Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA SÃO PAULO (pequena pausa) – A imagem é mais impressionante que o desfecho, felizmente. Sainz quebrou, o motor pegou fogo, ele não sabia se descia do cockpit ou se enfiava o pé no breque, porque estava num aclive e sem freio de mão o carro desceria de volta à pista. Felizmente […]

A IMAGEM DA CORRIDA

Em chamas: Sainz passou aperto na Áustria, mas ninguém se feriu

SÃO PAULO (pequena pausa) – A imagem é mais impressionante que o desfecho, felizmente. Sainz quebrou, o motor pegou fogo, ele não sabia se descia do cockpit ou se enfiava o pé no breque, porque estava num aclive e sem freio de mão o carro desceria de volta à pista. Felizmente conseguiram apagar o incêndio e impedir que a Ferrari despencasse. Ninguém se machucou, o piloto não saiu chamuscado.

Prejuízo apenas para o time italiano, que muito provavelmente faria uma dobradinha se não fosse a quebra.

Magnussen: rezando para chegar ao fim

Motor Ferrari que assustou também Magnussen. O dinamarquês contou que nas últimas voltas da corrida ficou rezando para que não explodisse nada, já que o carro dava sinais de que alguma coisa muito séria estava para acontecer.

As orações deram certo. Terminou em oitavo. E a Haas passou a AlphaTauri na classificação, assumindo a sétima posição entre as equipes. Com o sexto lugar — brilhante — de Mick Schumacher, o time americano foi a 34 pontos, contra 27 da esquadra de Faenza — que zerou pela terceira vez seguida e parou no tempo.

Caixinhas? Caixinhas…

MULTAS – Leclerc, Verstappen e Hamilton foram multados em 10 mil euros cada porque seus/suas auxiliares/secretários/fisioterapeutas invadiram a área de Parque Fechado após a corrida sem autorização. E Vettel levou 25 mil euros de multa porque abandonou uma reunião dos pilotos, de saco cheio de conversa furada. Todas as punições foram aplicadas e suspensas. Se repetirem as infrações, terão de pagar. Nunca pagam. Ainda bem, porque nada mais antipático e ridículo do que essas multas para substituir um negócio chamado “diálogo”.

Os três do pódio: multados por infrações no Parque Fechado

LAST THREE – Não são exatamente números chocantes, mas como fiz as contas, lá vão eles… Nas últimas três corridas, as equipes que mais marcaram pontos: Ferrari (104), Red Bull (80) e Mercedes (76). É interessante notar a proximidade entre Red Bull e Mercedes. A equipe prateada tem sido a mais regular da temporada. É a única que pontuou em todas as corridas. A diferença dos rubro-taurinos para a Ferrari pode ser colocada na conta de Pérez, que zerou ontem. Entre os pilotos, o ranking dos últimos três GPs: Verstappen (58), Leclerc (54), Sainz (50), Hamilton (47), Russell (29) e Pérez (22).

AQUI SIM – Quando se olha para o meio da tabela, porém, essa soma de pontos das últimas três provas ganha peso na disputa pelo quarto lugar entre os construtores. A Alpine fez 34 pontos em Montreal, Silverstone e Spielberg. A McLaren, 16. Com isso, as duas agora estão empatadas em 81 pontos. Uma bela arrancada do time francês — que tem tido, neste ano, um Alonso performático em classificações e um Ocon muito eficiente em corridas. O espanhol marca menos do que deveria — alguns azares, muitas quebras, uns poucos erros. Mesmo assim, fez pontos nas últimas seis provas. Já o francês pontuou em oito das 11 etapas até agora. Ontem Esteban foi o quinto e Fernandinho, o décimo.

Alonso na briga com Haas e Alfa Romeo: bom momento da Alpine

O NÚMERO DA ÁUSTRIA

43

…advertências foram feitas pela direção de provas aos pilotos que excederam, várias vezes, os limites da pista. Dessas, quatro resultaram em punições de 5 segundos pela reincidência: para Vettel, Gasly, Zhou e Norris.

Outro número interessante extraí da coluna do meu amigo Fábio Seixas no UOL. Foram 67 ultrapassagens anotadas na corrida, contra 62 das duas provas disputadas na Áustria no ano passado — teve o GP da Estíria, também, vocês devem se lembrar. É resultado direto do novo regulamento, que permite andar colado no carro da frente sem perder pressão aerodinâmica.

Graças a ele, vimos muitas disputas no meio do pelotão. Foram belos ataques, digníssimas defesas, diversas trocas de posição. No fim, alguns pilotos foram premiados. Um deles é o autor da…

FRASE DE SPIELBERG

“O principal foi aprender que todos são humanos e cometem erros. E foi importante descobrir que não preciso ter medo de lutar com ninguém na pista”

Mick Schumacher

O alemão conseguiu seu melhor resultado na F-1 e foi muito bonita sua disputa com Hamilton no começo da prova. Um erro do inglês — humano, claro! — permitiu ao filho de Michael fazer uma linda ultrapassagem e concluir um fim de semana com um resultado mais do que sólido. Quem sabe agora as desconfianças sobre o rapaz comecem a se dissipar.

ÁUSTRIA BY MASILI

Um dos que não se cansam de falar mal de Mick é o ex-companheiro Mazepin, afastado da equipe antes de começar a temporada. Que fique calado, é o melhor que faz. A charge, como sempre, é de nosso cartunista oficial Marcelo Masili.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS do resultado final da Mercedes, que na sexta-feira, como disse Toto Wolff, “tinha dois carros em pedaços”. No final, terceiro lugar para Hamilton — terceiro pódio seguido — e quarto para Russell — que caiu para penúltimo no início da prova porque teve de pagar um pênalti e ainda precisou trocar o bico de seu carro. Ambos andaram com assoalhos remendados por causa dos acidentes na classificação. A equipe está claramente no caminho certo e o “porpoising” parece ser coisa do passado.

NÃO GOSTAMOS do comportamento selvagem de muitos torcedores no autódromo, assediando, agredindo, ofendendo, abusando das mulheres. Uma horda de racistas, misóginos, homofóbicos e cretinos em geral. Algumas meninas foram levadas para conhecer o paddock, num gesto bacana de equipes indignadas com o que aconteceu nas arquibancadas. Abaixo, algumas delas.