Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

RIO (vai que acha) – Participo de um grupo de amantes de aviação e quase todo dia pinta alguma coisa muito legal como isso aí em cima. Explicações? Abaixo: 1941 (VASP) – Este desenho ilustra uma aproximação para o aeroporto Santos Dumont de uma aeronave vinda de São Paulo. Usavam as frequências e antenas das […]

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RIO (vai que acha) – Participo de um grupo de amantes de aviação e quase todo dia pinta alguma coisa muito legal como isso aí em cima. Explicações? Abaixo:

1941 (VASP) – Este desenho ilustra uma aproximação para o aeroporto Santos Dumont de uma aeronave vinda de São Paulo. Usavam as frequências e antenas das rádios Nacional e Jornal do Brasil: ao passar a vertical da Nacional, curva para a proa 95° e voar até a relativa 90° da JB. Daí, proa magnética 110° até receber a relativa 70° do Rádio Farol DAC (este um fixo oficial para navegação e não uma “broadcast”). Aproar, então, 190° até alinhar com a pista do aeroporto. Era um procedimento magnificamente impreciso que exigia bastante experiência dos pilotos!
Imagem de Maurício Luis Pires do Grupo Aviação

Quem não é familiarizado com as coisas da navegação aeronáutica deve achar que é quase grego. Deixarei, então, para nossos ases blogueiros as explicações sobre a importância das emissoras de rádio no processo — antigamente, é claro, mas nem tão antigamente assim.

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