Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

O FIM DA FORD

RIO (triste demais) – Não poderia deixar de registrar aqui o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, anunciado há alguns meses e concluído anteontem. Foram mais de 50 anos de atividade no ABC. Uma tristeza sem fim. A CAOA chegou a demonstrar algum interesse nas instalações, mas o negócio está parado […]

RIO (triste demais) – Não poderia deixar de registrar aqui o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, anunciado há alguns meses e concluído anteontem. Foram mais de 50 anos de atividade no ABC. Uma tristeza sem fim. A CAOA chegou a demonstrar algum interesse nas instalações, mas o negócio está parado por falta de dinheiro. Os governos mais diretamente envolvidos — municipal e estadual — cagaram para o assunto, ainda que digam que se esforçaram para salvar os empregos e tal. O governo federal provavelmente nem sabe do que está acontecendo. Sua preocupação com veículos atualmente se limita aos que passam pela guarita do condomínio Milícias da Barra.

A fábrica de SBC só fazia caminhões nos últimos tempos, depois que foi desativada, muitos anos atrás, a histórica e maravilhosa unidade do bairro do Ipiranga — aliás, peço a quem mora pelas redondezas para me atualizar sobre ela, porque parece que queriam demolir e confesso que não sei o que aconteceu. Mas a marca decidiu sair do segmento de utilitários de carga.

Em julho, a produção do Fiesta já havia sido encerrada com a demissão de 750 operários. Agora serão mais 600 na rua. Segundo o Dieese, o fechamento da fábrica afetará 11.570 pessoas — considerando empregos diretos e indiretos como os gerados pelas indústrias de autopeças, restaurantes, bares e outros serviços que nasceram no entorno da unidade.

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Comprada da Willys em 1967, a planta que fica no bairro do Taboão chegou a ser responsável por toda a produção da Ford no Brasil — que depois inauguraria outras fábricas pelo país, como em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), ambas ainda em atividade. A montadora diz que não há planos de fechamento dessas duas, assim como pretende manter seu campo de provas em Tatuí, no interior de SP. O que não faz muito sentido, creio. Afinal, a distância para as unidades fabris que restaram é muito grande. Em todo caso, aguardemos.

Foi da fábrica de São Bernardo que saiu meu Corcel II LDO 1979, cuidadosamente preservado na minha caverna secreta. Branco com interior marrom, é uma lindeza. Ele pode ser visto neste vídeo aqui. No vídeo abaixo, um institucional da Ford de 1996 que mostra a fábrica produzindo os primeiros Fiestinhas, carrinho encantador que, para mim, tem um dos melhores nomes do mundo.

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