ZÉ TWEG (2): DÁ-LHE CHARLINHO!
SÃO PAULO (jornalismo dinâmico) – Charlinho foi o cara do sábado em Spielberg. Aliás, muito legal o Sérgio Maurício, do SporTV, chamá-lo de Charlinho na transmissão. Fosse eu um escriba pretensioso e metido a besta, diria que ele lê este modesto blog. Mas é pretensão, mesmo. O que acontece é que temos o mesmo carinho por pilotos jovens, já vimos tantos…
E Lec-Lec é a coisa nova desta temporada, que já é da Mercedes e de Hamilton. Tem altos e baixos, naturais da juventude, mas é um menino diferenciado, como se diz. Chegar a uma equipe como a Ferrari e não se intimidar com o companheiro de equipe, um tetracampeão mundial, não é para qualquer um.
O monegasco das bochechas rosadas fez sua segunda pole no ano. A outra foi no Bahrein, onde não ganhou porque o carro pifou no final. Tem uma chance razoável de conseguir sua primeira vitória amanhã, mas muita coisa vai depender dos pneus. Ele larga com macios. A dupla da Mercedes e Verstappinho, com médios. Vão parar mais tarde, e podem fazer apenas um pit stop. Os que largam com macios, pelas simulações da Pirelli, não descartam duas paradas. Mas não é a melhor opção, não.
[bannergoogle]
O dia foi marcado por mais uma desgraça pessoal para Vettel. No fim do Q2, seu carro não ligou mais. A Ferrari detectou uma queda na pressão de ar no sistema pneumático que aciona alguns componentes do motor. Seus mecânicos tentaram loucamente consertar o defeito, mas não houve tempo hábil. Sebastian ficou sem tempo no Q3. Ao sair do cockpit, fez questão de agradecer a cada integrante da equipe pelo esforço. “Não é fácil tirar tudo e trocar”, concedeu.
Leclerc virou em 1min03s003 na sua melhor volta e foi 0s259 mais rápido que Hamilton, o segundo. “Subestimamos a Ferrari”, reconheceu o inglês, que perdeu três posições no grid por decisão da direção de prova. No Q1, ele se atrapalhou com mensagens de rádio da equipe. Seu engenheiro avisou que Giovinazzi e Raikkonen vinham em voltas rápidas e ele teria de dar passagem. “Vi um deles passar e não vi o outro”, desculpou-se o líder do Mundial. Quando percebeu que havia mais uma Alfa chegando, atravessou a pista na frente de Kimi e recebeu de volta um dedo do meio do finlandês. Algumas horas depois veio o pênalti merecido.
A antiga Sauber, de qualquer forma, fechou bem o dia com seus dois pilotos entre os dez primeiros. Raikkonen foi o sétimo e Giovinazzi, o oitavo.
Quem se destacou na tarde ensolarada e quente da Áustria foi Magnussen, quinto tempo. Vai perder posições por troca de alguma coisa, mas achou uma volta espantosa com a Haas. Verstappen ficou em terceiro (mas dividirá a primeira fila com Leclerc) e Bottas, com sua habitual discrição, terminou a classificação com o quarto tempo, também subindo uma por conta da punição ao seu parceiro. Norris em sexto e Gasly em novo foram os outros que se colocaram no top-10. O grid completinho está no Grande Prêmio, com todas as punições atualizadas — Albon, Hülkenberg, Russell, Magnussen, Hamilton e Sainz Jr. perderam posições por motivos diversos.
Teremos mais uma vitória da Mercedes amanhã? Se os prateados conseguirem, igualam o recorde de 11 vitórias seguidas da McLaren em 1988 — são duas no fim do ano passado, mais oito nesta temporada. Pode ser que sim, em ritmo de corrida a gente conhece Hamilton e os alemães são eficientes o bastante para reverter quadros desfavoráveis. Mas com Lewis largando mais atrás, vai ser complicado para ele impedir que Charlinho ganhe pela primeira vez na categoria. Tudo dependerá de uma largada boa, para se colocar rapidamente em condições de desafiar a Ferrari.
Uma certeza: vai ser uma corrida melhor que a de domingo passado na França.
Esqueceu de comentar a excelente largada do Norris e o comentário dele pelo rádio: “Forever?” … hahahahhaha
Melhor corrida sem dúvida nesse ano de corridas sonolentas devido o domínio da Mercedes
Vídeo interessante sobre as lambanças que a FIA faz para aplicar as punições:
https://www.youtube.com/watch?v=3Cj6WJBD_GE
Momento magistral foi a saída do Vettel do carro, quando viu que não dava mais. Abraçou, apertou as mãos de TODOS os mecânicos em volta do carro. Depois disso ainda agradeceu a todos pelo esforço e tentativa de consertar o carro quebrado. Quantas outras vezes vimos na mesma situação, pilotos saindo do carro numa situação dessas, esmurrando parede, xingando toda a equipe, chutando equipamento.
Apesar de o Hamilton ter sido punido, ainda sim tem três carros de três equipes diferentes nas três primeiras posições: o Se Ferra-ri do Leclerc, o Red Mula do Verstappen e o Mercedes do Bottas (é masculino porque carro, em português, é masculino; é feminino na Itália).
A situação está semelhante ao Bahrein, uma pista em que a Mercedes não tem vantagem sobre as outras equipes.
Na torcida para que a Mercedes consiga mais uma vitória para igualar o recorde de vitórias em sequência.
Primeiro: ” e o Mercedes do Bottas (é masculino porque carro, em português, é masculino; é feminino na Itália)”
Depois: “uma pista em que a Mercedes” e mais depois: “Na torcida para que a Mercedes consiga”
“É trans essa/esse sua/seu Mercedes?
Prezado sr. Alfredo Aguiar, não há nada de trans nas frases, mas, sim, de substantivo oculto. A resposta está a que eu me refiro. Quando faço referência ao carro que o piloto está, uso artigo masculino; quando me refiro à equipe como um todo, uso o artigo feminino:
O (carro da) Mercedes, Se Ferra-ri, Red Mula;
A (equipe) Mercedes, Se Ferra-ri, Red Mula.
Em italiano, é tudo no feminino.
em português só animais ou pessoas tem género, lá por carro acabar em O não quer dizer que é masculino, da mesma maneira que mota não é feminino.
Sendo uma coisa inanimada nao possui género, (como no ingles coisas são referidas por ‘it’…)
Prezado sr. Nuno
Discordo da sua consideração. No idioma português, cujo idioma deriva do latim, os objetos têm gênero. Por exemplo, geladeira é um objeto e a palavra é um substantivo feminino: a geladeira. Já carro, também é um objeto, mas a palavra é um substantivo masculino.
Apesar de o idioma italiano (assim como o espanhol e o francês) também advir do latim, naquele idioma o objeto carro é substantivo feminino.
Eu acho que esse Renato F1 é político. Fala muito e diz pouco.
Prezado sr. Vai Vettel!
Para se viver em sociedade, existem regras: de ortografia, de tratamento, de trânsito, de convivência. As pessoas não querem mais respeitá-las, escrevem da maneira que bem entendem, não admitem que cometem erros e, quando são punidas, arrumas um jeito de pôr a culpa nas outras pessoas. Não sou político, apenas respeito as regras. O senhor deve ser uma pessoa que adora transgredi-las: escrever errado, não pontuar as frases, dirigir (se dirige) sem cinto de segurança, acima da velocidade máxima, avançando sinais vermelhos e ignorando placas PARE e dê a preferência, falando ao celular e com som acima de 80 decibéis, e, depois, faz uma publicação dizendo que é a indústria da multa.
Por fim, não sou político, como o senhor achou.
Falou muito e disse pouco.
Prezado sr. Vai Vettel!
Às vezes (somente às vezes), eu acho que você deve ser algum robô que só sabe repetir a mesma frase e as mesmas palavras. Por favor, explique-me o motivo de, depois de eu colocar explicações com argumentos e com exemplos, o senhor ter escrito a mesma frase, mudando somente o tempo verbal. Das duas, uma: ou o senhor é um robô ou possui um vocabulário reduzido e só sabe escrever esta frase.
A expectativa para amanhã é de uma corrida mais disputada. Chavão do século: “os pneus serão decisivos”.
Legal ver “Alfa Romeo tra i dieci”. E, olha que surpresa, o Bernie falou que F1 no Rio é “fake news”!!!
Eu me lembro que no passado Lewis ficava sempre com uma cara de bunda na foto, se não conquistasse a pole. Mas olha só o sorriso de quem sabe que o hexa é questão de tempo.
Na minha época isso se chamava “marmelada”, após uma semana de todos reclamando do GP da França, que a F1 já morreu etc. Vem o Charlinho e tira uma pole, Hamilton é punido e aposto que nenhuma Mercedes vai estar no podium amanhã.
O Alfa Romeo do meu gatão está melhorando! Ele alcançou, através do seu fino talento, uma boa posição para a largada de amanhã.
#IceKiss
Que mancada do Hamilton, ficar dormindo na pista.
Ok. Amanhã “vai ser” outro dia.
VETTEL ao meu ver, já está de saída da FERRARI. Chutando alto. Mas lembra muito a fase da RED BULL que ele já estava de contrato assinado com a FErrari, ninguém sabia, o Ricciardo rendia muito, o carro do VEttel estava estranho………para…..agora pensa no que aconteceu hoje. Lec LErc em primeiro e carro do VEttel quabrado. Muito estranho isso aí. Ao meu ver o Vettel não corre na Ferrari em 2019, e quem pode estar negociando o lugar dele é o Verstappen.
E mais: é a primeira fila mais jovem da história de fórmula 1.
A corrida nem começou e já temos seis pilotos punidos por motivos diversos. Isso, sem contarmos os que serão punidos durante a prova.
Que competição é essa onde os resultados são “ajustados” por regras limitadoras e por comissários que se julgam infalíveis?
Pois, mais punições ridículas como a do Vettel no Canadá, e sem critério algum. Quase todos os pilotos fizeram o que Russell fez e não foram punidos. O erro de Hamilton (a 80 Km/h!) assustou – e não bloqueou – Raikkonen mas não o prejudicou, tanto que ele foi ao Q2. As outras, “por motivos diversos” como escreveu Flavio, não merecem comentários, a redação dele já indica o quanto são ridículas. Enfim, é o que temos. Pelo menos agita a corrida.
Lamento , mas a escolha de pneus da Ferrari , foi equivocada e vai pesar
muito amanhã . Já estou vendo o Lec-lec se arrastando no final com pneus
médios desgastados ….mas como dizia Fangio..carreras são carreras..
Com esse grid embaralhado, parece que vamos ter uma corrida, finalmente.
Lequinho e Maxinho na 1a fila vai ser interessante. Leclerc tem tudo pra fazer uma boa largada, mas vai ter que abrir muito por largar com macios. Talvez tenha que ir pra 2 paradas.
O maior problema de Charles amanhã, ao menos na largada, será Max. Ambos querem a primeira vitória a todo custo, e sabem que o mais provável é que não terão outra chance destas tão cedo. Tá me cheirando a enrrosco na primeira curva. Se segurarem o ímpeto, aí sim poderão se preocupar com Hamilton. E talvez Borras…
Torcendo pra Lec-Lec e Verstappinho se pegarem amanhã. Pode ser o primeiro de muitos pegas de uma rivalidade histórica que está por vir.
Vai dar Bottas.
O Sérgio já tinha usado o “Charlinho” antes de você. :)
Na minha época isso se chamava “marmelada”, uma semana após todo mundo reclamar que a F1 morreu e etc. Clerquinho faz a pole !!!!!
Norris largando em quarto. Boa evolução da McLaren, com chance real de pódio. Flávio, tu achas que isso ocorreu mesmo com, apesar de ou devido à saída de Alonso? Achas que está rolando alguma invejinha e arrependimento por parte do espanhol?
PS: eu prefiro Jaques Leclerc do que Lec-lec
Absolutamente PATÉTICA a punição ao Hamilton. Se fosse a última volta derradeira do Q3 e o Raikkonen não tivesse conseguido se classificar para o Q2, ainda vá lá. Mas o chorão foi ao Q3 e se classificou bem. É uma tentativa de fazer um mea culpa depois do Canadá. PATÉTICO
O meu gatão não é de chorar! Ele é muito homem! Entendeu, rapazinho?
A fanzoca do Iceman não gosta que falem mal dele…
Charlinho .. aquele Charlinho já mencionado pelo FG … criado nos morros da Cote D,Azur com os pés descalços, e que começou a carreira descendo-as com seus carrinhos de rolimã … rs
Correções!! escrevi direto e revoltado…abs
Saudações Flavinho! Boa tarde! estou chegando a conclusão que existe um corporativismo à favor Ferrari ( não sei por quê) e contra o Tião, as palavras mais pejorativas, aliás desde a votação do fox nitro, onde ele subliminarmente, é colado de lado e só serve como motivo de aposta. e não de reconhecimento…..Não aceito que ele atrapalhou, a foto mostra ele dando passagem, saindo da pista e um Raikonnem revoltado…Vou torcer amanhã, para que a verdade seja restabelecida e que Charlinho, o novo garotão seja degolado de início pelas Mercedes… Em tempo: Já comuniquei a Federação espanhola, para que retirem do campeonato o Barcelona e o Real Madri, que há 100 anos vencem tudo…A mídia Brasileira perde pra européia. Um grande abraço!!!
“Não aceito que ele atrapalhou, a foto mostra ele dando passagem, saindo da pista e um Raikonnem revoltado.”
Hamilton admitiu que foi avisado pelos boxes que as duas “Sauber” estavam atrás dele em voltas rápidas e admitiu que apesar de ter saído prejudicou Raikkonen. Por fim disse que a punição foi justa. Confira por aí.
Ponto.