Blog do Flavio Gomes
F-1

PRECIPITESTES (1)

SÃO PAULO (agora vale!) – Antes de mais nada, uma observação. No quadro de tempos acima, a F-1 divulgou a classificação como sendo da parte da manhã, mas eles erraram no título. São os tempos de toda a primeira sessão da pré-temporada no Bahrein, que vai até sábado. Verstappen foi o mais rápido no geral, […]

2023 Bahrain Pre-Season Test, Day 1 - LAT Images

No quadro aparece “morning”, mas os tempos são do dia todo

SÃO PAULO (agora vale!) – Antes de mais nada, uma observação. No quadro de tempos acima, a F-1 divulgou a classificação como sendo da parte da manhã, mas eles erraram no título. São os tempos de toda a primeira sessão da pré-temporada no Bahrein, que vai até sábado. Verstappen foi o mais rápido no geral, com 1min32s837. Na primeira metade do dia, ele também registrou o melhor tempo: 1min32s959. Como referência, a pole do ano passado, de Charles Leclerc, foi registrada em 1min30s558.

Farei uma análise absolutamente precipitada de cada equipe, já avisando: nenhuma das afirmações tem validade, porque É SÓ O PRIMEIRO DIA DE TESTES DO ANO! Mas tenho certeza que é isso que vocês querem: conclusões definitivas depois de apenas um dia. No fim do ano a gente vê se elas fizeram algum sentido.

Verstappen: vai ser campeão

RED BULL (157 voltas/Verstappen P1) – Verstappen foi o mais rápido, como já dito, nas duas metades do dia. Houve uma pausa para o almoço, e ele voltou ao carro um pouco mais pesado depois de bater um prato, sei lá, de quibes. Eu gosto de quibes com coalhada seca, assim como coloco coalhada seca nas esfihas, também. E me recuso a escrever “esfirras”, assim como detesto “estande” e “estafe”. Max completou 157 voltas (849,684 km) e a Red Bull foi a única equipe que andou com um piloto só. Sergio Pérez ficou na garagem assistindo “Chaves” no celular. O carro é tão bom quanto o do ano passado. E, portanto, o holandês será campeão de novo.

FERRARI (136 voltas/Sainz P3, Leclerc P4) – Os italianos ficaram a pouco menos de meio segundo de Verstappen. Sainz andou mais: 72 voltas, contra 64 de Leclerc. Soube, por fontes seguras, que ele já ligou para Binotto para reclamar que Vasseur favoreceu o espanhol. Binotto só atendeu na segunda chamada. Depois de ouvir as lamúrias do ex-pupilo, respondeu: “Foda-se”. E desligou.

Russell: nono colocado, a mais de 1s de Verstappen

MERCEDES (152 voltas/Hamilton P6, Russell P9) – Lewis também andou mais que Russell, 83 a 69 no número de voltas. Mas Russell não reclamou, porque nunca reclama de nada. O heptacampeão terminou a quase 0s7 da Red Bull. Como de costume, agradeceu a todos na equipe pelo esforço em fazer o carro novo. Todas as equipes fizeram carros novos, mas só Hamilton agradeceu. Nas fotos, o carro preto ficou lindão. No cronômetro, mais ou menos.

ALPINE (113 voltas/Gasly P16, Ocon P17) – O início de ano da Alpine foi, ó, uma merda. Gasly, que chegou agora, completou 60 voltas e ficou na frente de Ocon, 53. Me falaram, mas não sei se é verdade, que Alonso mandou uma mensagem para Pierre: “Ele é lento, mesmo”.

McLAREN (92 voltas/Norris P5, Piastri P18) – Como no ano passado, vai correr com um carro só. Norris continua andando bem e Piastri não é nada disso. Me falaram, mas não sei se é verdade, que Ricciardo mandou uma mensagem para Zak Brown: “Vocês me trocaram por isso aí?”. Foi a equipe que menos andou, apenas 92 voltas (497,904 km).

Bottas: troféu de mais estiloso do grid

ALFA ROMEO (138 voltas/Zhou P8, Bottas P12) – Foram 67 voltas para o chinês e 71 para o finlandês. Pode-se dizer que a equipe não tem do que reclamar. Zhou fez um bom tempo, a menos de 1s de Verstappen, e Bottas saiu do autódromo com o troféu de melhor bigode da temporada que nem começou.

Alonso: fominha, anda sozinho amanhã

ASTON MARTIN (100 voltas/Alonso P2, Drugovich P14) – Assim que saiu dos boxes, Drugovich, escalado para o período da manhã, teve uma pane eletrônica. Ficou uma hora parado, a equipe resolveu o problema e ele conseguiu completar 40 voltas sem intercorrências. Alonso, de tarde, arrebentou um assoalho numa simulação de pit stop e, bufando, perdeu tempo esperando a troca. No fim, ficou com o segundo tempo do dia, a meros 0s029 de Verstappen. O carro é uma cópia verde da Red Bull e a equipe fará uma temporada bem melhor que a de 2022. O espanhol anda sozinho amanhã. No sábado, pode ser que Drugovich seja autorizado a manobrar o carro no box. Me falaram, não sei se é verdade, que Alonso mandou uma mensagem para Lawrence Stroll: “Pode deixar que eu termino os testes e acerto o carro para seu filho”.

Mick, ex-Haas, agora reserva da Mercedes: “Chupa!”

HAAS (108 voltas/Hulkenberg P11, Magnussen P19) – Foram 51 voltas para o alemão, que volta a disputar uma temporada inteira, e 57 para o dinamarquês, que terminou em último. Que é onde a Haas deve terminar o ano. Me falaram, não sei se é verdade, que Mick Schumacher mandou uma mensagem para Günther Steiner: “Chupa!”.

ALPHATAURI (131 voltas/De Vries P13, Tsunoda P15) – O holandês, que fará seu primeiro campeonato pela filial da Red Bull, andou muito mais: 85 voltas, contra 46 do japonês. O carro é tão ruim quanto o do ano passado. Me falaram, não sei se é verdade, que Tsunoda mandou uma mensagem para a sede da Honda no Japão: “Eles não gostam de mim”.

WILLIAMS (149 voltas/Albon P8, Sargeant P10) – Alvíssaras, a Williams não vai ser a última colocada neste ano e Sargeant vai ganhar o prêmio de estreante do ano!