Blog do Flavio Gomes
F-1

…FICA NA SPRINT

SÃO PAULO (resolvido) – Podia começar o texto assim: a partir de agora, o que acontece na Sprint fica na Sprint. E comecei. Então, vamos em frente. A F-1 mudou o formato das minicorridas de sábado, que serão seis neste ano. Para lembrar: com 100 km de percurso, elas foram introduzidas em 2021 com pontos […]

SÃO PAULO (resolvido) – Podia começar o texto assim: a partir de agora, o que acontece na Sprint fica na Sprint. E comecei. Então, vamos em frente. A F-1 mudou o formato das minicorridas de sábado, que serão seis neste ano. Para lembrar: com 100 km de percurso, elas foram introduzidas em 2021 com pontos para os três primeiros colocados e resultado determinando o grid da corrida de domingo. Foram três na primeira temporada. Ano passado, a pontuação foi ampliada para os oito primeiros, novamente com três edições e resultado, de novo, formando o grid do GP. Agora, será diferente. O que acontece na Sprint fica na Sprint.

Será assim, valendo já a partir de Baku, neste fim de semana — a primeira das seis Sprints do ano, sendo as outras na Áustria, Bélgica, Catar, Austin e Interlagos. Na sexta, treino livre de uma hora e, depois, definição do grid para a corrida de domingo no conhecido formato das classificações: Q1, Q2 e Q3. Assim, na sexta teremos o pole-position para o GP do Azerbaijão. Pausa, voltamos domingo. Se o cara que fizer a pole quiser passar o sábado tomando sol na piscina do hotel, sem problema. Aparece domingo e larga na pole.

No sábado, o evento ganha autonomia. Seu resultado em nada influirá no grid da corrida principal. Será realizada uma classificação curtinha apenas para formar o grid da Sprint, chamado de “Shootout Qualifying”, ou SQ. Terá meia hora de duração, com 12 minutos para o SQ1, dez para o SQ2 e oito para o SQ3. Nas duas primeiras partes, todos devem usar pneus médios. Na última, que define os dez primeiros do grid da Sprint, macios. A Sprint em si será como tem sido: um terço da distância original do GP (cerca de 100 km) com pontos para os oito primeiros, sendo oito para o vencedor e um para o oitavo colocado.

A ideia é fazer com que ninguém corra a Sprint cautelosamente, com medo de perder posições no grid de domingo. Isso, na avaliação da F-1, vinha fazendo com que os pilotos tivessem uma abordagem meio conservadora nessas minicorridas, pelo receio de fazer alguma merda e despencar no grid da prova de verdade. Agora, o cara pode fazer o terceiro lugar na sexta, brigar pela vitória no sábado, bater no muro, fazer zerinhos e terminar em último, mas seu terceiro lugar no grid de domingo está garantido.

A ideia é essa. Gostaram?