Blog do Flavio Gomes
F-1

QUEBEQUIANAS (1)

SÃO PAULO (de volta) – Três anos depois da última passagem pelo Canadá, em 2019, a F-1 voltou hoje a uma cidade que abraça a corrida como poucas. Casa cheia, pista seca de tarde, sol e calor de 26°C, embora o tempo tenha fechado no final da segunda sessão prometendo uma pancada de respeito. O […]

Vettel, quarto colocado: surpresa do dia em Montreal

SÃO PAULO (de volta) – Três anos depois da última passagem pelo Canadá, em 2019, a F-1 voltou hoje a uma cidade que abraça a corrida como poucas. Casa cheia, pista seca de tarde, sol e calor de 26°C, embora o tempo tenha fechado no final da segunda sessão prometendo uma pancada de respeito. O verão no Québec, geralmente, cai no fim de semana da prova e tem tudo que um bom verão oferece: calorão, chuva forte para refrescar, cerveja gelada e Caladryl à noite para manchar o lençol e o travesseiro. Pena que lá dura poucos dias.

O retorno da categoria a Montreal começou sem grandes novidades na pista: Red Bull de Verstappen voando e surfando na boa fase, Ferrari meio cabreira depois das quebras no Azerbaijão, Mercedes pulando lindamente e ligeiras surpresas com os bons desempenhos de Alpine e Aston Martin — ambas andando na metade de cima da tabela com seus veteranos campeões.

Ferrari preocupada: medo de repetir Baku

Verstappen fechou o dia com o melhor tempo, 1min14s127. Ficou apenas 0s081 à frente de Leclerc, o segundo colocado. Sainz foi o terceiro, a 0s225. Vettel e Alonso vieram em quarto e quinto. Gasly, Russell, Norris, Ricciardo e Ocon fecharam a lista dos dez primeiros. Pérez foi apenas o 11º — a mais de 1s do companheiro de equipe e líder do Mundial.

Pouco depois de encerrada a sessão, a Ferrari informou que trocou uma central eletrônica do motor do carro de Leclerc. Vai perder dez posições no grid. O título vai ficando cada vez mais longe…

Tempos do segundo treino: Bottas nem andou

Hamilton, escalado pela Mercedes para testar tudo que for possível para melhorar o desempenho do W13, ficou em… 13º. “Este carro é inguiável, mano”, disse ao final do treino a seu engenheiro, Bono Vox. Quinze anos atrás, ele venceu seu primeiro GP exatamente em Montreal, pela McLaren. Nessa década e meia, ganhou sete títulos e mais de uma centena de corridas. Hoje, se vê às voltas com o pior carro que já teve na F-1.

Agora algumas caixinhas, pra divertir a galera:

NA CABEÇA – Hamilton e Vettel, a despeito das opiniões medievais do presidente da FIA, seguem dando seus recados via capacete. Lewis pintou um arco-íris lembrando junho, mês do orgulho LGBT. Seb denunciou os ataques canadenses ao meio-ambiente. É isso aí, meninos. Falem, falem sempre!

PULA-PULA – A FIA resolveu intervir na questão do “porpoising”. De uma forma meio destrambelhada, emitiu nota técnica informando que vai passar a medir as oscilações verticais dos carros, colocando sensores e estabelecendo parâmetros aceitáveis para a saúde e segurança dos pilotos. Neste fim de semana, é óbvio que não há muito mais a fazer além de coletar dados. Mas podemos esperar por algumas determinações mais claras nos próximos dias. Resumindo, vai ter limite para o pula-pula. Os carros que batem muito no chão que sejam erguidos.

RETRÔ – Hamilton comprou em Monteal um console de videogame antigo para se arriscar no velho e bom “Super Mônaco”. O joguinho é de 1992. Escolheu o carro de Senna para se divertir. E, pelo jeito, se divertiu.

QUASE – No primeiro treino livre, uma marmota atravessou perigosamente a pista. Passou entre uma Ferrari e uma Alpine. Felizmente nada aconteceu. Com a marmota. Que chegou em casa com boas histórias para contar hoje à noite antes de ver, pela TV, “Feitiço do tempo” (deem um Google, crianças…).

Amanhã tem mais um treino livre às 14h e a classificação às 17h. A corrida, domingo, começa às 15h. O “Fórmula Gomes”, para falar do primeiro dia de atividades em Montreal, é hoje às 19h30.