Blog do Flavio Gomes
Nas asas

NAS ASAS

RIO (#DankeTXL) – Eu não podia deixar de registrar aqui o encerramento das operações, depois de 72 anos, do querido aeroporto de Berlim Tegel (código TXL). Foi domingo, e o último voo a deixar suas pistas foi um Air France rumo a Paris. Tegel já deveria ter sido desativado em 2011, para quando estava prevista […]

BERLIN, GERMANY - NOVEMBER 08: People pose infront of an Air France passenger plane prior departure as the last commercial flight at Tegel Airport on the airport's closing day on November 08, 2020 in Berlin, Germany. Berlin's new BER Berlin Brandenburg Airport, which finally opened last week nine years behind schedule, is replacing Tegel. (Photo by Maja Hitij/Getty Images)

RIO (#DankeTXL) – Eu não podia deixar de registrar aqui o encerramento das operações, depois de 72 anos, do querido aeroporto de Berlim Tegel (código TXL). Foi domingo, e o último voo a deixar suas pistas foi um Air France rumo a Paris. Tegel já deveria ter sido desativado em 2011, para quando estava prevista a abertura do novo aeroporto Berlim-Brandenburgo (BER, a partir de agora) em Schönefeld — do lado da antiga Berlim Oriental.

BER levou anos para ser construído e foi um dos maiores escândalos da história recente da cidade. Foram muitas denúncias de superfaturamento nas obras, orçamentos estourados e vários erros de projeto que acabaram levando a um atraso totalmente fora dos padrões alemães para sua inauguração. O novo aeroporto terá capacidade para pouco mais de 40 milhões de passageiros por ano.

A despedida de Tegel foi emocionante, com o Airbus 320 da Air France, voo AF-1235, sendo escoltado por vários furgões “follow me” e passando por um corredor de jatos d’água antes de decolar para a capital francesa. No início da noite, as luzes de Tegel foram todas apagadas. Há lindas e comoventes fotos aqui. A do painel eletrônico indicando o último voo é especialmente bela e triste, ao mesmo tempo.

Central, mas envelhecido e acanhado, razão de incontáveis ataques de mau-humor dos berlinenses, Tegel será agora convertido em campus universitário e dará lugar também a um novo bairro, com espaço para cerca de cinco mil moradias.

Vai deixar saudades, mesmo assim. Aeroportos são eternos.