Blog do Flavio Gomes
F-1

E A F-1 VAI MUDANDO…

SÃO PAULO (vacina, cadê?) – A Comissão de F-1 se reuniu hoje e algumas deliberações merecem os comentários de vocês. Primeiro, o calendário. Há uma data aberta no começo do campeonato e foi informado que ela deverá ser ocupada pelo GP de Portugal em Portimão. Estão negociando com os promotores. Ótima notícia. Por enquanto, o […]

SÃO PAULO (vacina, cadê?) – A Comissão de F-1 se reuniu hoje e algumas deliberações merecem os comentários de vocês.

Primeiro, o calendário. Há uma data aberta no começo do campeonato e foi informado que ela deverá ser ocupada pelo GP de Portugal em Portimão. Estão negociando com os promotores. Ótima notícia. Por enquanto, o Mundial está confirmado com 23 etapas. Mas a situação da pandemia no mundo faz com que a categoria considere uma certa flexibilidade. Em outras palavras: pode ser que algumas provas sejam canceladas e outras tenham a data alterada. Eu ficarei muito surpreso se todas as provas acontecerem como previsto.

Depois, testes para os pneus de 18 polegadas de 2022. A Pirelli pediu para ampliarem de 25 para 30 dias de treinos. Todos aprovaram.

Terceiro, congelamento dos desenvolvimento dos motores no começo de 2022. Bom para Red Bull e AlphaTauri, que ficarão com os motores Honda com outro nome. A montadora japonesa já avisou que no final do ano tira o time de campo. Assim, por três anos — 2022, 2023 e 2024 — os motores ficarão como estão. Para 2025 está prevista a adoção de uma nova configuração, que ainda está em estudos. O que se sabe: serão motores mais simples, ainda híbridos, para atrair mais fábricas. E mais baratos e barulhentos.

Quarto, aprovaram para “algumas etapas” um formato diferente para o fim de semana. Já se sabe o que é: corrida curta sábado para formar o grid de domingo. Vão discutir como isso será feito. É provável que se atribua alguma pontuação a esses míni GPs. A ideia é fazer isso em três finais de semana. Não vejo mal algum. Acho que pode ser até legal.