PRECIPITESTES (1)

No quadro aparece “morning”, mas os tempos são do dia todo

SÃO PAULO (agora vale!) – Antes de mais nada, uma observação. No quadro de tempos acima, a F-1 divulgou a classificação como sendo da parte da manhã, mas eles erraram no título. São os tempos de toda a primeira sessão da pré-temporada no Bahrein, que vai até sábado. Verstappen foi o mais rápido no geral, com 1min32s837. Na primeira metade do dia, ele também registrou o melhor tempo: 1min32s959. Como referência, a pole do ano passado, de Charles Leclerc, foi registrada em 1min30s558.

Farei uma análise absolutamente precipitada de cada equipe, já avisando: nenhuma das afirmações tem validade, porque É SÓ O PRIMEIRO DIA DE TESTES DO ANO! Mas tenho certeza que é isso que vocês querem: conclusões definitivas depois de apenas um dia. No fim do ano a gente vê se elas fizeram algum sentido.

Verstappen: vai ser campeão

RED BULL (157 voltas/Verstappen P1) – Verstappen foi o mais rápido, como já dito, nas duas metades do dia. Houve uma pausa para o almoço, e ele voltou ao carro um pouco mais pesado depois de bater um prato, sei lá, de quibes. Eu gosto de quibes com coalhada seca, assim como coloco coalhada seca nas esfihas, também. E me recuso a escrever “esfirras”, assim como detesto “estande” e “estafe”. Max completou 157 voltas (849,684 km) e a Red Bull foi a única equipe que andou com um piloto só. Sergio Pérez ficou na garagem assistindo “Chaves” no celular. O carro é tão bom quanto o do ano passado. E, portanto, o holandês será campeão de novo.

FERRARI (136 voltas/Sainz P3, Leclerc P4) – Os italianos ficaram a pouco menos de meio segundo de Verstappen. Sainz andou mais: 72 voltas, contra 64 de Leclerc. Soube, por fontes seguras, que ele já ligou para Binotto para reclamar que Vasseur favoreceu o espanhol. Binotto só atendeu na segunda chamada. Depois de ouvir as lamúrias do ex-pupilo, respondeu: “Foda-se”. E desligou.

Russell: nono colocado, a mais de 1s de Verstappen

MERCEDES (152 voltas/Hamilton P6, Russell P9) – Lewis também andou mais que Russell, 83 a 69 no número de voltas. Mas Russell não reclamou, porque nunca reclama de nada. O heptacampeão terminou a quase 0s7 da Red Bull. Como de costume, agradeceu a todos na equipe pelo esforço em fazer o carro novo. Todas as equipes fizeram carros novos, mas só Hamilton agradeceu. Nas fotos, o carro preto ficou lindão. No cronômetro, mais ou menos.

ALPINE (113 voltas/Gasly P16, Ocon P17) – O início de ano da Alpine foi, ó, uma merda. Gasly, que chegou agora, completou 60 voltas e ficou na frente de Ocon, 53. Me falaram, mas não sei se é verdade, que Alonso mandou uma mensagem para Pierre: “Ele é lento, mesmo”.

McLAREN (92 voltas/Norris P5, Piastri P18) – Como no ano passado, vai correr com um carro só. Norris continua andando bem e Piastri não é nada disso. Me falaram, mas não sei se é verdade, que Ricciardo mandou uma mensagem para Zak Brown: “Vocês me trocaram por isso aí?”. Foi a equipe que menos andou, apenas 92 voltas (497,904 km).

Bottas: troféu de mais estiloso do grid

ALFA ROMEO (138 voltas/Zhou P8, Bottas P12) – Foram 67 voltas para o chinês e 71 para o finlandês. Pode-se dizer que a equipe não tem do que reclamar. Zhou fez um bom tempo, a menos de 1s de Verstappen, e Bottas saiu do autódromo com o troféu de melhor bigode da temporada que nem começou.

Alonso: fominha, anda sozinho amanhã

ASTON MARTIN (100 voltas/Alonso P2, Drugovich P14) – Assim que saiu dos boxes, Drugovich, escalado para o período da manhã, teve uma pane eletrônica. Ficou uma hora parado, a equipe resolveu o problema e ele conseguiu completar 40 voltas sem intercorrências. Alonso, de tarde, arrebentou um assoalho numa simulação de pit stop e, bufando, perdeu tempo esperando a troca. No fim, ficou com o segundo tempo do dia, a meros 0s029 de Verstappen. O carro é uma cópia verde da Red Bull e a equipe fará uma temporada bem melhor que a de 2022. O espanhol anda sozinho amanhã. No sábado, pode ser que Drugovich seja autorizado a manobrar o carro no box. Me falaram, não sei se é verdade, que Alonso mandou uma mensagem para Lawrence Stroll: “Pode deixar que eu termino os testes e acerto o carro para seu filho”.

Mick, ex-Haas, agora reserva da Mercedes: “Chupa!”

HAAS (108 voltas/Hulkenberg P11, Magnussen P19) – Foram 51 voltas para o alemão, que volta a disputar uma temporada inteira, e 57 para o dinamarquês, que terminou em último. Que é onde a Haas deve terminar o ano. Me falaram, não sei se é verdade, que Mick Schumacher mandou uma mensagem para Günther Steiner: “Chupa!”.

ALPHATAURI (131 voltas/De Vries P13, Tsunoda P15) – O holandês, que fará seu primeiro campeonato pela filial da Red Bull, andou muito mais: 85 voltas, contra 46 do japonês. O carro é tão ruim quanto o do ano passado. Me falaram, não sei se é verdade, que Tsunoda mandou uma mensagem para a sede da Honda no Japão: “Eles não gostam de mim”.

WILLIAMS (149 voltas/Albon P8, Sargeant P10) – Alvíssaras, a Williams não vai ser a última colocada neste ano e Sargeant vai ganhar o prêmio de estreante do ano!

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Johnny
Johnny
1 ano atrás

Já estou com o tédio do terceiro título do MV

Luiz
Luiz
1 ano atrás

Vc Flávio, foi quem esculhambou a Williams!

Lucas
Lucas
1 ano atrás

Sua análise dessa vez foi quase perfeita, Flavio. Aguardando no post seguinte se teremos algumas palavrinhas sobre os fluxos de ar que passam nas reentrâncias e saem nos difusores triplos e rebimbocas diversas e também se a Andrea Moda vem forte ou só pra cumprir tabela esse ano, junto com a Eurobrun.

Paulo Leite
Paulo Leite
1 ano atrás

Ter o dom de ser ser hilário ao mesmo tempo que informa com precisão, é hilário, é verdade.
Sigamos no modo hilário para explicar a excepcional performance do carro de Max enquanto Sergio segue no modo Chaves.
Max soube através de um espião japonês que a CUT filial japão colocou a Toyota contra a parede para aumento de salário. Pressionada, aToyota bate pino e aumenta salários com maior o aumento dos últimos 20 anos.
Max super preocupado com os boletos vencendo, dispara zaps para Chris e Helmut, sem aumento de salário, ameaça diminuir a força do pé-direito em até 5% no treino da semana. Poucas horas mais tarde, a Honda, que não fica atrás da Toyota nem em aumento de salário, também anuncia aumento, 5% para todos, incluindo Max, Perez, Chris e Helmut.
Daí a explicação para o temporal de Max nos treinos, simplemente voou. Tsunoda, inexplicavelmente apesar de japonês, não ganhou aumento e ameaça trocar o Civic por um Corolla branco manual total-flex modelo afeganistão, mas pode ser boato sindical.

Marcus Jose Witzler
Marcus Jose Witzler
1 ano atrás

Torcendo pela Williams e Alfa Romeo!!! E pelo Hulk também

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
1 ano atrás

E a RED BULL cheia de tinta papando todo mundo…

Johnny
Johnny
Reply to  Leonisio Barroso
1 ano atrás

Acho que cabe mais uma demão de tinta e ainda assim ficam na liderança

Edison
Edison
1 ano atrás

No fim do ano voltamos aqui pra ver o resultado das previsões

Flavio
Flavio
1 ano atrás

Você deveria ter mais respeito pelos leitores. Que coluna mais besta

Wilson
Wilson
1 ano atrás

rindo muito, que texto!! bom demais!!

Mauricio Rocha
Mauricio Rocha
1 ano atrás

Red Bull vai sobrar tanto que o Perez será vice.

Livio Parrini
Livio Parrini
1 ano atrás

Ler esse texto hoje foi hilário, percebi um certo aspecto torcedor, posso estar errado. A resenha da Ferrari, Mercedes e Hass, representam o que eu penso. A ultima linha são o supra sumo da vingança. Meus parabéns gostei muito das resenhas.

Markonikov
Markonikov
1 ano atrás

Corraboro com todas as previsões … infelizmente, verstappen vai ganhar com um pé nas costas de novo … e a Mercedes, com essa teimosia em sidepod mínimo, acabou de novo com o campeonato (pq a Ferrari não vai ser campeã com o Vasseur, tenha dó também … )

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo
1 ano atrás

É verdade que Max já mandou encomendar o chopp do tri?

Marcos Bassi
Marcos Bassi
1 ano atrás

Tô ficando velho e chato, só pode. Fico agoniado com o narrador que tá lá pra isso e não vê. Sei..não dever ser fácil. Do sofá é mais tranquilo. Verstappen e Hamilton já estavam na volta 320 cada um, aí apareciam na tela e o narrador: lá vem Hamilton pra abrir volta rápida. Passava 18 segundos atrás na primeira parcial. O narrador: ele deve ter errado e tirou o pé. Já fazia 15 horas que não aparecia (p) na frente de Verstappen ou Hamilton. É só olhar pra tela…P de pitlane, Paddock, Pit Stop, parada, porra do box. Não aparece P, tá na pista. Já fazia umas 3 voltas que o Hamilton saia do traçado no final da reta. Ia pro sujo e quicava mais. Não era saudade de quicar tava fazendo de propósito. O narrador: Hamilton saiu do traçado pra fugir dos bumps mas percebeu que não foi bom negócio. Afe! Assistir 4 horas de teste é pra poucos, fã mesmo, porque a emoção corre solta. Quando aparece o Leclerc pra abrir um volta rápida pra valer, o narrador: Comentarista, vamos falar do Drugo. Você acha que o Drugo tem chance? Aí aparecia de forma interminável, o “Drugo” parando o carro com a mão na cintura e em câmera lenta. Volta pro ao vivo: Leclerc quarto, Alonso segundo, enquanto a gente assistia o Drugo na posição de chaleira. Tá. Vou ali tomar Rivotril e já volto. (E vou escrever menos na próxima).

Rodrigo
Rodrigo
1 ano atrás

Será que a Mclaren é um carro que só um piloto consegue pilotar, igual a Red Bull entre 2019 e 2021?

Carlos+Alexandre
Carlos+Alexandre
Reply to  Rodrigo
1 ano atrás

Ou igual o Marc Márquez, da MotoGP, com a Honda.