Blog do Flavio Gomes
FOX

SIM, ACABOU

SÃO PAULO (seguimos) – Ontem, segunda-feira, o “Fox Nitro” foi ao ar pela última vez em exibição inédita — ainda houve uma reapresentação hoje. O programa se despediu da programação dos canais Fox Sports depois de 4 anos, 8 meses e 2 dias, segundo a conta do nosso Thiago Alves. Ele que apresentou o “Nitro” […]

SÃO PAULO (seguimos) – Ontem, segunda-feira, o “Fox Nitro” foi ao ar pela última vez em exibição inédita — ainda houve uma reapresentação hoje. O programa se despediu da programação dos canais Fox Sports depois de 4 anos, 8 meses e 2 dias, segundo a conta do nosso Thiago Alves. Ele que apresentou o “Nitro” ontem — as duas últimas edições, na verdade, porque estou de férias e só volto quinta-feira.

Tínhamos sido avisados que o programa seria extinto o dia 18 de novembro, sem maiores explicações — a fusão dos canais da Disney está sendo comandada da Argentina. Neste ano, chegamos a ficar alguns meses fora do ar por conta da paralisação das competições automobilísticas, mas voltamos em julho, junto com a F-1 e a MotoGP. Desde então, fizemos o programa em “home office”, como se diz. Nunca mais voltamos ao estúdio, e não voltaremos mais.

Foram quase 200 programas, quase todos eles com a presença dos meus queridos amigos e colegas Rodrigo Mattar, Felipe Motta, o já mencionado Thiago Alves e a lenda Edgard Mello Filho. Dezenas, centenas de entrevistas, depoimentos, selfies de pilotos brasileiros no exterior, uma linda jornada.

O que dizer nessas horas? Não sei direito. É uma pena, claro. São raríssimos os programas regulares sobre esportes a motor na TV brasileira, aberta ou fechada. Lá atrás, em 2012, quando eu estava na ESPN Brasil, também tivemos nosso programa “Limite” tirado da grade depois de seis ou sete anos no ar — fazíamos eu, Mauro Cezar Pereira e João Carlos Albuquerque, e era uma delícia.

Acho que faz parte de nossas vidas profissionais, lidar com as perdas. Mesmo quando a gente não entende bem as razões de algumas mortes, como a morte de um programa. As pessoas gostavam, sempre tratamos o esporte com o devido respeito que merece, gostávamos muito do que fazíamos — tanto que, putz, passamos anos insistindo numa segunda edição, às sextas-feiras. Tivemos até críticas favoráveis, colunistas falando bem da gente! Audiência, não sei. No Fox Sports, parece que era razoável. Quando, neste ano, passados ao segundo canal da emissora, desconfio que caiu bastante.

De qualquer forma, pensamos numa despedida digna quando soubemos que o programa do dia 29 de novembro seria o último. O clipezinho com “Faster”, de George Harrison, ficou bonito. Dá para ver aqui, acho que pode até baixar. Foi o último bloco do último “Nitro”.

Toda corrida acaba, uma hora.