SOBRE ONTEM À TARDE

A IMAGEM DA CORRIDA

Alonso líder: quem diria que a Aston Martin estaria aí?

SÃO PAULO (justo) – O vaivém do troféu de Alonso em Jedá já foi bem explicadinho na postagem de ontem sobre o GP da Arábia Saudita. Como escrevi e reescrevi o texto três vezes, acho que não faltou dizer nada. Talvez, apenas, que a FIA vai rever o artigo que descreve como devem ser cumpridas as punições por tempo dentro dos boxes, para ficar claro o que é “trabalhar no carro”: se pode encostar, dar um beijo no nariz, abraçar o piloto, polir a carenagem, limpar o espelhinho, ou se ninguém pode chegar perto do automóvel. O que seria bem fácil de compreender, executar e fiscalizar. Basta colocar no texto que até serem cumpridos os cinco segundos do pênalti ninguém pode sair de dentro da garagem. Têm de ficar todos atrás de uma linha pintada no chão. Claro que, assim, a parada seria ainda mais demorada, mas paciência. É o preço a pagar por uma irregularidade.

Escolhi como imagem mais representativa da corrida os primeiros metros logo depois da largada, com Alonso liderando a prova à frente de Sergio Pérez. Podia ter optado por essa aí embaixo à esquerda, na pequena galeria dedicada ao espanhol. É a do macaco que tocou no carro do espanhol. Mas a foto é ruim, então fica só o registro.

Para ver em tamanho maior, é só clicar nas fotos.

O NÚMERO DA ARÁBIA SAUDITA

9

…voltas na liderança soma a Aston Martin agora na F-1. A equipe, que estreou em 2021 (teve participações esparsas em 1959 e 1960, também, com apenas 11 provas disputadas), havia liderado os GPs do Azerbaijão de 2021 (quatro voltas) e dos EUA de 2022 (duas), sempre com Vettel. Alonso liderou três voltas ontem em Jedá.

Hoje estou na linha “podia ter escolhido” outra coisa. O número acima é menos importante que o centésimo pódio da carreira de Alonso, mas a cifra foi igualmente citada ontem, com grande destaque. GP ruim rende pouco no dia, menos ainda no dia seguinte. Mas vamos em frente.

Depois da prova, Toto Wolff deu entrevistas mais aliviado, já que a Mercedes, pelo menos, chegou na frente da Ferrari. Prometeu mudanças no W14 que deverão ser mais visíveis em Ímola, em 21 de maio. Antes do primeiro GP europeu da temporada, a F-1 ainda corre na Austrália, no Azerbaijão e em Miami. Nessas três etapas, o carro alemão continua mais ou menos a mesma coisa: “agradável” para Russell, “incompreensível” para Hamilton.

A FRASE DE JEDÁ

“Mesmo se [o carro novo] tiver de parecer com um ônibus londrino de dois andares, vamos fazer com que seja rápido.”

Toto Wolff, chefe da Mercedes
Russell na frente de Hamilton: pelo menos, melhor que a Ferrari

A melhor volta da corrida de ontem garantiu a Verstappen a liderança do campeonato, um ponto à frente de Pérez. Ela foi anotada na última passagem do piloto pela cronometragem, para não dar chance ao mexicano de devolver a gentileza.

Checo tinha feito sua melhor volta na 38ª, e depois da prova disse que a equipe precisa ser “mais clara” ao lhe passar informações. Aparentemente, ele perguntou se Max iria apertar o ritmo para buscar o ponto extra — para fazer o mesmo, claro — e lhe responderam com uma receita de torta de maçã, para disfarçar. “Quantas xícaras de farinha pra massa?”, perguntou o mexicano. Antes que respondessem, a corrida tinha acabado. Ficou um certo mal-estar interno.

O que é uma bobagem. Pérez sabe que não vai ser campeão. Ganhou um GP com o companheiro fodão do Bairro Peixoto em segundo, está bom demais. Quer fazer a melhor volta, que faça. E pronto.

Checo vence e a volta mais rápida vem logo atrás com Max: mal-estar na Red Bull

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da Alpine, que levou seus dois carros aos pontos e mostrou algum poder de reação depois do mau início no Bahrein. Ocon ficou em oitavo e Gasly foi o nono. A equipe terminou a temporada passada em quarto e não vai repetir o resultado, com a ascensão meteórica da Aston Martin. Mas, pelo menos, não dá vexame como a McLaren. E se terminar em quinto, ficará feliz.

NÃO GOSTAMOS da McLaren, que terminou em 15º com Piastri e em 17º com Norris. Ambos tiveram problemas na primeira volta. Um toque de Oscar em alguém quebrou sua asa dianteira. Os restos mortais da peça quebraram a asa dianteira de Norris. Trocaram os bicos, caíram para a rabeira do pelotão e lá ficaram. Duas equipes estão zeradas nos pontos depois de duas etapas: a AlphaTauri e a McLaren. A situação do time papaia é patética.

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jaime
jaime
1 ano atrás

Olá Flavio. Poderia dizer um pouco sobre a regra dos conchetes. Se eu não me engano, há sensores para punir quem queima a largada. Mas tb é de difícil visualização do piloto. Como fica ?

Marcio
Marcio
1 ano atrás

Em uma taverna lúgubre, perto de um vilarejo encravado nos Alpes, era possível observar duas silhuetas em um canto escuro, bebericando cerveja em canecas rústicas enquanto assistiam corrida de F-1 em uma velha TV de raios catódicos. Um deles tinha uma vasta cabeleira meio eriçada e usava óculos de armação redonda. O outro era careca, de fisionomia sisuda amenizada por um leve sorriso de canto de boca. Trocavam olhares e franziam o cenho enquanto a corrida se desenrolava.
Quando a bandeira quadriculada foi agitada e a tabela de classificação apareceu na tela, as duas figuras se abraçaram e bradaram “foda-se!” em meio a gargalhadas….

Last edited 1 ano atrás by Marcio
Jorge Luis
Jorge Luis
1 ano atrás

Flavinho faz mais post no blog pô …. kkkk
Todos os dias é o primeiro que eu entro ….
Faz mais …. Estamos juntos … Abraço ….

Clodoaldo
Clodoaldo
1 ano atrás

À chegada de Riccardo fez bem pro Peres, tá com o brioco na mão ou se explica ou o Hellmut mete o pé na nadega dele que é algo que faz tempo que tem vontade

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Clodoaldo
1 ano atrás

Ricciardo correu de Red Bull durante 5 anos e nem vice foi!

Gabriel Cunha
Gabriel Cunha
1 ano atrás

Na transmissão da Band um dos comentaristas falava que finalmente Norris encontrou um companheiro forte, capaz de andar próximo dele. O australiano era o 15º e o britânico 16º no momento.
Realmente um bem pertinho do outro no final do pelotão.

Glauber
Glauber
Reply to  Gabriel Cunha
1 ano atrás

Os dois de Rural numa serra sinuosa e você quer que eles andem à 300 por hora?
Deixe de ser babaca!
O Max estava certo, finalmente o Norris encontrou um companheiro que o desafiou a mostrar à que veio

Gabriel Cunha
Gabriel Cunha
Reply to  Glauber
1 ano atrás

Vai ler um pouco, tentar aprender a interpretar um simples texto, rapaz. Eu quis dizer justamente o que vc insinua: com uma joça dessas na mão, andando em 15º e 16º qual o parâmetro para se analisar qualquer coisa? Se você conseguisse interpretar meia dúzia de frases simples entenderia que se houve uma crítica na minha frase foi à forçação de barra da transmissão em sugerir alguma competição ali no fundo entre os dois. Mais um analfabeto funcional por aqui…

José Roberto Pedreira
José Roberto Pedreira
1 ano atrás

Regulamento e interpretação nebulosos, parece futebol . Simplifica: acrescenta “x” segundos ao tempo final, dependendo da irregularidade cometida. Durante a corrida pilotos e equipes teriam que encontrar formas de descontar o tempo acrescentado. Tentam criar emoção com essas paradas forçadas, mas só criam confusão.

Glauber
Glauber
Reply to  José Roberto Pedreira
1 ano atrás

Também penso assim. Acrescenta X tempo ao fim da corrida e pronto! O piloto que sabendo que terá o pênalti à cumprir que trate de sentar o pé pra pagá-lo!!

Sandro
Sandro
1 ano atrás

O que parece é que Ricardo pulou fora na hora certa e de quebra ganhando uma grana. E com chances de voltar a RB em 2024. Com aquela cara soridente com quem não tá ligado, so dando uma de mineirinho.

SERGIO CHAPLIN
SERGIO CHAPLIN
1 ano atrás

FG, voce disse tudo ao nos dizer que no gp teve pouca coisa…..
Parece que só RBRs e A.Martins estão jogando sério mesmo,
Pelo menos temos a surpresa da Aston que evoluiu muitissimo do que ela fazia no passado e a REDBULL já era uma equipe de pontA, e dizem que são quatro RBRs no grid, duas azulão violeta tradicional e duas verdes…… duas com motor Honda e duas com motor Mercedes……se não é veredade, é quase….
No andar da carruagem MAX alcança AIRTON SENNA este ano e se bobearem ano que vem alcança VETTEL E PROST, vamos aguardar e assistir as corridas nada esta garantido apesar da supersuper superioriedade.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 ano atrás

Mas que grande paixão vai por aí pelo Alonso, Flavio Gomes…
Seja mais imparcial, não exagere…

Leonisio Barroso
Leonisio Barroso
1 ano atrás

Se a Aston Martin é a sensação, a decepção da temporada, até agora, é a Mercedes.

Last edited 1 ano atrás by Leonisio Barroso
Fernando Luiz Lopes
Fernando Luiz Lopes
1 ano atrás

Para o campeonato ter graça só se a Aston Martin e Red Bull trocassem Alonso e Pérez.

Diferença grotesca entre Pérez e Max. Como pode? Ainda mais em uma era onde dizem que o carro “fala” muito mais.

Colocassem Alonso, mesmo após os 40, com Max teríamos um campeonato.

Desanima assim.

Em 2008 tínhamos uma grande expectativa de evolução do pega McLaren x Ferrari x BMW (que estavam evoluindo muito e começavam a ganhar corridas, além da excelente dupla de pilotos), mas a FIA criou uma hegemonia da Red Bull ao tentar – adivinhe?! – dar mais competitividade.

Em 2021 tivemos um ano fantástico e, tivessem continuado daquele jeito, poderíamos ter um excelente 2022, 2023…

Duas equipes com muita grana;
Duas equipes que dividiram os campeonatos da última década – cada qual de forma hegemônica, é verdade, mas que haviam, enfim, se nivelado em 2021;
Cada equipe possui um piloto geracional;
Um heptacampeão querendo bater recorde e que, enfim, sentiu-se desafiado;
Um jovem genial já campeão e sedento por se provar mais e mais.

Arrebentaram com tudo.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
1 ano atrás

FORMULA 1 está muito previsível, muito chata .Segunda ou terceira equipe é mesma coisa , perdedores . Sou do tempo poe ex: dois tipos de pneus que eram mais rápids numa pista o outro melhor na outra etc…Campeonato com 23 corridas já sabemos o campeão e a equipe campeã……ruim…muito ruim..

Wagner
Wagner
1 ano atrás

Sei que na vida e no esporte não existe o “se”;

Mas olhando os resultados da Aston Martin penso em quanto o Vettel é azarado.

Matias Gulin
Matias Gulin
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Por outro lado Vettel nos últimos anos perdeu performance de uma forma inexplicável. Não parecia mais nem de longe aquele tetracampeão rápido e agressivo. Ao contrário do Alonso. Então eu diria que a AM bólido deste ano seria provavelmente um desperdício nas mãos dele.

Fernando
Fernando
Reply to  Wagner
1 ano atrás

É preciso lembrar também que esta é provavelmente a última equipe do Alonso, e ao que parece, até que enfim foi uma decisão que deu bom resultado. Pela primeira vez nos anos recentes ele saiu de um time e o time anterior andou pra trás e o time novo andou pra frente.

Glauber
Glauber
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Queria ser azarado sendo 4 vezes campeão como ele!!!

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Glauber
1 ano atrás

E três vezes vice.

Israel
Israel
Reply to  Wagner
1 ano atrás

Desde 2019 Vettel já dava sinais que estava cansado. Além da família, pesou a paixão pelo ativismo no inicio da pandemia… É normal. Ele provavelmente sabia que o carro desse ano era promissor e mesmo assim decidiu se retirar.