Blog do Flavio Gomes
F-1

MAXSTRUDEL (1)

SÃO PAULO (com creme) – Mais do que qualquer outra, a imagem do dia hoje em Spileberg foi a de Bottas rodando dentro dos boxes. Quase acertou os mecânicos da McLaren. Que ajudaram a colocar o finlandês de novo no prumo. O resultado da presepada: Valtteri já perdeu três posições no grid para a corrida […]

Bottas roda nos boxes: experiências perigosas

SÃO PAULO (com creme) – Mais do que qualquer outra, a imagem do dia hoje em Spileberg foi a de Bottas rodando dentro dos boxes. Quase acertou os mecânicos da McLaren. Que ajudaram a colocar o finlandês de novo no prumo. O resultado da presepada: Valtteri já perdeu três posições no grid para a corrida de domingo na Áustria, o GP da Estíria — oitava etapa do Mundial.

A FIA puniu o piloto porque ele confessou que estava experimentando um jeito de ganhar tempo nos pit stops, saindo em segunda marcha. Não entendi a lógica — sempre que saio em segunda, com qualquer carro, ele perde torque e engasopa –, mas segundo Bottas foi por isso que ele deu uma rabeada e rodou, colocando em risco a segurança de quem estava por perto. Ferro nele.

Verstappen na frente: holandês liderou os dois treinos de hoje

A Red Bull começou o fim de semana na frente, para desespero da Mercedes. A equipe alemã procura demonstrar alguma calma, mas sabe que se levar dois cocos seguidos na pista da rival vai ser difícil reverter a situação no campeonato. A Red Bull vem de três vitórias seguindas, não nos esqueçamos.

É verdade que a melhor volta do dia foi de Hamilton, mas ela foi anulada porque ele passou dos limites da pista. De qualquer forma, internamente, é sinal de que o inglês carrega alguma competitividade para o fim de semana. E que pode sonhar com algo melhor do que chegar em segundo de novo — o que, na prática, seria desastroso em termos de pontuação.

Verstappinho liderou os dois treinos livres, e numa pistinha com voltas em 1min05s a diferença que ele abriu do segundo colocado à tarde, Ricardão, preocupa os adversários. A segunda sessão, hoje, começou sob ameaça de chuva, que acabou não vindo. Mas a previsão para amanhã e depois é de tempo muito instável, com boas chances de pista molhada. Ótimo, embaralha tudo e gostamos de pista molhada.

Ricciardo, segundo colocado: australiano começa a se entender com a equipe

Olhando a classificação do segundo treino livre, claro que chamam a atenção as posições de Ricciardo e Ocon, segundo e terceiro. Assim como o mau desempenho de Pérez, que precisa melhorar bem em classificação para ajudar a Red Bull na sua luta para quebrar a hegemonia da Mercedes. Vettel e Stroll também foram bem, mostrando que a Aston Martin começa a crescer depois de um péssimo início de campeonato.

Quem deve andar bem amanhã, em condições normais, é Gasly. Foi o segundo de manhã e não pôde treinar de tarde porque a Honda encontrou alguma coisa errada em seu motor e preferiu checar todos os sistemas, para não correr o risco de uma quebra indesejada.

Bottas, agora na pista: Mercedes precisa reagir

Dois assuntos técnicos dominaram o dia em Spielberg. O primeiro, mudança nas regras de pit stop a partir do GP da Hungria. A FIA quer proibir sensores nas pistolas que colocam as porcas nas rodas nas trocas de pneus. A Red Bull usa esses sensores, que acionam a luz verde que guia a saída do piloto e permite paradas fantásticas em menos de dois segundos. A Red Bull, claro, está puta com isso.

O outro tema diz respeito aos pneus. A Pirelli fornecerá dois jogos extras de pneus nos treinos livres do GP da Áustria, semana que vem, construídos de forma mais “robusta”. Eles serão testados e poderão ser usados no GP da Inglaterra. A Pirelli reconheceu que não tem como controlar a pressão dos pneus durante o uso em treinos e corridas — e quando resolve fazer pneus mais robustos, assume que os furos de Stroll e Verstappen em Baku podem ter relação com o tipo de construção do produto, e não com detritos na pista, como alegou.

No ano que vem, de acordo com a empresa, todos os carros terão sensores nos pneus com a adoção do TPMS — Tyre Pressure Monitoring System. A novidade será implantada para que ninguém use em seus pneus uma calibragem diferente daquela recomendada pelo fabricante.

E teve também outra notícia importante, a inclusão da Turquia no calendário para o lugar do GP de Singapura, dia 3 de outubro, cancelado por causa da pandemia. A Turquia iria entrar no lugar do Canadá em junho, mas acabou perdendo a vez porque o país está na lista de locais perigosos, de acordo com o governo inglês — a maioria das equipes tem sede na Inglaterra. A Liberty, no entanto, espera que até outubro a situação já esteja controlada no Império Otomano.

Hoje à noite tem “Fórmula Gomes” a partir das 19h para falar de todos esses assuntos no meu canal no YouTube, apareçam!