Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

SÃO PAULO (já explico) – Vamos lá, aos que acham que abandonamos o blog. Nada disso. Mas vocês sabem que lancei um livro, “Ímola 1994”, que ele vendeu três mil exemplares, e que 2,5 mil estão sendo enviados por este que vos bloga desde o dia 29 de abril. Vou terminar os envios segunda-feira, e […]

Segunda parada de Hamilton: piloto confia na equipe, que confia nele

SÃO PAULO (já explico) – Vamos lá, aos que acham que abandonamos o blog. Nada disso. Mas vocês sabem que lancei um livro, “Ímola 1994”, que ele vendeu três mil exemplares, e que 2,5 mil estão sendo enviados por este que vos bloga desde o dia 29 de abril. Vou terminar os envios segunda-feira, e tudo que eu e Laêne, minha namorada, fazemos há quase três semanas é autografar livro, colocar no envelope, colar etiqueta, fechar e levar para o correio. Para não deixar ninguém esperando, dei uma encostada em todas as outras atividades, exceto respirar e tomar banho.

Agora está acabando, a vida voltará ao normal.

Escolhi a foto acima como imagem do GP da Espanha porque foi esse segundo pit stop de Hamilton que deixou todo mundo surpreso — incluindo ele — e, no fim das contas, foi o pulo do gato da Mercedes para bater Verstappinho. Faltavam 24 voltas para o fim da prova e ele estava pendurado em Max. Mas a equipe o chamou. Voltou 23s atrás. Ganhou a corrida. Verstappen percebeu que tinha perdido a prova no momento em que viu Lewis nos boxes. Não tinha o que fazer. Se trocasse também, voltaria atrás do inglês. A chance era ficar na pista e torcer por algum imprevisto, como um retardatário debiloide, uma improvável escorregada, um raio que caísse na cabeça de Hamilton.

Nada disso aconteceu, o hepta deu mais um passo rumo ao octo. Ou octa. As duas formas podem ser usadas: octocampeão e octacampeão. Vamos adotar octa. Tudo bem.

O NÚMERO DE BARCELONA

100

…vitórias a partir da pole-position conseguiu a Mercedes com o novo triunfo de Hamilton. Lewis foi responsável por 48 delas. E, pela McLaren, venceu mais 11 largando na pole.

Ter passado quase a corrida toda atrás de Verstappen foi muito útil para Hamilton. O inglês disse que o lugar no camarote no cangote da Red Bull o ensinou mais sobre o estilo de pilotagem do adversário do que qualquer vídeo, aula ou simulação. E que isso vai ajudar muito nesta temporada. Acho que Max deve levar a informação a sério.

Lewis disse também, durante a semana, que pretende definir seu futuro com a Mercedes em agosto, durante as férias de verão da F-1. Não está a fim de estender as conversas sobre renovação de contrato para depois do Mundial. Péssima notícia para os outros: Hamilton não dá sinais de querer parar de correr.

BARCELONA BY MASILI

Na visão do nosso cartunista Marcelo Masili, o xeque-mate de Hamilton em Verstappen

Seguimos com uma notícia pós-GP, revelada mais para o final da semana — e aproveitamos para colocá-la aqui, no glorioso rescaldão. Diz respeito ao calendário de 2021.

Lembram que a Turquia tinha sido escolhida para entrar no Mundial no lugar do Canadá? Pois não vai mais. Pelos mesmos motivos: Covid-19. Canadenses não querem receber ninguém de fora e turcos estão restringindo a circulação de gente com medo da terceira onda.

A solução encontrada pela Liberty foi enfiar mais uma corrida na Áustria para garantir as 23 previstas para esta temporada. No rearranjo, a França teve seu GP antecipado em uma semana, de 27 para 20 de junho. Uma semana depois, será realizada a primeira prova austríaca, batizada como GP da Estíria — mesmo nome usado no ano passado. E no domingo seguinte, dia 4 de julho, Áustria de novo. Rodada tripla, pois.

A FRASE DE BARCELONA

“Quando Lewis parou, não tinha mais o que fazer. Era ficar sentado como um pato, esperando ele passar.”

Max Verstappen
Verstappen: pato esperando a ultrapassagem

Já tinha dito domingo que Hamilton igualou uma marca de Senna? Acho que sim, mas vale reforçar: o de vitórias seguidas na mesma pista. São cinco em Barcelona, agora. Ayrton venceu cinco consecutivas em Mônaco, de 1989 a 1993. E poderiam ter sido sete, se ele não tivesse batido sozinho na entrada do túnel quando estava um ano à frente de Prost em 1988, lembram? Aquela batida ensinou muita coisa ao brasileiro. Como tinha vencido também em 1987 (obrigado, leitores!), chegaria a uma marca impressionante em Monte Carlo.

GOSTAMOS

…de ver a McLaren com Daniel Ricciardo em sexto e Lando Norris em oitavo. O time papaia é o único a pontuar com seus dois pilotos em todas as corridas disputadas até agora. O resultado se vê na classificação: terceiro lugar com 65 pontos, atrás apenas de Mercedes (141) e Red Bull (114). A briga será com a Ferrari, que tem 60 em quarto.

McLaren: pontos nas quatro provas com os dois pilotos

NÃO GOSTAMOS

…da estratégia escolhida pela Alpine para Fernando Alonso, que saiu para apenas uma parada. No final, se bobeasse até a Haas conseguiria ultrapassar o espanhol, que teve de fazer um segundo pit stop para não terminar a corrida sem pneu nenhum. Acabou a corrida em 17º. Em 18 GPs disputados em casa, foi apenas a terceira vez que El Fodón terminou fora dos dez primeiros (foi 13º pela Minardi em 2001 e 12º pela McLaren em 2017). Sem contar, claro, os abandonos de 2008 (pela Renault), 2015 e 2016 (pela McLaren).

Alonso: péssima estratégia e zero ponto