3 X EUA
SÃO PAULO (oxe) – Como se diz, agora é oficial. A F-1 terá um terceiro GP nos EUA. Será em Las Vegas, numa (tomara) aprazível noite de sábado em 24 de novembro do ano que vem. As outras provas americanas serão as de Austin, o já tradicional GP texano dos EUA, e em Miami — que estreia neste ano no calendário, em 8 de maio.
A corrida vai acontecer numa pista de 6,12 km com 14 curvas, em torno dos principais hotéis e cassinos da capital mundial dos jogos de azar e da cafonice — na famosa Las Vegas Strip. A Liberty, grupo americano que hoje é dono da F-1, quer aproveitar o bom momento da categoria no país, com audiências cada vez maiores na TV e nas plataformas digitais, impulsionadas pelos bons resultados das temporadas de “Drive to survive” na Netflix.
A maior cidade do estado americano de Nevada já recebeu a F-1 duas vezes, em 1981 e 1982, numa pista mequetrefe montada no estacionamento de um hotel. Foi lá que Nelson Piquet conquistou seu primeiro título, pela Brabham, 41 anos atrás. A pista era uma bomba. Pelo que se vê abaixo nas imagens de computador divulgadas pela Liberty, o nível agora será outro, embora o traçado seja dos menos interessantes do ponto de vista técnico.
Não é a primeira vez que um país recebe três etapas na mesma temporada. Em 2020, por conta da pandemia, o calendário foi todo modificado após o cancelamento de várias corridas e a Itália realizou GPs em Mugello, Ímola e Monza. Os EUA também tiveram esse privilégio em 1982, com provas em Detroit, Long Beach e Las Vegas.
Corrida num sábado à noite em Las Vegas? Só espero que não coincida com o horário do Cine Privé.
Puxa.. meu sonho era Laguna Seca .. já pensou ? todos entortandoa corkscrew ?
o traçado é qualquer nota, difícil de prever alguma coisa… Baku, com aqueles trechos estreitíssimos e retas longas sempre dá corrida boa, é difícil de prever. Fora isso tem mais o que de rua? Miami, Mônaco, Arábia (mais ou menos de rua) e Cingapura? Seis corridas num universo de 25 provas não penso que seja exagero não, tá dentro do esperado. E corrida noturna no sábado será um espetáculo à parte.
Melbourne e Montreal também são…
Penso que estaremos com EXCESSO de circuitos de rua.
Porque não fazer em Road America ou em Laguna Seca, pistas excelentes, pistas para pilotos.
Ah.. acho que já sei, em Vegas rola mais grana !!
Essa Formula 1….
Liberty americana : da-lhe corrida no EUA. Ja pensaram o movimento
dos cassinos na semana de F1…
Mais um circuito mequetrefe. O lema da liberty deve ser: pagando bem, que mal tem?
E vai quebrar um tabu: corrida num sábado, horário local. 1985 foi a última vez que aconteceu: Kyalami.
O jeito é esperar como será a corrida em LVC. O traçado da pista não me parece atraente…
E as corridas em 81/82 foi, talvez, na pior pista que a F-1 usou!
Prezado F&G : L.V. façam suas apostas, a empresa Liberty busca sempre o melhor para F-1, na verdade a essência da F-1 é simplesmente Business, não é um esporte , é sem qualquer hipocrisia, correr para chegar na frente, quem chega primeiro tem mais mídia, tem mais grana, mais dinheiro, mais tutu, mais dindin , mais argent, mais denaro, mais money. Na verdade na terra do Tio San o automobilismo tem um sucesso fenomenal e faz circular muita grana em todos os ramos da economia, turismo, jornalismo, patrocínio, negócios o combustível é grana. E com isso muita gente tem emprego e renda.
Circuito de rua, mais de 6km de extensão, característico de alta velocidade… Latifi vai ser o fiel da balança ali também, para o vencedor?
Esse pessoal da Liberty está trabalhando.
A – Sprints races.
B – Calendário maior (gosto da ideia de 30 por ano) patrocinadores idem (rs).
C – Corrida em VEGAS sábado á noite.
Quem sabe uma em Le Mans?
Tô gostando.
Discordo de tanta corrida.
17, 18 no máximo, estaria muito bom.
Mas considerando a recessão mundial, talvez seja necessário fazer muitas.
Em 1982 os EUA também recwberam 3 GP. Long Beach, Detroit e Las Vegas
Obrigado, vou acrescentar.
A pista tem o formato de um suino. Las Vegas é uma das coisas mais cafonas que a Humanidade já criou. Mas é válido ter a corrida lá, a gente torce para ser bacana.
Mais uma pista merda. Ainda bem que não é em um país que bombardeia outros nem apoia regimes totalitários… Ops!
Em 1982, os EUA também tiveram 3 provas, Long Beach, Detroit e Las Vegas.
Bom dia, Flávio!
Não que isso tenha qualquer relevância para a informação, mas a capital de Nevada é Carson.
Adoro seu blog, obrigado pelo trabalho!
Vamos arrumar.
Curiosamente, os estados nos EUA nunca têm as cidades principais ou mais conhecidas como capitais. NY – Albany, California – Sacramento, Nevada – Carson, Florida – Tallahassee, Texas – Austin, Illinois – Springfield etc
Poxa, Springfield é mundialmente famosa. Tem até usina nuclear.
Kkkkkk é que todo mundo acha que a capital do Illinois é Chicago. Isso quase comprometeu a ofensiva americana na Batalha do Bulge em 1944.
https://www.google.com.br/amp/s/www.history.com/.amp/news/8-things-you-may-not-know-about-the-battle-of-the-bulge
Tem alguns que a capital é a maior cidade. OH – Columbus, TN – Nashville, HI – Honolulu, WV – Charleston, AZ – Phoenix, UT – Salt Lake City, etc
Sim, como MA – Boston, GA – Atlanta, Indiana – Indianapolis e Colorado – Denver.
E ainda em 1982 teve GP USA West (Long Beach), USA Est (Detroit) e Las Vegas. Essa ideia fixa da F1 em crescer no mercado estadonidense não é de hoje.
O tio Bernie já tinha essa ideia fixa. Hoje, com a Liberty, deve ser mais fixa que nunca.
A FIFA também acha que um dia consegue. Na década de 1970 levaram Pelé, Beckembauer e cia pra elevar o nível do futebol de lá. Passados 40 anos, percebe-se que deu bem certo: ficaram de fora da última Copa e quase ficam de fora da próxima, ontem só se classificaram no saldo de gols contra a Costa Rica.
Eles gostam dos esporte deles, e não do “resto do mundo”. Automobilistmo deles é aquele negócio, ficar andando em círculos e torcer por acidentes.
O circuito parece ser interessante, com longas retas e um misto de curvas rápidas e lentas. No cantinho lá das curvas 11, 12 e 13 não dá pra ver, mas parece ser uma chicane, certo? Se fosse com os carros antigos, apostaria em uma corrida “boring”. Mas com os carros seguindo mais de perto como estão nesta temporada podemos ver uns pegas legais, especialmente se forem 3 zonas de DRS, como parece ser.
Fico imaginando os carros nessa mega reta com DRS 900km/h hahahaa haja freio no final e área de escape clasro