YES, MARINA (1)

ITACARÉ (falta pouco…) – Desculpem o horário. Mas vale postar algo nesta véspera da abertura do fim de semana mais esperado do ano por nosotros que gostamos de Fórmula 1. Como temos feito nas últimas corridas, vamos às notinhas policromáticas do dia.

BRAKE TEST, SIM – Depois de analisados os dados de telemetria, depois de vistos e revistos os vídeos da batida de Hamilton em Verstappen na Arábia Saudita, depois de ouvir o que outros pilotos disseram, depois de Helmut Marko pedir desculpas por ter, na hora, berrado feito um cabrito que Max não tinha feito nada, chego à conclusão de que sim, o que o holandês fez foi um brake test. Conceitualmente falando, foi isso. Intenção? Difícil adivinhar. Ele nunca vai admitir. Façamos assim: liberamos nossa bancada para votar como quiser.

POBREZINHO – Nas entrevistas de hoje em Abu Dhabi, resumidamente, Verstappen disse que é injustiçado e que pesam a mão contra ele.

TRANQUILO – Hamilton, escalado para falar ao lado do menino enxaqueca da Red Bull, evitou trocar olhares. Ao chegar ao autódromo, vestia um moletom onde se lia “Fuck off”, o que dispensa tradução. “É só mais um campeonato”, falou, do alto de seus sete títulos mundiais.

OLHA LÁ – Pelo sim, pelo não, a FIA avisou: se alguém fizer alguma palhaçada antidesportiva, pode tirar pontos do indigitado. Ou seja: que ninguém — leia-se Verstappen — se meta a besta de jogar o carro no outro. Em 1997, lembrem-se, Michael Schumacher perdeu o “título” de vice-campeão para Jacques Villeneuve depois de bater nele em Jerez. Usei as aspas porque foi o tipo de punição que não tem efeito algum, ser vice ou não aparecer na tabela de classificação não faz diferença nenhuma. Mas criou uma jurisprudência.

NOVA PISTA – Falemos das mudanças feitas no traçado chatíssimo de Abu Dhabi. A pista teve sua extensão reduzida de 5.554 m para 5.281 m. A corrida terá 58 voltas. A chicane formada pelas antigas curvas 5 e 6 foi removida e virou um trecho de reta que leva a um cotovelo alargado, onde será necessário frear forte. Possível novo ponto de ultrapassagem. As antigas curvas 11, 12, 13 e 14 foram substituídas por uma curva de raio longo com inclinação. A sequência de 17 a 20 teve o raio das curvas aumentado.

MAIS RÁPIDA – A melhor volta do ano passado foi feita por Verstappen em 1min35s246. Os tempos devem cair cerca de 10 segundos neste ano. Há trechos com asfalto novo. Segundo os simuladores, 64% do tempo de volta será feito com pé embaixo, contra 61% do traçado anterior.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo F.
Paulo F.
2 anos atrás

Brake test na F1 tem nome e sobrenome: tentativa de assassinato.
Seria um acidente próximo ao que vitimou o Peterson, com danos na dianteira do MB de Hamilton, não fosse a pronta evasão do piloto britânico.
Quanto ao psicológico, o holandês tem que comer muito arroz e feijão até atingir o nível de Nico Rosberg, o cara que deu o nó no Comandante Hamilton.
E a liderança do garoto enxaqueca ( notável Gomov!) é exatamente do GP que não houve e em que a vitória caiu no colo , em Spa na Bélgica!

murilo
murilo
2 anos atrás

Max mereceu todos as suas punições. Agora… o Hamilton só passou ileso depois de ter atrapalhado o Mazeppin nos treinos…

Carlos Gil
Carlos Gil
2 anos atrás

Max Verstappen é extraordinário enquanto piloto, talvez um dos melhores de sempre.
Max Verstappen por culpa do seu carácter, e/ou por culpa de quem o rodeia, é um cretino enquanto desportista.
Independentemente das nossas preferências pessoais, temos que aceitar o óbvio, não deveria valer tudo para vencer uma corrida, ou um campeonato.
Não sei se Max Verstappen será campeão este fim de semana, não sei se alguma vez ele será campeão. Mas sei que se ele continuar com este comportamento em pista, e se o mesmo for permitido, será péssimo para a F1, bem como para as modalidades que a antecedem, pois os jovens tendem em seguir os exemplos dos seus ídolos.
Quando na pista existir mais do que um piloto com este comportamento do “vale tudo”, estaremos muito próximo do circo romano e das suas corridas de bigas, será um sucesso comercial e mediático, doloroso para alguns, mas muito rentável para os investidores.
E talvez seja isso mesmo que a atual liderança F1&FIA deseja. Afinal na busca de satisfação da sua ganancia, ela usa as suas próprias regras como se fossem um horário de comboio, ou seja não é para ser cumprido, é apenas para saber-mos qual o atraso.
Esperemos que o chavão “não há nada tão ruim que não possa piorar” não seja definitivo neste caso.
Saudações a todos.

Carlos Jose Pimenta Franco
Carlos Jose Pimenta Franco
2 anos atrás

Existe um país, abaixo da linha do Equador, onde reina um Tiranozinho que grita por liberdade, mas cultua Ditadura, clama por Direitos a vida bla bla bla, mas persegue os DIferentes, ataca todos e todas que pensam diferente, e no fim, se diz perseguido, injustiçado, enfim, esse carinha da Red Bull, me lembra esse Ditadoriznho em alguns aspectos. Quer saber, esse carinha devia ver corridas de Gilles Villeneuve. Uma tocada ultra-Gold-Master-Full-Power-Mega-Fudida de arrojada, mas recebia menções de adversários, que diziam ser um dos caras mais seguros para se disputar uma freada, palavras de ARNOUX AO FIM DA DISPUTA EM dIJON.

Reginaldo Pola
Reginaldo Pola
2 anos atrás

Mesmo que o canalha do Verstappen bata de propósito no Hamilton e os 2 fiquem fora da corrida.
Ainda assim o cafajeste será campeão.
Deveria ter sido punido com a desclassificação semana passada.
Ai sim, eu queria ver ele tentar alguma palhaçada em Abu Dhabi ??

Valmir lopes
Valmir lopes
2 anos atrás

Hamilton será campeão