Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

RIO (desculpem o atraso) – Abrimos nosso rescaldão sobre o GP da Bélgica com a foto dos dois mercêdicos comemorando a 50ª dobradinha da equipe desde 2010, quando a montadora alemã voltou à F-1 com seu time oficial de fábrica. Acho que ilustra bem o que têm sido esses últimos anos, especialmente desde 2014, temporada […]

RIO (desculpem o atraso) – Abrimos nosso rescaldão sobre o GP da Bélgica com a foto dos dois mercêdicos comemorando a 50ª dobradinha da equipe desde 2010, quando a montadora alemã voltou à F-1 com seu time oficial de fábrica.

Acho que ilustra bem o que têm sido esses últimos anos, especialmente desde 2014, temporada que marcou o início da era híbrida na F-1, com os motores turbo acoplados a dois elétricos. E é sobre ela, a tal de era híbrida, que trago mais números agora:

O NÚMERO BELGA

…vitórias tem a Mercedes desde 2014, em 128 GPs realizados. Isso dá nada menos do que 74,2% das corridas. E foram 101 poles, 78,9%. Eles não gostam de brincar. Quando a gente fala que para os outros sobraram migalhas, não é força de expressão.

Acho que já disse que o trio Hamilton-Verstappen-Bottas, não necessariamente nessa ordem, foi ao pódio pela quinta vez em sete corridas desta temporada. É impressionante como eles se destacaram do resto em tão pouco tempo. Lewis lidera o Mundial com 157 pontos, seguido por Max com 110 e Bottas com 107. O quarto colocado, Albon, tem 48. Leclerc, nos GPs da Áustria e da Inglaterra, e Norris, na abertura da temporada em Spielberg, foram os dois intrusos na caça aos troféus até aqui. Vamos ver se mais alguém se imiscui nessa turma até o fim do ano.

O GP da Bélgica foi marcado pelas homenagens de Hamilton ao ator Chadwick Boseman, astro de “Pantera Negra”, que morreu muito jovem, aos 43 anos, na sexta-feira. Nosso cartunista Marcelo Masili não poderia ter ido em outra linha, creio, ao passar esse fim de semana para o papel com sua sempre muito talentosa pena.

Wakanda forever: Lewis Black Panther Hamilton

Vocês têm reparado que neste ano quase todas as frases destacadas após os GPs vêm dos boxes da Ferrari, né? Creio que hoje não será diferente…

A FRASE DE SPA

Vettel: só esperando ser jantado

Olha, [as vibrações] nem estão tão ruins assim. Mas desse

jeito acho que todo mundo vai me engolir.

Vettel foi engolido várias vezes, assim como a Ferrari durante todo o fim de semana, terminando a prova apenas na frente de dois carros da Haas e um da Williams, entre os que viram a bandeira quadriculada. A torcida italiana está perdendo a paciência. Vejam como amanheceram os muros da fábrica na segunda-feira…

Maranello sob ataque: torcida não aguenta mais

Queria saber fazer essas montagens! Mas voltando à crise, ela é mais do que escancarada em Maranello. Mattia Binotto fala numa recuperação que pode levar “anos”. Ross Brawn, que já esteve por lá e hoje é diretor da F-1, disse que Carlos Sainz, substituto de Vettel no ano que vem, deve estar se sentindo “um pouco nervoso”.

Também acho. Não vou dizer que o espanhol se arrependeu — Ferrari é Ferrari, afinal. Mas tecnicamente falando, acredito que estar na McLaren no ano que vem, com motor Mercedes, seria mais negócio do que passar pelos perrengues que certamente o time vai lhe oferecer. Ainda mais na condição de segundão explícito, se a paixão por Leclerc durar mais um tempo.

E vamos encerrar por hoje com nosso índice de agradabilidade, como diria Tite:

GOSTAMOS

Gasly: palmas para a AlphaTauri

…muito da AlphaTauri >>> com Gasly. OK, ele não parou no safety-car porque estava de pneus duros, porque a tática de um stint longo no início só funcionaria se o stint fosse… longo! Mantiveram a ideia inicial e o francesinho foi à luta depois de cair para as últimas posições na parada. Passou quem pôde e foi buscar um oitavo lugar merecidíssimo.

NÃO GOSTAMOS

Anel barenita: somos a favor

…de saber que hoje estourou a notícia de alguns pilotos não curtiram a ideia de correr no Bahrein pelo <<< anel externo. Alegam que voltas de menos de um minuto vão provocar o caos, especialmente na classificação. Uai, que seja o caos, qual o problema? Muito mal-acostumados, esses moços. Sugerem uma prova de dia e outra de noite, para garantir alguma diferença de condições entre as duas corridas. Ainda não há decisão sobre o assunto.