Blog do Flavio Gomes
F-1

SEM RÚSSIA

SÃO PAULO (já era) – Essa pista aí da foto, quase pronta, iria receber o GP da Rússia a partir de 2023. Fica perto da linda cidade de São Petersburgo, onde nasceu Vladimir Putin. Não vai mais. Depois de cancelar a prova marcada para Sóchi no dia 25 de setembro, a Liberty hoje informou que […]

SÃO PAULO (já era) – Essa pista aí da foto, quase pronta, iria receber o GP da Rússia a partir de 2023. Fica perto da linda cidade de São Petersburgo, onde nasceu Vladimir Putin.

Não vai mais. Depois de cancelar a prova marcada para Sóchi no dia 25 de setembro, a Liberty hoje informou que rompeu o contrato com os promotores do GP da Rússia e que isso significa que “o país não vai receber uma corrida no futuro”. “No futuro” é um conceito bastante etéreo. Enquanto houver sanções econômicas e hostilidades políticas entre os EUA, onde a Liberty está sediada, esquece. Se amanhã Putin entra numa astronave e Kiefer Sutherland se naturaliza russo para assumir o Kremlin, claro que tudo isso será revertido.

Mas, pelo menos num futuro próximo, melhor não contar com a volta da F-1 à Rússia. No que diz respeito a Sóchi, que recebeu a categoria pela primeira vez em 2014, não vai fazer falta nenhuma do ponto de vista técnico-chármico. Chármico é palavra que inventei agora e vou indicar ao Houaiss. É uma pista chata, artificial, sem relevo, parece feita num estacionamento — e é quase isso. Só entrou no calendário porque Putin bancou sua realização, quando ainda era bonzinho. Incrível como o Ocidente tão esperto se enganou com esse moço, não?

De qualquer forma, fim de papo. GP da Rússia agora é história. Aos seus números, pois, depois de oito anos de vida:

VENCEDORES: Hamilton (2014, 2015, 2018, 2019 e 2021), Rosberg (2016) e Bottas (2017 e 2020). Como se nota, todas as vitórias foram conquistadas pela Mercedes.

POLES: Hamilton (2014 e 2020), Rosberg (2015 e 2016) e Bottas (2018) pela Mercedes; Vettel (2017) e Leclerc (2019) pela Ferrari; Norris (2021) pela McLaren.

PÓDIOS: Hamilton (7), Bottas (5), Vettel (3), Rosberg, Raikkonen e Verstappen (2 cada), Pérez, Sainz e Leclerc (1 cada)

PÓDIOS POR EQUIPES: Mercedes (13), Ferrari (7), Red Bull (2), Williams e Force India (1)

Ninguém falou ainda sobre substituição no calendário. No site da F-1, a prova foi simplesmente excluída e a temporada ficou com 22 etapas. O número mágico de 23 que a Liberty deseja corre risco de não ser alcançado mais uma vez. Mas o mais provável é que a data seja ocupada em breve. Sepang, Istambul, Portimão e Mugello estão entre as pistas cogitadas, com chances bem maiores para as duas primeiras, remotas para a terceira e quase inexistentes para a quarta. Nem sei por que citei Mugello.