Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM À TARDE

A IMAGEM DA CORRIDA SÃO PAULO (vai dar…) – Primeiro rescaldão do ano para deleite da meia dúzia de fiéis leitores que seguem aqui, assim como eu, escrevendo. E começando com o cara mais feliz do Golfo Pérsico no domingo, Fernando Alonso, terceiro colocado na prova de abertura do Mundial. Foi o 30º terceiro lugar […]

A IMAGEM DA CORRIDA

Ninguém estava mais feliz que Alonso no Bahrein

SÃO PAULO (vai dar…) – Primeiro rescaldão do ano para deleite da meia dúzia de fiéis leitores que seguem aqui, assim como eu, escrevendo. E começando com o cara mais feliz do Golfo Pérsico no domingo, Fernando Alonso, terceiro colocado na prova de abertura do Mundial. Foi o 30º terceiro lugar de sua carreira, que já soma 99 pódios. Mas talvez tenha sido o mais festejado de todos. A foto foi distribuída pela Aston Martin e eleita, por votação eletrônica, a melhor imagem do GP do Bahrein. Se alguém quiser contestar o resultado do pleito, que corra para a porta de algum quartel.

Agora vamos às nossas caixinhas coloridas para passar a régua na primeira corrida da temporada.

Guanyu Zhou fez a melhor volta de um GP pela segunda vez

CHINÊS VELOZ – Com 1min33s996, Zhou fez a melhor volta do GP do Bahrein na penúltima das 57 da corrida. Não foi a primeira vez que o chinês da Alfa Romeo registrou uma volta mais rápida em GP. No Japão, ano passado, fez o mesmo. Em ambas, porém, não marcou o ponto extra destinado ao autor da façanha. Isso porque só leva o pontinho o cabra que faz a melhor volta e termina entre os dez primeiros. Nos dois GPs, Zhou acabou em 16º. Serviram, suas voltas rápidas, para robustecer suas estatísticas e tirar o ponto extra de alguém. No caso, Gasly era o dono do pontinho. E a Alfa Romeo vai brigar com a Alpine ponto a ponto neste ano. Ninguém dá ponto sem nó nesse negócio.

PANE GERAL – A Ferrari ainda não sabe direito o que aconteceu no carro de Leclerc. Antes da largada, o time trocou componentes elétricos do #16, incluindo a bateria. Por alto, o time informou que houve algo na central eletrônica que comanda os sistemas da viatura. Charlinho, além de lamentar a quebra (estava em terceiro, com chance de pódio), choramingou pela performance. “Em ritmo de corrida, estamos um segundo por volta mais lentos que a Red Bull”, disse. Um segundo por volta na F-1 é duro de tirar. Ô se é.

DESÂNIMO TOTAL – Toto Wolff, o chefe da Mercedes, já deu a dica. A equipe vai mexer no carro e jogar fora o projeto “zeropod”, da traseira magricela com assoalho exposto. Basta ler com atenção seu desabafo pós-corrida. “Não tem um único ponto positivo que possamos tirar deste fim de semana. Falta ritmo, velocidade. Os pilotos têm de apertar muito o ritmo e matam os pneus. A Red Bull está em outro planeta. A Aston Martin tem o segundo carro mais rápido. Foi um alerta para nós, temos de conversar com os engenheiros e não podemos nos apegar a dogmas. Temos de ser humildes. Foi um dos piores dias da história de nossa equipe em corrida.”

DESÂNIMO TOTAL 2 – Acrescente-se o depoimento de Hamilton sobre o W14. Perguntaram quando esse carro começou a dar errado. “Um ano atrás”, respondeu, referindo-se ao W13 — cuja ineficácia não foi grande o bastante para a Mercedes desistir do conceito adotado. “Precisamos mais carga aerodinâmica na frente e atrás. Temos o quarto melhor carro do grid. Estamos atrás de Red Bull, Aston Martin e Ferrari. Este não é o carro certo.”

A FRASE DE SAKHIR

“A Red Bull vai ganhar as 23 corridas da temporada. Essa é minha aposta. Pode ser que não façam as poles sempre, porque a Ferrari é muito competitiva em classificação. Mas em corrida, ninguém vai conseguir brigar com eles neste ano.”

George Russell, da Mercedes

O NÚMERO DO BAHREIN

10

…vitórias nas últimas 12 corridas conseguiu Verstappen. Desde o GP da França do ano passado, quando desandou a ganhar, o holandês da Red Bull só não subiu ao degrau mais alto do pódio em Singapura (sétimo) e no Brasil (sexto).

Pérez com Verstappen: Red Bull é só sorrisos

FIASCO PAPAIA – Escrevi ontem que Norris foi o último a cruzar a linha de chegada, argumento para malhar a McLaren. Não tinha reparado no número de pit stops: seis. A equipe explicou. Seu carro estava perdendo pressão pneumática no motor, e a cada dez voltas ele tinha de ir para os boxes “recarregar” o sistema. O abandono de Piastri foi por problemas elétricos.

MEU HERÓI – Stroll contou que quando os médicos o atenderam, previram que ele só voltaria a guiar um carro na Austrália ou no Azerbaijão. Disse que seus punhos estavam “pegando fogo” de dor na corrida. Foi chamado de “meu herói” por Alonso. O sexto lugar, de fato, foi uma façanha.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS do nono lugar de Gasly, depois de largar da última posição. O francês foi combativo e acabou fazendo do limão uma limonada na estreia pela Alpine. Ocon, em compensação, foi punido várias vezes e não conseguiu converter a boa classificação em um resultado decente.

NÃO GOSTAMOS da Ferrari, às voltas com um carro pouco competitivo (o final de prova de Sainz foi terrível, e só não perdeu o quarto lugar para Hamilton porque a Mercedes está na mesma) e pouco confiável, como se viu pelo abandono de Leclerc na primeira prova do ano.