Blog do Flavio Gomes
F-1

YES, MARINA (1)

ITACARÉ (falta pouco…) – Desculpem o horário. Mas vale postar algo nesta véspera da abertura do fim de semana mais esperado do ano por nosotros que gostamos de Fórmula 1. Como temos feito nas últimas corridas, vamos às notinhas policromáticas do dia. BRAKE TEST, SIM – Depois de analisados os dados de telemetria, depois de […]

ITACARÉ (falta pouco…) – Desculpem o horário. Mas vale postar algo nesta véspera da abertura do fim de semana mais esperado do ano por nosotros que gostamos de Fórmula 1. Como temos feito nas últimas corridas, vamos às notinhas policromáticas do dia.

BRAKE TEST, SIM – Depois de analisados os dados de telemetria, depois de vistos e revistos os vídeos da batida de Hamilton em Verstappen na Arábia Saudita, depois de ouvir o que outros pilotos disseram, depois de Helmut Marko pedir desculpas por ter, na hora, berrado feito um cabrito que Max não tinha feito nada, chego à conclusão de que sim, o que o holandês fez foi um brake test. Conceitualmente falando, foi isso. Intenção? Difícil adivinhar. Ele nunca vai admitir. Façamos assim: liberamos nossa bancada para votar como quiser.

POBREZINHO – Nas entrevistas de hoje em Abu Dhabi, resumidamente, Verstappen disse que é injustiçado e que pesam a mão contra ele.

TRANQUILO – Hamilton, escalado para falar ao lado do menino enxaqueca da Red Bull, evitou trocar olhares. Ao chegar ao autódromo, vestia um moletom onde se lia “Fuck off”, o que dispensa tradução. “É só mais um campeonato”, falou, do alto de seus sete títulos mundiais.

OLHA LÁ – Pelo sim, pelo não, a FIA avisou: se alguém fizer alguma palhaçada antidesportiva, pode tirar pontos do indigitado. Ou seja: que ninguém — leia-se Verstappen — se meta a besta de jogar o carro no outro. Em 1997, lembrem-se, Michael Schumacher perdeu o “título” de vice-campeão para Jacques Villeneuve depois de bater nele em Jerez. Usei as aspas porque foi o tipo de punição que não tem efeito algum, ser vice ou não aparecer na tabela de classificação não faz diferença nenhuma. Mas criou uma jurisprudência.

NOVA PISTA – Falemos das mudanças feitas no traçado chatíssimo de Abu Dhabi. A pista teve sua extensão reduzida de 5.554 m para 5.281 m. A corrida terá 58 voltas. A chicane formada pelas antigas curvas 5 e 6 foi removida e virou um trecho de reta que leva a um cotovelo alargado, onde será necessário frear forte. Possível novo ponto de ultrapassagem. As antigas curvas 11, 12, 13 e 14 foram substituídas por uma curva de raio longo com inclinação. A sequência de 17 a 20 teve o raio das curvas aumentado.

MAIS RÁPIDA – A melhor volta do ano passado foi feita por Verstappen em 1min35s246. Os tempos devem cair cerca de 10 segundos neste ano. Há trechos com asfalto novo. Segundo os simuladores, 64% do tempo de volta será feito com pé embaixo, contra 61% do traçado anterior.