Blog do Flavio Gomes
F-1

DIETRICH MATESCHITZ, 78

SÃO PAULO – A Red Bull anunciou há pouco a morte de Dietrich Mateschitz, fundador da empresa, aos 78 anos. Ele lutava contra um câncer. O empresário austríaco criou a companhia em 1984, tendo como sócio o tailandês Chaleo Yoovidhya. Este produzia a bebida Krating Daeng, que deu origem ao energético que ganhou o mundo […]

SÃO PAULO – A Red Bull anunciou há pouco a morte de Dietrich Mateschitz, fundador da empresa, aos 78 anos. Ele lutava contra um câncer. O empresário austríaco criou a companhia em 1984, tendo como sócio o tailandês Chaleo Yoovidhya. Este produzia a bebida Krating Daeng, que deu origem ao energético que ganhou o mundo a partir de 1987. Foi numa viagem de negócios à Tailândia que Mateschitz conheceu a bebida e se encantou com ela. Na época, ele trabalhava para a Blendax, empresa alemã de cosméticos que, entre outras coisas, fabricava cremes dentais.

Em 1995, a Red Bull chegou à F-1 como patrocinadora da Sauber. O primeiro pódio veio nessa temporada, com um terceiro lugar de Heinz-Harald Frentzen em Monza. A empresa chegou a ser dona de 60% da equipe. A parceria se desfez em 2001, quando Peter Sauber insistiu em contratar Kimi Raikkonen. Na época, dizia-se que a Red Bull queria o brasileiro Enrique Bernoldi.

No final de 2004, a Red Bull comprou a Jaguar, que pertencia à Ford, e em 2005 renomeou o time com sua própria marca. Tirou da Arden na F-3000 um jovem chefe de equipe, Chrisitan Horner, e contratou David Coulthard e Mark Webber. No final daquele ano, convenceu o projetista Adrian Newey a se juntar ao time recém-formado.

Depois, adquiriu o controle da Minardi e rebatizou a escuderia italiana como Toro Rosso a partir de 2006. Hoje a equipe se chama AlphaTauri. Na sequência veio a aquisição do A1 Ring, autódromo que hoje recebe o GP da Áustria de F-1. No futebol, a Red Bull é dona de equipes em vários países, como o RB Leipzig, da Alemanha, o Salzburg, na Áustria, o New York Red Bulls, nos EUA, e o Bragantino, no Brasil. Sua participação como patrocinadora em esportes radicais é um dos grandes “cases” de publicidade e marketing no mundo.

O sucesso na F-1 não demorou a vir, com as conquistas dos títulos de 2010, 2011, 2012 e 2013 com Sebastian Vettel. O alemão foi também o responsável pelas primeiras vitórias da marca. Na Itália, em 2008, Vettel ganhou pela Toro Rosso; no ano seguinte, na China, finalmente a Red Bull venceu com ele seu primeiro GP.

Depois de um período hegemônico da Mercedes a partir de 2014, a Red Bull voltou a ser campeã no ano passado com Max Verstappen, que bisou o título nesta temporada.