Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM À TARDE

A IMAGEM DA CORRIDA SÃO PAULO (justo) – O vaivém do troféu de Alonso em Jedá já foi bem explicadinho na postagem de ontem sobre o GP da Arábia Saudita. Como escrevi e reescrevi o texto três vezes, acho que não faltou dizer nada. Talvez, apenas, que a FIA vai rever o artigo que descreve […]

A IMAGEM DA CORRIDA

Alonso líder: quem diria que a Aston Martin estaria aí?

SÃO PAULO (justo) – O vaivém do troféu de Alonso em Jedá já foi bem explicadinho na postagem de ontem sobre o GP da Arábia Saudita. Como escrevi e reescrevi o texto três vezes, acho que não faltou dizer nada. Talvez, apenas, que a FIA vai rever o artigo que descreve como devem ser cumpridas as punições por tempo dentro dos boxes, para ficar claro o que é “trabalhar no carro”: se pode encostar, dar um beijo no nariz, abraçar o piloto, polir a carenagem, limpar o espelhinho, ou se ninguém pode chegar perto do automóvel. O que seria bem fácil de compreender, executar e fiscalizar. Basta colocar no texto que até serem cumpridos os cinco segundos do pênalti ninguém pode sair de dentro da garagem. Têm de ficar todos atrás de uma linha pintada no chão. Claro que, assim, a parada seria ainda mais demorada, mas paciência. É o preço a pagar por uma irregularidade.

Escolhi como imagem mais representativa da corrida os primeiros metros logo depois da largada, com Alonso liderando a prova à frente de Sergio Pérez. Podia ter optado por essa aí embaixo à esquerda, na pequena galeria dedicada ao espanhol. É a do macaco que tocou no carro do espanhol. Mas a foto é ruim, então fica só o registro.

Para ver em tamanho maior, é só clicar nas fotos.

O NÚMERO DA ARÁBIA SAUDITA

9

…voltas na liderança soma a Aston Martin agora na F-1. A equipe, que estreou em 2021 (teve participações esparsas em 1959 e 1960, também, com apenas 11 provas disputadas), havia liderado os GPs do Azerbaijão de 2021 (quatro voltas) e dos EUA de 2022 (duas), sempre com Vettel. Alonso liderou três voltas ontem em Jedá.

Hoje estou na linha “podia ter escolhido” outra coisa. O número acima é menos importante que o centésimo pódio da carreira de Alonso, mas a cifra foi igualmente citada ontem, com grande destaque. GP ruim rende pouco no dia, menos ainda no dia seguinte. Mas vamos em frente.

Depois da prova, Toto Wolff deu entrevistas mais aliviado, já que a Mercedes, pelo menos, chegou na frente da Ferrari. Prometeu mudanças no W14 que deverão ser mais visíveis em Ímola, em 21 de maio. Antes do primeiro GP europeu da temporada, a F-1 ainda corre na Austrália, no Azerbaijão e em Miami. Nessas três etapas, o carro alemão continua mais ou menos a mesma coisa: “agradável” para Russell, “incompreensível” para Hamilton.

A FRASE DE JEDÁ

“Mesmo se [o carro novo] tiver de parecer com um ônibus londrino de dois andares, vamos fazer com que seja rápido.”

Toto Wolff, chefe da Mercedes
Russell na frente de Hamilton: pelo menos, melhor que a Ferrari

A melhor volta da corrida de ontem garantiu a Verstappen a liderança do campeonato, um ponto à frente de Pérez. Ela foi anotada na última passagem do piloto pela cronometragem, para não dar chance ao mexicano de devolver a gentileza.

Checo tinha feito sua melhor volta na 38ª, e depois da prova disse que a equipe precisa ser “mais clara” ao lhe passar informações. Aparentemente, ele perguntou se Max iria apertar o ritmo para buscar o ponto extra — para fazer o mesmo, claro — e lhe responderam com uma receita de torta de maçã, para disfarçar. “Quantas xícaras de farinha pra massa?”, perguntou o mexicano. Antes que respondessem, a corrida tinha acabado. Ficou um certo mal-estar interno.

O que é uma bobagem. Pérez sabe que não vai ser campeão. Ganhou um GP com o companheiro fodão do Bairro Peixoto em segundo, está bom demais. Quer fazer a melhor volta, que faça. E pronto.

Checo vence e a volta mais rápida vem logo atrás com Max: mal-estar na Red Bull

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da Alpine, que levou seus dois carros aos pontos e mostrou algum poder de reação depois do mau início no Bahrein. Ocon ficou em oitavo e Gasly foi o nono. A equipe terminou a temporada passada em quarto e não vai repetir o resultado, com a ascensão meteórica da Aston Martin. Mas, pelo menos, não dá vexame como a McLaren. E se terminar em quinto, ficará feliz.

NÃO GOSTAMOS da McLaren, que terminou em 15º com Piastri e em 17º com Norris. Ambos tiveram problemas na primeira volta. Um toque de Oscar em alguém quebrou sua asa dianteira. Os restos mortais da peça quebraram a asa dianteira de Norris. Trocaram os bicos, caíram para a rabeira do pelotão e lá ficaram. Duas equipes estão zeradas nos pontos depois de duas etapas: a AlphaTauri e a McLaren. A situação do time papaia é patética.