Blog do Flavio Gomes
F-1

YES, MARINA (3)

ITACARÉ (alternativos) – Tinha um tipo de jornalista que cobria Fórmula 1 antigamente que a gente chamava de “outrista”. Era aquele que chegava ao restaurante com o jantar já iniciado, todo mundo discutindo Senna, Prost, Mansell, Schumacher, McLaren, Ferrari, Benetton, futuro de Piquet, situação da Williams, Renault, Honda, Balestre, Briatore, e ele pedia a palavra, […]

Alpine bem em Yas Marina: e daí?

ITACARÉ (alternativos) – Tinha um tipo de jornalista que cobria Fórmula 1 antigamente que a gente chamava de “outrista”. Era aquele que chegava ao restaurante com o jantar já iniciado, todo mundo discutindo Senna, Prost, Mansell, Schumacher, McLaren, Ferrari, Benetton, futuro de Piquet, situação da Williams, Renault, Honda, Balestre, Briatore, e ele pedia a palavra, ainda de pé, exigia silêncio da mesa, escolhia algum infeliz em quem fixava o olhar penetrante e lançava a questão primordial: “Tu viste as Minardi?”. Um legítimo outrista, o cara que sempre inventa de colocar outro assunto em pauta por considerá-lo mais relevante e julgar que todos os demais só falam abobrinhas. Há muitos outristas no mundo.

Contei o breve caso para explicar a imagem acima. Hamilton x Verstappen, a disputa de título mais extraordinária desde a invenção do automóvel, Lewis em primeiro na tabela de tempos hoje, Max muito para trás, a Mercedes toda tranquilona, a Red Bull perdida, e o cara vem com uma foto da… Alpine?

Bom, foi a melhor que consegui até este momento. E o Ocon ficou em segundo, então não encham. Às vezes sou outrista. Falando nisso, tu viste o Grêmio?

Os tempos do segundo treino livre: pista muito mais rápida

Como se nota acima, a Mercedes começou melhor o fim de semana da decisão em Abu Dhabi. Hamilton foi 0s641 mais rápido que o holandês da Red Bull. A pista ficou bem melhor. E os tempos caíram mais do que os 10s previstos nos simuladores em relação ao traçado anterior. Ano passado, a pole de Verstappen foi feita em 1min35s246, com a média de 209,923 km/h. Hamilton, hoje, foi quase 12s mais rápido e a média de velocidade saltou para 227,164 km/h.

No geral, os pilotos gostaram das modificações feitas no traçado de Yas Marina. Não era difícil. O anterior era chato demais, travado, cheio de esquinas e curvas feitas para trás, um porre. Os tempos vão cair mais ainda amanhã e teremos um circuito 20 km/h mais rápido, na média. Finalmente fizeram algo que preste, além de espalhar luzes coloridas por todos os lados.

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Lewis na frente: bom começo em Abu Dhabi

Sobre o resultado em si, melhor não tirar grandes conclusões ainda. Claro que Verstappen não será mais de meio segundo mais lento que Hamilton. Claro que Ocon e Alonso não serão as estrelas improváveis do fim de semana. Mas, mesmo assim, os rubro-taurinos ficaram preocupados com o desempenho de Max. Ele reclamou que está faltando “pace”. Paz? Alguma peça? O espírito do Moco? Não, senhoras e senhores. Falta ritmo, falta desempenho, falta performance, falta velocidade, em resumo.

A ver.

Raikkonen no muro: única batida forte do dia

Um único acidente digno de nota no primeiro dia da nova pista abudabiana. Raikkonen bateu no finalzinho do segundo treino para dar algum trabalho aos mecânicos da Alfa Romeo em seu último fim de semana como piloto de Fórmula 1. Nada demais, não se machucou e, apesar de a imagem assustar um pouco, a pancada não foi forte.

Ah, uma última informação: hoje, em Paris, Jean Todt se despediu dos funcionários e colaboradores na FIA. Ele assumiu a presidência da entidade no final de 2009 e ficou à frente dela por 12 anos. Com discrição, diga-se. Bem menos espevitado que Max Mosley, seu antecessor. Domingo passado, em Jeddah, foi a um GP de F-1 como presidente da FIA pela última vez. Todt está com 75 anos. A imprensa italiana especulou que ele poderia voltar à Ferrari. O time negou.

Eu, se fosse ele, iria descansar numa casa bonita feita de pedras no interior da França e compraria um 2CV.

A eleição para o novo presidente da FIA acontece daqui a uma semana, dia 17. São dois candidatos. Pela situação, por assim dizer, o braço direito de Todt, Graham Stoker, advogado inglês especializado em direito esportivo. É vice-presidente de esportes da entidade desde a chegada do francês ao comando. Tem ao seu lado Tom Kristensen, nove vezes vencedor de Le Mans. O outro candidato é Mohammed Bin Sulayem, 60. Nascido em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é ex-piloto de rali e vice-presidente da FIA para assuntos do Oriente Médio. A brasileira Fabiana Ecclestone, casada com Bernie, está na chapa.