Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

SÃO PAULO (vem, Bahia!) – É a imagem da derrota, e não da vitória, a mais marcante do fim de semana em Mônaco. Verstappen ganhar a corrida não foi exatamente uma surpresa. Hamilton terminar em sétimo, perdendo posições nos boxes e distante do protagonismo desde a quinta-feira, isso sim foi novidade. A Mercedes ainda podia […]

Hamilton, sétimo em Mônaco: pior fim de semana em muito tempo

SÃO PAULO (vem, Bahia!) – É a imagem da derrota, e não da vitória, a mais marcante do fim de semana em Mônaco. Verstappen ganhar a corrida não foi exatamente uma surpresa. Hamilton terminar em sétimo, perdendo posições nos boxes e distante do protagonismo desde a quinta-feira, isso sim foi novidade.

A Mercedes ainda podia ter amenizado o desastre se Bottas terminasse a prova em segundo, que é o que aconteceria se a roda não ficasse presa na hora do pit stop. Há duas versões para o problema na parada. Uma diz que Valtteri parou um pouco atrás do que deveria e o mecânico colocou a pistola em ângulo, comendo os dentes que tracionam a porca. Acho cascata. As outras três rodas saíram direitinho. O piloto costuma parar num lugar preciso, mas há uma tolerância, óbvio. Outra: o mecânico colocou a pistola com a roda ainda em movimento e moeu os dentes da porca.

Seja como for, o carro foi levado de volta para a fábrica com a roda, ainda, para que lá a turma descubra exatamente o que aconteceu e evite que episódios como esse se repitam. Pebolim Wolff isentou o mecânico de culpa e contou que a Ferrari emprestou um martelo e um serrote para a equipe tentar arrancar o pneu. Não adiantou.

A FRASE DE MONTE CARLO

“Não há nenhuma razão para que a gente repita um fim de semana como esse nesta temporada, com a experiência que esta equipe tem.”

Lewis HAMILTON

Sobre a pole de Leclerc, agora. A FIA vai começar a estudar um novo regulamento para classificações. Se o cabra causa uma bandeira vermelha, perde sua melhor volta. Assim, não prejudica quem perde a volta com a paralisação da sessão. Não que Charlinho tenha batido de propósito. Mas para evitar insinuações, seria uma boa. Uma regra simples e clara. Por enquanto, é apenas a promessa de um estudo. Aguardemos.

A quebra do monegasco a caminho do grid foi no semieixo, que transfere a potência da transmissão para as rodas. Foi do lado esquerdo, não o que bateu, mas o problema estava diretamente relacionado com a pancada do conjunto inteiro no guard-rail. A Ferrari deveria ter trocado o câmbio? Agora é fácil falar que sim.

E já que é fácil, eu falo. Sim, deveria ter trocado, amargando a perda de algumas posições no grid. Melhor do que nem largar.

O NÚMERO DE MÔNACO

5

…vezes um piloto que fez a pole para um GP não conseguiu largar, na história da F-1: Jean-Pierre Jarier (Shadow, Argentina/1975), Didier Pironi (Ferrari, Alemanha/1982), Michael Schumacher (Ferrari, França/1996), Jarno Trulli (Toyota, EUA/2005) e, agora, Leclerc.

Talvez esse número aí em cima pudesse ser substituído por outro: foi a 80ª vitória de um motor Honda na F-1. A montadora japonesa é a quinta maior vencedora da categoria nas estatísticas dos motores. À frente dela estão Ferrari (239), Mercedes (204), Ford Cosworth (176) e Renault (168).

Verstappen: 80ª vitória da Honda na F-1, primeira em Mônaco desde 1992

No fim das contas, o melhor do GP de Mônaco foi mesmo a pintura dos carros da McLaren. E nosso cartunista oficial Marcelo Masili, claro, percebeu isso:

MÔNACO BY MASILI

O carro mais lindo: agradecimentos do cartunista

Para finalizar, nosso tradicional termômetro depois de cada GP:

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS de ver Sebastian Vettel sorrindo de novo, com a quinta colocação depois de um oitavo lugar no grid convertido em sétimo graças ao abandono precoce de Leclerc. Ganhou, assim, duas posições em relação à que estava posicionado na largada. Isso aconteceu porque a Aston Martin acertou na estratégia e ele fez a lição de casa para ganhar as posições de Gasly e Hamilton no pit stop, com voltas rápidas o bastante para superar os adversários.

Vettel: primeiros pontos pela Aston Martin

NÃO GOSTAMOS do desempenho pífio de Daniel Ricciardo, primeiro na classificação (não passou do Q2) e, depois, na corrida. Terminou em 12º, exatamente onde largou. E ainda teve de amargar a comparação com seu companheiro Lando Norris, quinto no grid e terceiro na prova, conseguindo um pódio importantíssimo para a McLaren. O que está acontecendo com o australiano? Nem ele sabe, neste momento.

Ricciardo: péssimo domingo e muitas interrogações