NAS ASAS

RIO (#DankeTXL) – Eu não podia deixar de registrar aqui o encerramento das operações, depois de 72 anos, do querido aeroporto de Berlim Tegel (código TXL). Foi domingo, e o último voo a deixar suas pistas foi um Air France rumo a Paris. Tegel já deveria ter sido desativado em 2011, para quando estava prevista a abertura do novo aeroporto Berlim-Brandenburgo (BER, a partir de agora) em Schönefeld — do lado da antiga Berlim Oriental.

BER levou anos para ser construído e foi um dos maiores escândalos da história recente da cidade. Foram muitas denúncias de superfaturamento nas obras, orçamentos estourados e vários erros de projeto que acabaram levando a um atraso totalmente fora dos padrões alemães para sua inauguração. O novo aeroporto terá capacidade para pouco mais de 40 milhões de passageiros por ano.

A despedida de Tegel foi emocionante, com o Airbus 320 da Air France, voo AF-1235, sendo escoltado por vários furgões “follow me” e passando por um corredor de jatos d’água antes de decolar para a capital francesa. No início da noite, as luzes de Tegel foram todas apagadas. Há lindas e comoventes fotos aqui. A do painel eletrônico indicando o último voo é especialmente bela e triste, ao mesmo tempo.

Central, mas envelhecido e acanhado, razão de incontáveis ataques de mau-humor dos berlinenses, Tegel será agora convertido em campus universitário e dará lugar também a um novo bairro, com espaço para cerca de cinco mil moradias.

Vai deixar saudades, mesmo assim. Aeroportos são eternos.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira
3 anos atrás

Se não estou louco, foi lá que aterrissei em 2013…

Paulo Leite
Paulo Leite
3 anos atrás

Emocionante demais, cena linda dos bombeieos. Pra chorar de vez, bastaria trocar o avião insosso da AF para um legitimo LTU Lockheed L-1011 que na década de 80 fazia a linha Berlin-Recife semanalmente, trazendo alemães a procura de amor sem compromisso nas boates de Boa Viagem lotadas de moças a procura de compromisso sem amor.

comment image

Leonardo
Leonardo
3 anos atrás

Eu adorava o Tegel, no terminal A, cansei de chegar 30 minutos antes de partir o voo e não ter problemas para embarcar, mesmo com malas despachadas. O fato de que cada portão de embarque tinha o seu posto de segurança e raio X, era necessárias apenas alguns minutos entra o check-in e a chegada no portão de embarque. Isso para mim era a maior, e talvez única vantagem do Tegel. Nunca fiz conexão no Tegel, deveria ser terrível. Fui embora de Berlin e estou curioso para conhecer o BER, do qual só o vi por fora nas várias vezes que voei pelo SFX. Era inacreditável ver aquele aeroporto “pronto”, iluminado, mas ainda não em funcionamento.

Tiago de Freitas Oliveira
Tiago de Freitas Oliveira
3 anos atrás

Tegel era um aeroporto horrível.. pra fazer conexoes era comum ter que sair para a rua e voltar a ter que passar pela area de seguranca, salas de embarque apertadas onde todo mundo tinha que ficar em pé, pra ir pra outra cidade primeiro era necessario tomar um onibus demorado ate a estao central de berlin.. Infelizmente era um aeroporto que era pouco pratico e nao tratava bem o passageiro atribulado entre medidas de seguranca e prazos do tempo moderno, e ficou ainda mais incomodo sabendo que Brandenburgo superfaturado e muito mais pratico estava longe de poder ser utilizado.
No entanto é triste quando um aeroporto sai de operacao, e olhando agora a arquitetura dele que lembrava uma estacao rodoviaria, feito para uma outra época, tem o charme que nenhum aeroporto moderno com cara de apresentacao power point tem… Nao era belo como Tempelhof foi e envelheceu rapido, pelo menos terá um destino louvavel como centro de pesquisa e industria;
https://www.stadtentwicklung.berlin.de/staedtebau/projekte/tegel/zukunft_txl/zukunftsplan.shtml

Ney Dias
Ney Dias
3 anos atrás

Linda e emocionante cerimonia. A fila anda!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
3 anos atrás

Triste ver um aeroporto com tanta historia encerrar suas atividades.

Carlos Brandenburg
Carlos Brandenburg
3 anos atrás

Já simpatizei com o novo aeroporto de Berlim…

Tales Bonato
Tales Bonato
3 anos atrás

Incrível o escândalo de corrupção nesta obra. Isto acontecendo na Alemanha é mais uma prova do impressionante estado calamitoso atual da civilização.

Off topic: imagino que vc já tenha visto. Video legal com um pouco da história da Simca e da Chrysler no Brasil:

https://youtu.be/DcGQvD6ZVU4

Bosley
Bosley
Reply to  Tales Bonato
3 anos atrás

Corrupção já existia desde a construção das pirâmides…

Maurício Rocha
Maurício Rocha
3 anos atrás

Caramba que pena. Pousei aí quando fui para Berlim.

Luciano Santos
Luciano Santos
3 anos atrás

Engraçado, conheci Berlim em outubro do ano passado e entrei por Schönefeld e achei pequeno e meia-boca, normal da Berlim Oriental, que ainda é meio trash até hoje.