Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM À TARDE

Começando mal, com uma escolha quase aleatória da “imagem da corrida”, acima. Claro que não foi essa. A melhor foto era do Verstappen babando na gravata atrás de Hamilton nas últimas voltas, mas usei ontem. Então, porque estou com pressa, peguei qualquer uma. Começando mal, a nova temporada de “Sobre ontem…”. E apanhando das formatações […]

Começando mal, com uma escolha quase aleatória da “imagem da corrida”, acima. Claro que não foi essa. A melhor foto era do Verstappen babando na gravata atrás de Hamilton nas últimas voltas, mas usei ontem. Então, porque estou com pressa, peguei qualquer uma.

Começando mal, a nova temporada de “Sobre ontem…”. E apanhando das formatações deste novo visual do blog. Então, se sair tudo meio estranho aí embaixo, não estranhem. O problema sou eu.

O NÚMERO DO BAHREIN

5.226

…voltas na liderança completou Hamilton ontem desde sua estreia na F-1, em 2007. É um novo recorde. Na parte final da prova ele superou as 5.111 lideradas por Michael Schumacher.

Lewis tem sido um demolidor de recordes, especialmente nos últimos dois anos, quando começou a alcançar Schumacher sem planos para parar. Sua vitória de ontem no Bahrein foi a 75ª pela Mercedes. E a quinta no circuito do deserto.

Como sempre, faltou dizer uma coisinha ou outra da prova. Vamos a elas, sem enrolar muito:

Alonso: sanduíche atrapalhou

Fernando Alonso (acima) abandonou a corrida com um problema nos freios. Depois de verificar o que tinha acontecido, a Alpine encontrou uma embalagem de sanduíche bloqueando um duto de freio traseiro. Jogar papel no chão é um horror. Lembrou uma corrida no Rio, não lembro qual, em que o povo emporcalhou a grande reta e teve piloto abandonando, também, com superaquecimento. Mas dos motores, porque as entradas dos radiadores ficaram cheias de saquinhos de cachorro-quente Geneal.

Um dos problemas da Red Bull ontem foi de falta de pneus duros. A equipe gastou quase tudo nos treinos, e ficou com apenas um jogo novo para Verstappen (abaixo) na corrida. Por isso ele teve de usar médios depois do primeiro pit stop. Pode ter sido fatal. O segundo stint do holandês foi prejudicado pelo desgaste precoce da borracha. Hamilton usou macios-duros-duros.

Verstappen: faltou pneu

Alonso e Mazepin, no visual, foram os únicos que abandonaram a corrida. Mas nas voltas finais outros dois carros foram retirados da corrida: Latifi, com problema no turbo, e Gasly, com o câmbio em pane. Mas como o pau estava comendo lá na frente, ninguém nem percebeu.

A determinação da torre de controle para que Verstappen devolvesse a posição a Hamilton causou muita polêmica depois da corrida. Por que vários pilotos passaram por fora dos limites da pista na curva 4 durante a prova e não aconteceu nada?

O diretor de prova, Michael Masi, explicou que todos estavam sabendo que não podiam passar por ali para ganhar “vantagem duradoura”. Durante os treinos, os tempos obtidos quando eles extrapolaram os limites da pista foram cancelados. Para a corrida, ficou combinado que se acontecesse de vez em quando, tudo bem. Desde que ninguém usasse o artifício para ganhar alguma vantagem. Fazendo uma ultrapassagem, por exemplo.

OK, foi exatamente o que aconteceu com Max. Mas à essa recomendação cabem interpretações. Se o cara passa todas as voltas por fora da zebra e ganha tempo em cada uma delas, também desfruta de uma “vantagem duradoura”. Ou não?

Por isso até mesmo Toto Wolff, chefe da Mercedes, beneficiária da decisão, reclamou. “As regras precisam ser claras, sagradas, e não escritas como uma novela de Shakespeare, que permitem muitas interpretações.

Concordo plenamente. Podia ser a frase da corrida. Mas escolhi outra:

A FRASE DE SAKHIR

Acho que perdi alguns anos de vida nessa corrida. Foi uma das vitórias mais difíceis da minha carreira.

LEWIS HAMILTON

A declaração foi dada pelo vencedor da prova a Mariana Becker, repórter da Band, no cercadinho da imprensa em entrevista exclusiva. E CONSEGUI COLOCAR UMA FOTO!

O “Gostamos & Não gostamos”, agora, neste novo formato bloguístico, vai com essa caixinha de cor para ganhar algum destaque. Espero que atenda às necessidades estéticas do rescaldão.

GOSTAMOS De Sergio Pérez, claro, que saiu de último para quinto e fez as melhores ultrapassagens da corrida. Vai dar muitas alegrias à Red Bull. E, talvez, alguma dor de cabeça a Verstappen.

NÃO GOSTAMOSDa Aston Martin, particularmente de Sebastian Vettel. O carro não andou (e esperava-se muito, depois do que fez no ano passado) e o piloto cansou de cometer erros. Estreia desastrosa. O pontinho de Stroll não salvou o fim de semana. Muito pouco, pela expectativa criada.

Agora, legal mesmo foi essa montagem que acabei de receber. A vida imitando a arte…

BAHREIN BY MASILI

E, para terminar, atualizando o post com a genial leitura do fim de semana feita por nosso amigo e cartunista oficial Marcelo Masili. Pensei em publicar em post separado, mas a tradição desta seção requer que fique por aqui, mesmo. Claro que o tema escolhido por ele foi a maratona televisiva promovida pela Bandeirantes na sua volta às transmissões da F-1. Genial, como sempre: