Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE DOMINGO À TARDE

RIO (quanta coisa!) – As imagens de Pérez depois da corrida de domingo no Bahrein são quase todas lindas demais. Irei até escolher umas para colocar aí embaixo hoje, mas a gente não pode ser injusto com um sujeito que tem sido esquecido ultimamente quando falamos de F-1: o carro. Sim, o carro, o automóvel, […]

RIO (quanta coisa!) – As imagens de Pérez depois da corrida de domingo no Bahrein são quase todas lindas demais. Irei até escolher umas para colocar aí embaixo hoje, mas a gente não pode ser injusto com um sujeito que tem sido esquecido ultimamente quando falamos de F-1: o carro.

Sim, o carro, o automóvel, que chamo de sujeito porque carro é gente, sim. Atende pelo simpático nome de RP20, algo que à primeira vista pode parecer uma simples sigla, um código besta, mas que na real é nome e sobrenome, mesmo: Arpí Tuênti.

Arpí fez um corridaço. Levou Pérez no colo. Deu a ele um trofeuzão. Seu irmão gêmeo, pilotado por Stroll, deu outro. E um terceiro ainda veio de lambuja para ficar na prateleira da sede da equipe.

Todas nossas homenagens aos irmãos Arpí! E a Pérez, também, um batalhador.

Pérez caiu para último na primeira volta, e um cabra fez um levantamento no Twitter, que confesso não ter checado em sua plena exatidão, listando os pilotos que venceram corridas na F-1 tendo ocupado a última posição de um GP em algum momento. Pode até não ser completa — desculpem, faltou anotar o nome do autor dessa estatística –, mas ela contempla, certamente, os que o fizeram nos últimos anos. Ei-la, a lista:

Quem também se divertiu com fortunas e revezes de domingo passado foi nosso cartunista oficial Marcelo Masili. Ele não resistiu e mandou quatro charges! Como achei todas ótimas, aí vão:

Checo foi a 125 pontos no Mundial e é o quarto colocado no campeonato, mesmo tendo perdido duas corridas por conta do Covid-19. Faz uma excelente temporada, tendo pontuado em todas as provas que disputou, com a exceção do GP do Bahrein, dois domingos atrás, quando quebrou a poucas voltas do final ocupando a terceira colocação. Merece estar no grid em 2021? Merece. Estará? Oxe, não sei. Gostaria de vê-lo, sim. É duro engolir um campeonato em que Latifi e Mazepin têm lugar e Pérez, não. Piloto que ganha corrida tem de correr!

O NÚMERO DE SAKHIR

…GPs levou Pérez para vencer seu primeiro GP. Entre os pilotos que já ganharam corridas, é o que mais demorou para levantar um troféu de primeiro colocado. A lista dos que tiveram de disputar mais de 100 GPs para vencer tem mais seis nomes: Webber (venceu na Alemanha/2009 em seu 130º GP), Barrichello (Alemanha/2000, 123º), Trulli (Mônaco/2004, 119º), Button (Hungria/2006, 113º), Rosberg (China/2012, 111º) e Fisichella (Brasil/2003, 110º).

Teve punição pós-GP domingo bem de noitão, para Leclerc. O monegasco foi considerado culpado pelo toque em Pérez na primeira volta, que por muito pouco não acabou com a noite do mexicano. Ele se recuperou lindamente, porém, e nem reclamou nada. Mas os comissários não esqueceram, não, e meteram três posições no grid para o piloto da Ferrari na última etapa do Mundial, neste domingo em Abu Dhabi.

Charlinho foi pedir desculpas a Pérez no fim da prova. Mas na hora da confusão, levou foi uma chamada de Verstappen, que acabou batendo no muro ao tentar desviar do carro do mexicano, perdendo uma ótima chance de pódio. “Charles é um grande piloto, mas dessa vez foi muito agressivo”, falou o holandês da Red Bull. Como são amiguinhos, porém, ficou por isso mesmo.

E Russell? E Bottas? E Hamilton?

Este rescaldão está sendo escrito com um dia de atraso, porque ontem perdi meu emprego na Fox e passei o dia falando com amigos, respondendo mensagens e planejando o futuro — é bastante coisa para um dia só, e ainda tive de fazer mercado, macarrão com atum e ajudar Laêne, minha namorada, com uma sopa detox que não deve fazer muito sucesso nesta semana.

De ontem para hoje, aconteceram algumas coisas esquisitas. Bottas apagou, nos perfis de suas redes sociais, um detalhe que me parece relevante sobre sua atual ocupação: o nome da equipe que defende. Está lá, apenas: “piloto”. Aí, claro, todos correram nas redes sociais de Russell. Sumiu a Williams. Está lá, apenas: “piloto de Fórmula 1”.

Hum… Aí tem. Ou “significa”, como se dizia até outro dia.

A Mercedes, também nas redes sociais, tirou uma onda com os conspiradores — entre os quais me incluo. “É só uma bio de Instagram…”, escreveu o estagiário, junto de uma daquelas carinhas amarelas dando uma piscada. “Não esquentem tanto a cachola.” Claro que fiz uma tradução livre da última frase.

Ainda não se sabe, pelo menos até a hora em que escrevo estas mal-traçadas, se Hamilton vai correr. Não passou muito bem no final de semana, disse que só hoje voltou a treinar, e agora, pelo que entendi, depende de novos testes e autorização do governo dos Emirados Árabes para entrar em Abu Dhabi. Há uma chance de Russell continuar na Mercedes. A pergunta é: será que podem dar um pé em Bottas assim, sem mais nem menos, já nessa corrida? Ele tem contrato até o fim de 2021. Acho que não vai acontecer nada disso. Mas que essa história das bios de Instagram está esquisita, está.

Olha, é claro que a frase do dia teria de ser de Pérez, afinal o cara nunca havia vencido um GP, mas acho que todas elas ficaram registradas no textão de domingo — aquela “espero que não seja um sonho” foi legal — e vou fazer uma manobra editorial para colocar aí em cima mais fotos da festa da Racing Point (já disse, respeito, ganharam o GP!), já que a gente não sabe quando algo parecido vai se repetir. Esses caras todos merecem ter seus rostos e sorrisos eternizados. Nem que seja aqui!

Merecem muito, todos, porque se nos lembrarmos bem os dois carros, domingo retrasado, tiveram problemas e precisaram ser reconstruídos. O de Stroll capotou. O de Pérez pegou fogo no motor. Imaginem o trabalho para refazer tudo. Tiveram até de mandar buscar peças sobressalentes na Inglaterra no avião particular de Lawrence Stroll, o papis. Não foi brincadeira, não. Palmas para os mecânicos! E pronto, e chega de Mercedes rosa por hoje!

A FRASE DO BAHREIN

Vettel, sincerão: não fez nada

Minha corrida foi irrelevante. Vamos falar da vitória de ‘Checo’

Vettel, realmente, não fez nada na corrida. Espero que se despeça da Ferrari com resultado e apresentação mais dignos, e que a equipe ajude, porque olha… Devia colocá-lo no “não gostamos”. Mas ainda estou pensando no que fazer sobre isso. Há outros candidatos. Antes do nosso fechamento, porém, quero deixar aqui três imagens de personagens importantes da corrida. Um é Ocon, segundo colocado. Seu primeiro pódio, terceiro da Renault no ano. O outro é Aitken, substituto de Russell na Williams que bateu a asa e estragou a corrida de… Russell!

Pois é, não fosse aquele safety-car e a Mercedes não chamaria Jorginho para um novo pit stop, e não errariam seus pneus, e ele não teria de entrar de novo, e não haveria furo algum no último pneu porque ele simplesmente não seria usado. Por isso mesmo a terceira foto é de… Russell, claro! Deu dó. Mas a vida é assim. Outras chances virão. E ainda acho que a história das bios de Instagram estão muito esquisitas!

GOSTAMOS

Sainz: regular e combativo

…de ver mais uma boa corrida de <<< Carlos Sainz Jr., quarto colocado, marcando pontos pela sexta prova consecutiva e encostando em Leclerc na briga pelo sexto lugar no Mundial de Pilotos — o monegasco tem 98 pontos, contra 97 do espanhol. Serão companheiros no ano que vem na Ferrari, não nos esqueçamos.

NÃO GOSTAMOS

Mercedes: erros incríveis

…da Mercedes >>>, evidentemente, que tinha tudo para fazer mais uma dobradinha, mas cometeu erros inacreditáveis na hora da segunda e desnecessária parada, errando os pneus de Russell, deixando Bottas com os velhos, uma zona dos diabos. Ou, como disse Toto Wolff, “uma merda monumental”.