SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

Em chamas: Sainz passou aperto na Áustria, mas ninguém se feriu

SÃO PAULO (pequena pausa) – A imagem é mais impressionante que o desfecho, felizmente. Sainz quebrou, o motor pegou fogo, ele não sabia se descia do cockpit ou se enfiava o pé no breque, porque estava num aclive e sem freio de mão o carro desceria de volta à pista. Felizmente conseguiram apagar o incêndio e impedir que a Ferrari despencasse. Ninguém se machucou, o piloto não saiu chamuscado.

Prejuízo apenas para o time italiano, que muito provavelmente faria uma dobradinha se não fosse a quebra.

Magnussen: rezando para chegar ao fim

Motor Ferrari que assustou também Magnussen. O dinamarquês contou que nas últimas voltas da corrida ficou rezando para que não explodisse nada, já que o carro dava sinais de que alguma coisa muito séria estava para acontecer.

As orações deram certo. Terminou em oitavo. E a Haas passou a AlphaTauri na classificação, assumindo a sétima posição entre as equipes. Com o sexto lugar — brilhante — de Mick Schumacher, o time americano foi a 34 pontos, contra 27 da esquadra de Faenza — que zerou pela terceira vez seguida e parou no tempo.

Caixinhas? Caixinhas…

MULTAS – Leclerc, Verstappen e Hamilton foram multados em 10 mil euros cada porque seus/suas auxiliares/secretários/fisioterapeutas invadiram a área de Parque Fechado após a corrida sem autorização. E Vettel levou 25 mil euros de multa porque abandonou uma reunião dos pilotos, de saco cheio de conversa furada. Todas as punições foram aplicadas e suspensas. Se repetirem as infrações, terão de pagar. Nunca pagam. Ainda bem, porque nada mais antipático e ridículo do que essas multas para substituir um negócio chamado “diálogo”.

Os três do pódio: multados por infrações no Parque Fechado

LAST THREE – Não são exatamente números chocantes, mas como fiz as contas, lá vão eles… Nas últimas três corridas, as equipes que mais marcaram pontos: Ferrari (104), Red Bull (80) e Mercedes (76). É interessante notar a proximidade entre Red Bull e Mercedes. A equipe prateada tem sido a mais regular da temporada. É a única que pontuou em todas as corridas. A diferença dos rubro-taurinos para a Ferrari pode ser colocada na conta de Pérez, que zerou ontem. Entre os pilotos, o ranking dos últimos três GPs: Verstappen (58), Leclerc (54), Sainz (50), Hamilton (47), Russell (29) e Pérez (22).

AQUI SIM – Quando se olha para o meio da tabela, porém, essa soma de pontos das últimas três provas ganha peso na disputa pelo quarto lugar entre os construtores. A Alpine fez 34 pontos em Montreal, Silverstone e Spielberg. A McLaren, 16. Com isso, as duas agora estão empatadas em 81 pontos. Uma bela arrancada do time francês — que tem tido, neste ano, um Alonso performático em classificações e um Ocon muito eficiente em corridas. O espanhol marca menos do que deveria — alguns azares, muitas quebras, uns poucos erros. Mesmo assim, fez pontos nas últimas seis provas. Já o francês pontuou em oito das 11 etapas até agora. Ontem Esteban foi o quinto e Fernandinho, o décimo.

Alonso na briga com Haas e Alfa Romeo: bom momento da Alpine

O NÚMERO DA ÁUSTRIA

43

…advertências foram feitas pela direção de provas aos pilotos que excederam, várias vezes, os limites da pista. Dessas, quatro resultaram em punições de 5 segundos pela reincidência: para Vettel, Gasly, Zhou e Norris.

Outro número interessante extraí da coluna do meu amigo Fábio Seixas no UOL. Foram 67 ultrapassagens anotadas na corrida, contra 62 das duas provas disputadas na Áustria no ano passado — teve o GP da Estíria, também, vocês devem se lembrar. É resultado direto do novo regulamento, que permite andar colado no carro da frente sem perder pressão aerodinâmica.

Graças a ele, vimos muitas disputas no meio do pelotão. Foram belos ataques, digníssimas defesas, diversas trocas de posição. No fim, alguns pilotos foram premiados. Um deles é o autor da…

FRASE DE SPIELBERG

“O principal foi aprender que todos são humanos e cometem erros. E foi importante descobrir que não preciso ter medo de lutar com ninguém na pista”

Mick Schumacher

O alemão conseguiu seu melhor resultado na F-1 e foi muito bonita sua disputa com Hamilton no começo da prova. Um erro do inglês — humano, claro! — permitiu ao filho de Michael fazer uma linda ultrapassagem e concluir um fim de semana com um resultado mais do que sólido. Quem sabe agora as desconfianças sobre o rapaz comecem a se dissipar.

ÁUSTRIA BY MASILI

Um dos que não se cansam de falar mal de Mick é o ex-companheiro Mazepin, afastado da equipe antes de começar a temporada. Que fique calado, é o melhor que faz. A charge, como sempre, é de nosso cartunista oficial Marcelo Masili.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS do resultado final da Mercedes, que na sexta-feira, como disse Toto Wolff, “tinha dois carros em pedaços”. No final, terceiro lugar para Hamilton — terceiro pódio seguido — e quarto para Russell — que caiu para penúltimo no início da prova porque teve de pagar um pênalti e ainda precisou trocar o bico de seu carro. Ambos andaram com assoalhos remendados por causa dos acidentes na classificação. A equipe está claramente no caminho certo e o “porpoising” parece ser coisa do passado.

NÃO GOSTAMOS do comportamento selvagem de muitos torcedores no autódromo, assediando, agredindo, ofendendo, abusando das mulheres. Uma horda de racistas, misóginos, homofóbicos e cretinos em geral. Algumas meninas foram levadas para conhecer o paddock, num gesto bacana de equipes indignadas com o que aconteceu nas arquibancadas. Abaixo, algumas delas.

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Henrique
Carlos Henrique
1 ano atrás

Rapaz, com um mega atraso, vi essa imagem do Sainz pulando fora da Ferrari e me veio à mente a legenda pronta: Velas acesas!

Sergio
Sergio
1 ano atrás

Não entendi a charge referente ao Mazepin, pois não o vejo comentando sobre o Schumacher nem sobre nada relativo à F1 em 2022.
Acho que da foto das meninas provavelmente só uma foi assediada.

Carlos Sato
Carlos Sato
1 ano atrás

Duas coisas chamaram a atenção no abandono de Sainz. A demora no atendimento dos fiscais ao piloto. A FIA alegou que além da segurança do piloto, autorizou a atuação dos fiscais apenas quando era seguro para os mesmos. Enquanto isso o fogo se alastrou e tomou conta rapidamente do carro do espanhol, que gesticulou veemente para os fiscais. A forma como o motor Ferrari explodoi. Não via esse tipo de situação há um bom tempo na F1.
Quanto as advertências por excederem os limites da pista, achei um exagero, Em Silverstone praticamente valeu tudo. Agora tudo era motivo de advertência punição. A FIA segue sendo incoerente, inconstante sobre suas decisões durante as corridas. E a culpa é da própria FIA. Fam bem Vettel demonstrar seu descontentamento. E isso por que? A FIA, não se preparou, tampouco se preocupou em procurar um substituto para Charlie Whiting. Colocou Masi, que tinha pouca experiência com a categoria máxima, para substituí-lo. E logo nas primeira provas, foi muito contestado. Vettel que o diga. Agora defenestrado pela FIA, vê seus substitutos batendo cabeça.
Quanto aos limites da pistas há que se considerar a visibilidade restrita dos pilotos em relação à pista, o que se tornou pior ainda com a adoção do conjunto roda +pneus de maior diâmetro. O limite, físico, existe, mas a questão que deve-se colocar é a seguinte: houve algum ganho ou alguma vantagem naquele ponto em particular para o piloto? o que talvez seja um tanto quanto subjetivo também, mas essa deveria ser a questão para a punição, ou não, de um piloto.

rogerio kezerle
rogerio kezerle
1 ano atrás

Não entendi os quadrinhos.. Ex-piloto Nikita Mazepin???? Ele algum dia foi piloto????

Marcos
Marcos
1 ano atrás

Palmas para mais uma pele de piloto salva pelos novos macacões FIA 8856-2018 (popoularmente chamados de “macacão do Grosjean”).



Sandro
Sandro
1 ano atrás

comment image

Jogo dos 3 erros!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Sandro
1 ano atrás

Putz, é sério isso? Olhe, mas não é que seria interessante? Vamos divagar com os que ficaram de fora: Charles na Mercedes, Lewis na Ferrari e Russell na RB? Ou Lewis na RB e Russell na Ferrari?

Marcos
Marcos
Reply to  Edu Zeiro
1 ano atrás

Acho muito pouco provável LH na RedBull. Já na Ferrari, encerrando carreira….

Sandro
Sandro
Reply to  Sandro
1 ano atrás

Culpa do estagiário!

Eder Félix
Eder Félix
1 ano atrás

Stewards: “5 GP’s penalty for Becker (news reporter) – track limits at any curve, anyplace, anywhere, anytime.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
1 ano atrás

A imagem do Sainz na Ferrari em chamas não nos deixa esquecer de Lauda. Ainda bem que nada grave aconteceu com o espanhol. Mas deve estar ainda bem assustado.