3 X EUA

SÃO PAULO (oxe) – Como se diz, agora é oficial. A F-1 terá um terceiro GP nos EUA. Será em Las Vegas, numa (tomara) aprazível noite de sábado em 24 de novembro do ano que vem. As outras provas americanas serão as de Austin, o já tradicional GP texano dos EUA, e em Miami — que estreia neste ano no calendário, em 8 de maio.

A corrida vai acontecer numa pista de 6,12 km com 14 curvas, em torno dos principais hotéis e cassinos da capital mundial dos jogos de azar e da cafonice — na famosa Las Vegas Strip. A Liberty, grupo americano que hoje é dono da F-1, quer aproveitar o bom momento da categoria no país, com audiências cada vez maiores na TV e nas plataformas digitais, impulsionadas pelos bons resultados das temporadas de “Drive to survive” na Netflix.

A maior cidade do estado americano de Nevada já recebeu a F-1 duas vezes, em 1981 e 1982, numa pista mequetrefe montada no estacionamento de um hotel. Foi lá que Nelson Piquet conquistou seu primeiro título, pela Brabham, 41 anos atrás. A pista era uma bomba. Pelo que se vê abaixo nas imagens de computador divulgadas pela Liberty, o nível agora será outro, embora o traçado seja dos menos interessantes do ponto de vista técnico.

Não é a primeira vez que um país recebe três etapas na mesma temporada. Em 2020, por conta da pandemia, o calendário foi todo modificado após o cancelamento de várias corridas e a Itália realizou GPs em Mugello, Ímola e Monza. Os EUA também tiveram esse privilégio em 1982, com provas em Detroit, Long Beach e Las Vegas.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcus
Marcus
2 anos atrás

Corrida num sábado à noite em Las Vegas? Só espero que não coincida com o horário do Cine Privé.

lagerbeer
lagerbeer
2 anos atrás

Puxa.. meu sonho era Laguna Seca .. já pensou ? todos entortandoa corkscrew ?

Gabriel
Gabriel
2 anos atrás

o traçado é qualquer nota, difícil de prever alguma coisa… Baku, com aqueles trechos estreitíssimos e retas longas sempre dá corrida boa, é difícil de prever. Fora isso tem mais o que de rua? Miami, Mônaco, Arábia (mais ou menos de rua) e Cingapura? Seis corridas num universo de 25 provas não penso que seja exagero não, tá dentro do esperado. E corrida noturna no sábado será um espetáculo à parte.

Bruno Bertolo
Bruno Bertolo
Reply to  Gabriel
2 anos atrás

Melbourne e Montreal também são…

Antonio Seabra
Antonio Seabra
2 anos atrás

Penso que estaremos com EXCESSO de circuitos de rua.
Porque não fazer em Road America ou em Laguna Seca, pistas excelentes, pistas para pilotos.
Ah.. acho que já sei, em Vegas rola mais grana !!
Essa Formula 1….

Celio Ferreira
Celio Ferreira
2 anos atrás

Liberty americana : da-lhe corrida no EUA. Ja pensaram o movimento
dos cassinos na semana de F1…

Edson
Edson
2 anos atrás

Mais um circuito mequetrefe. O lema da liberty deve ser: pagando bem, que mal tem?

Sandro
Sandro
2 anos atrás

E vai quebrar um tabu: corrida num sábado, horário local. 1985 foi a última vez que aconteceu: Kyalami.
O jeito é esperar como será a corrida em LVC. O traçado da pista não me parece atraente…
E as corridas em 81/82 foi, talvez, na pior pista que a F-1 usou!

Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
2 anos atrás

Prezado F&G : L.V. façam suas apostas, a empresa Liberty busca sempre o melhor para F-1, na verdade a essência da F-1 é simplesmente Business, não é um esporte , é sem qualquer hipocrisia, correr para chegar na frente, quem chega primeiro tem mais mídia, tem mais grana, mais dinheiro, mais tutu, mais dindin , mais argent, mais denaro, mais money. Na verdade na terra do Tio San o automobilismo tem um sucesso fenomenal e faz circular muita grana em todos os ramos da economia, turismo, jornalismo, patrocínio, negócios o combustível é grana. E com isso muita gente tem emprego e renda.

Marcio
Marcio
2 anos atrás

Circuito de rua, mais de 6km de extensão, característico de alta velocidade… Latifi vai ser o fiel da balança ali também, para o vencedor?

Alquieres
Alquieres
2 anos atrás

Esse pessoal da Liberty está trabalhando.

A – Sprints races.
B – Calendário maior (gosto da ideia de 30 por ano) patrocinadores idem (rs).
C – Corrida em VEGAS sábado á noite.

Quem sabe uma em Le Mans?

Tô gostando.

Diogo Lima
Diogo Lima
Reply to  Alquieres
2 anos atrás

Discordo de tanta corrida.

17, 18 no máximo, estaria muito bom.

Mas considerando a recessão mundial, talvez seja necessário fazer muitas.

Rodrigo
Rodrigo
2 anos atrás

Em 1982 os EUA também recwberam 3 GP. Long Beach, Detroit e Las Vegas

Marcus
Marcus
2 anos atrás

A pista tem o formato de um suino. Las Vegas é uma das coisas mais cafonas que a Humanidade já criou. Mas é válido ter a corrida lá, a gente torce para ser bacana.

Franco
Franco
2 anos atrás

Mais uma pista merda. Ainda bem que não é em um país que bombardeia outros nem apoia regimes totalitários… Ops!

Angelo Roncali
Angelo Roncali
2 anos atrás

Em 1982, os EUA também tiveram 3 provas, Long Beach, Detroit e Las Vegas.

João Paulo
João Paulo
2 anos atrás

Bom dia, Flávio!

Não que isso tenha qualquer relevância para a informação, mas a capital de Nevada é Carson.

Adoro seu blog, obrigado pelo trabalho!

Marcus
Marcus
Reply to  João Paulo
2 anos atrás

Curiosamente, os estados nos EUA nunca têm as cidades principais ou mais conhecidas como capitais. NY – Albany, California – Sacramento, Nevada – Carson, Florida – Tallahassee, Texas – Austin, Illinois – Springfield etc

Megas Alexandros
Megas Alexandros
Reply to  Marcus
2 anos atrás

Poxa, Springfield é mundialmente famosa. Tem até usina nuclear.

Marcus
Marcus
Reply to  Megas Alexandros
2 anos atrás

Kkkkkk é que todo mundo acha que a capital do Illinois é Chicago. Isso quase comprometeu a ofensiva americana na Batalha do Bulge em 1944.

https://www.google.com.br/amp/s/www.history.com/.amp/news/8-things-you-may-not-know-about-the-battle-of-the-bulge

Antonio
Antonio
Reply to  Marcus
2 anos atrás

Tem alguns que a capital é a maior cidade. OH – Columbus, TN – Nashville, HI – Honolulu, WV – Charleston, AZ – Phoenix, UT – Salt Lake City, etc

Marcus
Marcus
Reply to  Antonio
2 anos atrás

Sim, como MA – Boston, GA – Atlanta, Indiana – Indianapolis e Colorado – Denver.

Cristiano
Cristiano
2 anos atrás

E ainda em 1982 teve GP USA West (Long Beach), USA Est (Detroit) e Las Vegas. Essa ideia fixa da F1 em crescer no mercado estadonidense não é de hoje.

Marcus
Marcus
Reply to  Cristiano
2 anos atrás

O tio Bernie já tinha essa ideia fixa. Hoje, com a Liberty, deve ser mais fixa que nunca.

Last edited 2 anos atrás by Marcus
Megas Alexandros
Megas Alexandros
Reply to  Cristiano
2 anos atrás

A FIFA também acha que um dia consegue. Na década de 1970 levaram Pelé, Beckembauer e cia pra elevar o nível do futebol de lá. Passados 40 anos, percebe-se que deu bem certo: ficaram de fora da última Copa e quase ficam de fora da próxima, ontem só se classificaram no saldo de gols contra a Costa Rica.

Eles gostam dos esporte deles, e não do “resto do mundo”. Automobilistmo deles é aquele negócio, ficar andando em círculos e torcer por acidentes.

Adriano
Adriano
2 anos atrás

O circuito parece ser interessante, com longas retas e um misto de curvas rápidas e lentas. No cantinho lá das curvas 11, 12 e 13 não dá pra ver, mas parece ser uma chicane, certo? Se fosse com os carros antigos, apostaria em uma corrida “boring”. Mas com os carros seguindo mais de perto como estão nesta temporada podemos ver uns pegas legais, especialmente se forem 3 zonas de DRS, como parece ser.

Victor
Victor
Reply to  Adriano
2 anos atrás

Fico imaginando os carros nessa mega reta com DRS 900km/h hahahaa haja freio no final e área de escape clasro