Blog do Flavio Gomes
F-1

3 X EUA

SÃO PAULO (oxe) – Como se diz, agora é oficial. A F-1 terá um terceiro GP nos EUA. Será em Las Vegas, numa (tomara) aprazível noite de sábado em 24 de novembro do ano que vem. As outras provas americanas serão as de Austin, o já tradicional GP texano dos EUA, e em Miami — […]

SÃO PAULO (oxe) – Como se diz, agora é oficial. A F-1 terá um terceiro GP nos EUA. Será em Las Vegas, numa (tomara) aprazível noite de sábado em 24 de novembro do ano que vem. As outras provas americanas serão as de Austin, o já tradicional GP texano dos EUA, e em Miami — que estreia neste ano no calendário, em 8 de maio.

A corrida vai acontecer numa pista de 6,12 km com 14 curvas, em torno dos principais hotéis e cassinos da capital mundial dos jogos de azar e da cafonice — na famosa Las Vegas Strip. A Liberty, grupo americano que hoje é dono da F-1, quer aproveitar o bom momento da categoria no país, com audiências cada vez maiores na TV e nas plataformas digitais, impulsionadas pelos bons resultados das temporadas de “Drive to survive” na Netflix.

A maior cidade do estado americano de Nevada já recebeu a F-1 duas vezes, em 1981 e 1982, numa pista mequetrefe montada no estacionamento de um hotel. Foi lá que Nelson Piquet conquistou seu primeiro título, pela Brabham, 41 anos atrás. A pista era uma bomba. Pelo que se vê abaixo nas imagens de computador divulgadas pela Liberty, o nível agora será outro, embora o traçado seja dos menos interessantes do ponto de vista técnico.

Não é a primeira vez que um país recebe três etapas na mesma temporada. Em 2020, por conta da pandemia, o calendário foi todo modificado após o cancelamento de várias corridas e a Itália realizou GPs em Mugello, Ímola e Monza. Os EUA também tiveram esse privilégio em 1982, com provas em Detroit, Long Beach e Las Vegas.