Blog do Flavio Gomes
F-1

EMPRESTA AÍ?

SÃO PAULO (cada uma…) – Depois de contratar todos os pilotos disponíveis no mundo para suas equipes de F-1, F-E, Extreme E, Indy, campeonato de videogames, mundial de mobiletes, torneio de autorama da Estrela e corridas de bolinhas de gude, a McLaren informou hoje que mandou emitir crachás para mais dois pilotos reservas. Ambos emprestados. […]

SÃO PAULO (cada uma…) – Depois de contratar todos os pilotos disponíveis no mundo para suas equipes de F-1, F-E, Extreme E, Indy, campeonato de videogames, mundial de mobiletes, torneio de autorama da Estrela e corridas de bolinhas de gude, a McLaren informou hoje que mandou emitir crachás para mais dois pilotos reservas. Ambos emprestados. Como, aliás, o primeiro anunciado no começo do mês, igualmente com carteira de trabalho assinada por outra empresa.

Explicando. No ano passado, o time papaia fez contratos com Pato O’Ward e Álex Palou, já tinha Daniel Ricciardo e Lando Norris e ainda negociava com Oscar Piastri na surdina. No fim, Palou ficou na Chip Ganassi, Ricciardo foi dispensado, O’Ward permaneceu na operação da empresa na Indy e a equipe ficou sem reserva para a F-1.

Aí, a McLaren pediu Mick Schumacher emprestado à Mercedes, para qualquer eventualidade. OK, a Mercedes respondeu que, se precisar, o menino estará pronto — para quem não lembra, Schumi Jr. foi dispensado pela Haas e tinha ficado desempregado. Uma cortesia dos alemães para quem compra seus motores e paga os boletos direitinho.

Então, hoje, Felipe Drugovich e Stoffel Vandoorne foram anunciados pela McLaren como reservas eventuais, também, com possibilidade de empréstimo pela Aston Martin até a 15ª etapa do campeonato, em Monza. Ambos foram contratados para as funções de reserva/testes/desenvolvimento pelo time verde, que igualmente usa motores Mercedes. Vandoorne, além de tudo, corre na F-E.

Desta forma, a McLaren vai compartilhar três pilotos com Mercedes e Aston Martin, caso precise de um reserva nesta temporada. Terá de mandar confeccionar macacões, capacetes, bancos personalizados e material promocional. Tinha um monte de gente na folha de pagamento, não tem mais nenhum.

Para os pilotos, a notícia é boa. Colocam seus pés em mais de um endereço e ficam torcendo para que os titulares tenham alguma dor de barriga. Mas me pergunto: se Norris ou Piastri não puderem disputar algum GP, quem é o reserva imediato da McLaren? Schumaquinho? “Drugo”? Stoffel?

A gestão de Zak Brown é esquisita.

Por enquanto, quem deve se dar bem é Drugovich. Na próxima postagem vocês saberão por quê.