando, atravessou a pista na frente de Kimi e recebeu de volta um dedo do meio do finlandês. Algumas horas depois veio o pênalti merecido.

A antiga Sauber, de qualquer forma, fechou bem o dia com seus dois pilotos entre os dez primeiros. Raikkonen foi o sétimo e Giovinazzi, o oitavo.

Hamilton cruza a pista na frente de Kimi: cai de segundo para quinto no grid com a punição

Quem se destacou na tarde ensolarada e quente da Áustria foi Magnussen, quinto tempo. Vai perder posições por troca de alguma coisa, mas achou uma volta espantosa com a Haas. Verstappen ficou em terceiro (mas dividirá a primeira fila com Leclerc) e Bottas, com sua habitual discrição, terminou a classificação com o quarto tempo, também subindo uma por conta da punição ao seu parceiro. Norris em sexto e Gasly em novo foram os outros que se colocaram no top-10. O grid completinho está no Grande Prêmio, com todas as punições atualizadas — Albon, Hülkenberg, Russell, Magnussen, Hamilton e Sainz Jr. perderam posições por motivos diversos.

Teremos mais uma vitória da Mercedes amanhã? Se os prateados conseguirem, igualam o recorde de 11 vitórias seguidas da McLaren em 1988 — são duas no fim do ano passado, mais oito nesta temporada. Pode ser que sim, em ritmo de corrida a gente conhece Hamilton e os alemães são eficientes o bastante para reverter quadros desfavoráveis. Mas com Lewis largando mais atrás, vai ser complicado para ele impedir que Charlinho ganhe pela primeira vez na categoria. Tudo dependerá de uma largada boa, para se colocar rapidamente em condições de desafiar a Ferrari.

Uma certeza: vai ser uma corrida melhor que a de domingo passado na França.