Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE DOMINGO DE MANHÃ

ITACARÉ (que dia!) – Como vocês veem, estou fora de São Paulo mezzo a negócios, mezzo a lazer. Por isso o rescaldão do GP da Áustria será menos robusto que o habitual. Até porque a corrida nem foi tudo isso, e domingo o textão estava particularmente muito… completo! Escolhi a foto acima como mais representativa […]

O mar laranja ao fundo: volta do público, o melhor da Áustria

ITACARÉ (que dia!) – Como vocês veem, estou fora de São Paulo mezzo a negócios, mezzo a lazer. Por isso o rescaldão do GP da Áustria será menos robusto que o habitual. Até porque a corrida nem foi tudo isso, e domingo o textão estava particularmente muito… completo!

Escolhi a foto acima como mais representativa do fim de semana pela volta do público. Só para quem não entendeu o fato de na semana anterior o autódromo estar vazio no GP da Estíria: o governo austríaco tinha estabelecido muitas restrições de circulação por causa da Covid-19, que valeram até o fim de junho. A prova de domingo já foi em julho, mês em que as autoridades sanitárias começaram a relaxar as medidas de distanciamento social graças à vacinação em massa de sua população. Por isso, arquibancadas cheias. Foram 132 mil pessoas nos três dias do evento.

Agora, uma notícia de ontem, para não passar batido: o GP da Austrália foi cancelado e a F-1 está tentando arrumar alguma corrida para o lugar. A prova de Melbourne estava marcada para 21 de novembro. Pandemia, também — os australianos não querem receber muita gente de fora e pronto. Era a antepenúltima do campeonato, depois do Brasil e antes da nova etapa da Arábia Saudita. Não sei o que vão inventar. Mas a Liberty jura que 23 provas serão realizadas neste ano. Talvez seja necessário um rearranjo de datas lá para o fim do ano.

O NÚMERO DA ÁUSTRIA

50

…pódios na carreira tem agora Max Verstappen, 16º nas estatísticas ao lado de Jenson Button. Isso em apenas 128 GPs disputados.

Verstappen, claro, foi o nome do fim de semana pelo domínio, pela ampliação da liderança em cima de Hamilton, pela perfeição de sua pilotagem. Na modesta opinião deste blogueiro aqui, será o campeão. Mas, como escrevi domingo, outros pilotos acabaram sendo protagonistas que, no futuro, merecerão uma menção quando essa corrida for lembrada. Um deles, claro, Lando Norris.

Não fosse a punição por essa defesa de posição que a foto abaixo mostra, chegaria em segundo. Mas o terceiro, claro, não foi ruim. E o piloto da McLaren segue sendo o único que marcou pontos em todas as provas de 2021. Vem sendo um dos grandes destaques da temporada.

Norris x Pérez na relargada: punição tirou segundo lugar do inglês

A FRASE DE SPIELBERG

“Quando vi que era George, pensei: ah, não, qualquer um, menos ele!”

FERNANDO ALONSO
Alonso, décimo colocado: com dó de Russell

O espanhol da Alpine, na foto acima, foi o responsável pelo momento fofura do domingo. Disse que morreu de pena de Russell quando, no fim da prova, chegou na traseira do carro da Williams para lutar por um décimo lugar. Mas tem gente que não tem dó nunca…

ÁUSTRIA BY MASILI

Não dá pra não rir com a charge de hoje do nosso cartunista oficial, Marcelo Masili. Realmente foi uma pena Russell não ter feito seu primeiro ponto com a Williams, mas Alonso não tem culpa nenhuma. E foi muito gente boa com o inglês, como contei domingo. A hora de Jorginho vai chegar. E se não der para pontuar com a Williams, tudo bem. O menino tem bastante tempo pela frente, e com carros melhores na mão. Porque ele não será obrigado a carregar carroças nas costas a vida inteira.

Para quem perguntou nas lives, já que não voltamos ao assunto nem nos vídeos nem aqui por escrito, aconteceu, sim, a reunião da FIA e da Liberty com fabricantes de motores para começar a falar sobre 2025. Foi sábado. Porsche e Audi, que no fundo são a mesma coisa — ambas pertencem à Volkswagen –, foram convidadas. Juntaram-se a Ferrari, Red Bull (que assumirá os motores Honda), Mercedes e Renault.

Parece que a conversa foi bem animada. A Audi está saindo da Fórmula E no fim desta temporada. Pode ser que apareça na F-1 no futuro, se o grupo alemão concordar com o modelo de motorização que será adotado. E qual será? Basicamente, um uso mais generoso de eletricidade nas unidades de potência e adoção de combustíveis sintéticos, “verdes”, que não poluem. Tudo para a F-1 ficar bem na fita.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da corrida de Carlos Sainz (abaixo), que graças às punições aplicadas em Sergio Pérez conseguiu o quinto lugar na prova, depois de ser eliminado no Q2 na classificação. Foi uma das melhores apresentações do espanhol com a Ferrari. Largou com pneus duros e se segurou até a volta 49 para fazer sua única parada. Na parte final da corrida, com pneus melhores que os outros, passou bastante gente para marcar pontos importantes no Mundial.

Sainz: quinto lugar na base da estratégia

NÃO GOSTAMOS da atuação acidentada de Sergio Pérez (abaixo). Meio que jogado na brita por Norris no início da corrida, perdeu várias posições e resolveu descontar a raiva em Leclerc na parte final da prova. Acabou tomando 10 segundos de punição e perdeu o quinto lugar para Sainz por isso (em sexto, o espanhol se aproximou do mexicano e levou por 0s771). Depois, pediu desculpas ao monegasco.

Pérez: sorrisos só antes da corrida