Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

RIO (salvem tudo!) – Dica do Guilherme Ravelli nos comentários, vejam o vídeo do ótimo canal “Aero” e babem. Ele mostra uma coleção de relíquias da VASP arrematadas por um rapaz que comercializa antiguidades. Tem de tudo — tudo mesmo. De caminhão-escada a guardanapo, de passagens “virgens” a porcelanato, de bota de aeromoça a máscara […]

RIO (salvem tudo!) – Dica do Guilherme Ravelli nos comentários, vejam o vídeo do ótimo canal “Aero” e babem. Ele mostra uma coleção de relíquias da VASP arrematadas por um rapaz que comercializa antiguidades. Tem de tudo — tudo mesmo. De caminhão-escada a guardanapo, de passagens “virgens” a porcelanato, de bota de aeromoça a máscara de oxigênio, um acervo sem fim.

A VASP era uma empresa querida que pertencia ao Estado de São Paulo e prestava ótimos serviços até ser privatizada. Em 1990, numa operação suspeitíssima, foi comprada pelo empresário Wagner Canhedo.

A santa inciativa privada revelou-se um desastre no comando de uma companhia aérea. Não demorou muito e a venda virou alvo de CPI, Canhedo parou de pagar funcionários, relaxou na manutenção das aeronaves, deu passos maiores que as pernas, abraçou rotas inexplicáveis (Atenas, Osaka, Bruxelas, Seul, Toronto, Zurique, Casablanca…) e, obviamente, quebrou. Em janeiro de 2005, sem aviões, a ANAC cassou sua licença. A empresa faliu, mas não sei no que deram os processos trabalhistas, nem o que aconteceu com os credores, muito menos com Canhedo. Se alguém souber, conte.

Voei muito VASP pelo Brasil, mas lembro particularmente de um voo que fiz para Bruxelas num MD-11 estalando de novo para cobrir um GP da Bélgica. O avião tinha capacidade para 329 passageiros e não devia ter mais do que 80 embarcados. Fiquei sozinho numa daquelas fileiras centrais de com quatro assentos e dormi esticado o voo inteiro. Só acordava para comer, e o serviço era maravilhoso. Vendo aquele avião inteiro só para mim, tive a clara sensação de que aquilo não tinha como dar certo.

Olha, se eu disser que depois desse vídeo não me deu vontade de fazer umas compras, estarei mentindo… Muitos dos itens estão à venda aqui. Dá para montar uma casa. Acho que no meu próximo pulo a São Paulo terei de visitar esse moço.

[bannergoogle]