…FICA NA SPRINT
SÃO PAULO (resolvido) – Podia começar o texto assim: a partir de agora, o que acontece na Sprint fica na Sprint. E comecei. Então, vamos em frente. A F-1 mudou o formato das minicorridas de sábado, que serão seis neste ano. Para lembrar: com 100 km de percurso, elas foram introduzidas em 2021 com pontos para os três primeiros colocados e resultado determinando o grid da corrida de domingo. Foram três na primeira temporada. Ano passado, a pontuação foi ampliada para os oito primeiros, novamente com três edições e resultado, de novo, formando o grid do GP. Agora, será diferente. O que acontece na Sprint fica na Sprint.
Será assim, valendo já a partir de Baku, neste fim de semana — a primeira das seis Sprints do ano, sendo as outras na Áustria, Bélgica, Catar, Austin e Interlagos. Na sexta, treino livre de uma hora e, depois, definição do grid para a corrida de domingo no conhecido formato das classificações: Q1, Q2 e Q3. Assim, na sexta teremos o pole-position para o GP do Azerbaijão. Pausa, voltamos domingo. Se o cara que fizer a pole quiser passar o sábado tomando sol na piscina do hotel, sem problema. Aparece domingo e larga na pole.
No sábado, o evento ganha autonomia. Seu resultado em nada influirá no grid da corrida principal. Será realizada uma classificação curtinha apenas para formar o grid da Sprint, chamado de “Shootout Qualifying”, ou SQ. Terá meia hora de duração, com 12 minutos para o SQ1, dez para o SQ2 e oito para o SQ3. Nas duas primeiras partes, todos devem usar pneus médios. Na última, que define os dez primeiros do grid da Sprint, macios. A Sprint em si será como tem sido: um terço da distância original do GP (cerca de 100 km) com pontos para os oito primeiros, sendo oito para o vencedor e um para o oitavo colocado.
A ideia é fazer com que ninguém corra a Sprint cautelosamente, com medo de perder posições no grid de domingo. Isso, na avaliação da F-1, vinha fazendo com que os pilotos tivessem uma abordagem meio conservadora nessas minicorridas, pelo receio de fazer alguma merda e despencar no grid da prova de verdade. Agora, o cara pode fazer o terceiro lugar na sexta, brigar pela vitória no sábado, bater no muro, fazer zerinhos e terminar em último, mas seu terceiro lugar no grid de domingo está garantido.
A ideia é essa. Gostaram?
Faz parte dessa água de arroz que esse pessoal da Liberty quer fazer da F1. Não é quantidade e muito menos a Nascarizaçao do evento que vai faze-lo melhor, parece difícil de as pessoas compreenderem isso. A F1 é técnica por excelência, e isso precisa ser ressaltado no seu formato. Jogaram uma parte importante do evento (a classificação, que é sim atrativa e muito legal) para uma sexta-feira que ninguém vai assistir. Mataram a classificação em pró de uma sprint que, de bom, tivemos só uma em Interlagos. Não aprovei, e acho que a F1 toma um caminho bem perigoso quando opta pelo entretenimento barato para assistir de pipoquinha e Coca-Cola na mão.
E quem ganhar mais sprints leva a Taça Guanabara.
A ideia é boa Flavinho, mas eu penso que o mais legal seria: treinos na sexta, definição da pole sabado pela manha, SPRINT SÁBADO À TARDE e CORRIDA INTEGRAL NO DOMINGO com as posições do resultado da sprint
Quanto mais corridas melhor ainda.
Gostei e não gostei…
Ok, as sprints ficarão mais competitivas e mais legais de assistir.
Os pilotos serão mais competitivos, em tese, pois os pilotos não arriscarão espatifar com o carro e poder ficar sem no dia seguinte, a ponto de não haver tempo hábil para reparar.
E se detonarem com alguma daquelas peças que custam posições nas largadas?
E o que ficou mesmo sem sentido é o fato da sprint ter sido criada para dar mais emoção na qualificação, porém nesse formato agora, a qualificação do GP ficou mais sem graça ainda, na sexta, muito provavelmente com menos audiência do que uma qualificação regular.
E as Sprints, viraram novas corridas, ainda que pequenas, em um calendário já bastante farto.
A raridade gera exclusividade, sabe aquele conceito do menos é mais?
Quanto menos corridas, mais valor cada uma delas tem. Se a F1 virar novela na TV, o público não vai se importar de perder um capítulo ou outro de vez em quando. Cada vez menos vamos nos preoucpar em acordar de madrugada para assistir um GP do outro lado do mundo, sendo que tem mais outros tantos pela frente… e as sprints.
Engraçado como a F1 era simples e saborosa até alguns anos atrás.
A cada duas ou três semanas: café da manhã, globo rural e corrida. Até o almoço hinos tocados e tudo resolvido. Boa parte das provas era assim.
Hoje temos dezenas de provas, corrida curta, punições duvidosas, punição porque não cumpriu a punição direito, prova interrompida por besteira, limitação de testes e peças, anulação da punição. Tá confuso e só falta começarem a intervir nas provas porque alguém viu uma embalagem de cachorro quente na pista.
Trocaram seis por meia dúzia.
francamente….essa nova era da F1 cheia de nuances, peculiaridades, regrinhas e tal tá bem chatinho de acompanhar.
Saudade de quando as coisas eram mais simples.
não gosto dessas Sprint Races,
Entoa, digamos que ficou….”menos ruim”
ja q eh pra inventar regra q facam a sprint com os pilotos reservas/de teste… eles teriam q cuidar do equipamento, ou seja, ser rapidos mas cautelosos, e ao mesmo tempo seria um mini-campeonato…
ahhh.. agora tindi !!
Toda tentativa é válida… mas uma “sprint” de 100km é ridícula. Muito longa. Reduz drasticamente qualquer possibilidade de alguma zebra pq qd alguem de tras eventualmente largar bem ou se livrar de algum acidente, 100km da tempo suficiente para os de sempre alcançar e passar. Acho q 50km (pra menos) ja tava de bom tamanho….
Se querem mesmo emoção e corrida diferenciada à qualquer custo, poderiam dar pontos para os 8 primeiros colocados no shootout qualy, e depois inverte o grid desses 8 pontuados para a sprint, com certeza ia ter pega entre quem pontua no qualy e depois tentar correr o máximo para pegar mais pontos na corrida saindo um pouco mais atrás.
Complementando, tem muitas ideias boas pra sprint, porém não pode ser um evento MELHOR que o de domingo, isso iria descaracterizar totalmente a coisa né, um evento sobrepor o outro. eles tem que fazer algo “ruim” suficiente pra domingo continuar sendo melhor
Só não curti esse Shootout Qualifying.
podia invertir grid, ou classificação do campeonato, qualquer coisa mais simples do que ter OUTRA classificação.
Só complementando aqui tá Flavio, eu não me lembro qual gp era, se foi mais de 1, e acho que foi ano passado me desculpem to com preguiça de googlar quem souber que nos brinde, ok, mas ficou muito bonita a REDBULL na cor branca. ABRAÇOS
Acho que MAXEMILIAM VERSTAPEN esta dando as cartas na F1. O HOLANDÊS VOADOR estava reclamando das corridas Sprint e que isso era desestimulante, etc e tal e agora logo em seguida já fizeram as alterações, resta saber se ficou do jeito que MAX queria,
Uma coisa que to curioso é se a REDBULL vai manter as cores quando correr com patrocínio FORD particularmente não gosto de fordeco, e o Brasil nem Forde mais, a RBR correu com coloração branca e ficou muito bonita então que seja branca ou a atual,
edu aquele abraço, obrigado pelas menções, não há reconhecimento maior
Flavinho acho a Sprint sensacional no sabado. Essas montadoras gastam bilhoes de dolares por ano e tem que aparecer mais mesmo. Só acho, como o amigo falou abaixo, que a Sprint teria que favorecer as equipes menores. Grid invertido seria legal … Imagina o Max e o Hamilton largando na ultima fila …. Abraço !!!!
Então… Quem já correu com grid invertido já sabe que tem gente que até para na pista pra na corrida seguinte largar mais a frente. Somente seria viável se a pole da sexta valesse para as duas corridas
A única adequação que eu faria seria na classificação da sprint.
Uma volta lançada única seguindo a ordem de classificação do campeonato, ou seja, o primeiro no campeonato iria primeiro e na sequencia até o último. Todos de pneus macios novos.
A pista ficando mais emborrachada e rápida poderia colocar pilotos que estão em piores colocações no campeonato mais a frente e gerando um grid “misturado” na sprint.
A pontuação com margem de 1pt de diferença ainda não faz valer a pena o risco de ser mais agressivo. Uma sugestão seria a pontuação antiga da F1 até os 8 primeiros (10-8-6-5…)
Eu particularmente não gosto da idéia de ter sprint race na F1 e agora na MotoGP, mas é o que temos, paciência.
Somos dois. Sprint, calendário enorme estilo Nascar com uns autódromos sem sal, intervenções confusas dos comissários… a Liberty tá perdendo a mão da coisa. Vejamos onde vai dar.
Na teoria sim, agora na prática, somente domingo no almoço pra sabermos se vingou ou não.
ou seja, inventaram essa sprint race mas até agora ainda não sabem o que fazer com ela…
Algo não vai bem na F1, e há tempos. Mexe, remexe e fica tudo no mesmo. Acho que a F1 como acompanhei nos últimos 55 anos acabou. Acompanhei pois já não vejo mais com tanto entusiasmo, como antes. Mas…sucesso.
Nem tenho tanto tempo assistindo F1, comecei a acompanhar com afinco no início dos anos 90. Também não me considero resistente à mudanças, mas tenho a nitida impressão se que a Liberty não está sabendo equilibrar a promoção do seu valioso produto levando em consideração a essência da F1. Todos gostam de espetáculo, mas a qualquer custo? Emoções fabricadas? Sei não…
Perfeito. Gostei do: MAS A QUALQUER CUSTO. E foi exatamente isto que se viu na ultima corrida. Um espetáculo artificial, e isto, está cada vez mais claro. Enfim, eu particularmente, falo de mim, não tenho mais o mesmo entusiasmo em assistir como antes.
Duas corridas em um final de semana é anticlímax. Porque não deixar uma sprint no domingo, treino no sábado.
Particularmente acho as corridas de F-1 chatas, pela quantidade de voltas.
Grande abraço Flávio !
Gostei F,Gomes
a ideia é uma corrida extra desvinculada.
uma pergunta Flavio, se o piloto desmanchar o carro dele numa pancada ou tiver problemas mecanicos pode mudar o carro pra corrida de domingo sem punições???? Os pilotos e equipes são obrigados a participarem da Sprint?
Perguntas ainda não respondidas…
Seria legal se pudessem usar os pilotos reservas
Em vez de ficarem tentando reinventar a roda, se é emoção que querem, porque não liberar pneus a vontade tanto nos treinos quanto nas corridas e a volta do reabastecimento? Deixem que cada equipe faça suas contas e, se o piloto e a equipe resolver começar a corrida com meio litro no tanque para ganhar mais posições e depois parar para reabastecer X vezes, problema de cada um… para o público ia ser muito mais emocionante que as tais sprints.
Uma boa adaptação. Renderá boas corridas porque todos estarão livres para um “tudo ou nada” sem consequências dominicais.
Pelo visto, sprint race virou moda – veja-se F1, Moto GP – e os Grande Prêmio de domingo que se cuidem. No futuro, periga termos spint sexta, sábado e domingo e, para ficar mais com cara de videogame, uma delas sem regras (tipo filme rollerball). Sempre novas novidades para entreter o público. Já viram que sou das bem antigas e, talvez por isso, ache tudo meio sem sentido e inustidado, não vale para estatísticas (de pole, vitórias), mas vale pontos para o campeonato. Para mim, mais uma da era das lacrações.
Boa. Concordo
Discordo. Sexta feira é dia útil em todo lugar desse mundo (ou maioria absoluta)
Um treino livre apenas ? Pouco tempo para ajustes no carro.
Tem chefe que vai chiar se as coisas derem erradas …aguardem..
Ficou dois GP´s em um.
Poderia até oficializar
Assim, sábado, GP da Europa, domingo, GP do Azerbaijão
Sábado, GP da Estíria, domingo, GP da Áustria
Sábado, GP da Valônia, domingo, GP da Bélgica
Sábado, GP do Golfo, domingo, GP do Catar
Sábado, GP do Texas, domingo, GP dos EUA
Sábado, GP de São Paulo, domingo, GP do Brasil.
A pontuação de sábado segue mantida? Se não, agora que o dirigente de equipe vai mandar os pilotos tirarem o pé no sábado. Para que correr o risco de destruir o carro no sábado se não vale nada para o campeonato? Se não vai virar dinheiro no fim do ano pela posição no mundial de construtores? O efeito vai ser contrário…
Sim, isso está claro no texto.
Quase perfeito….no SQ1,2 e 3 eu iria com 12 voltas para cada um e treino de uma hora. Sempre preferi esse formato, do que o atual
Concordo, bem mais prático eu acho.
Sei que deve ser uma pergunta cretina…mas me foge a resposta…Por que não faz essa programação de sábado ..Sprint e tal ..na sexta…e a classificação no sábado?
Bela pergunta. Não sei.
o treino livre de sexta é onde será feito o acerto básico para todo o fim de semana. Se a sprint fosse na sexta, teria o SQ e depois a Sprint, sem nenhuma chance de mudar o acerto, seria um caos (alguns gostariam)
Eu acho que perderia relevancia tanto na tv quanto no automdromo se fosse na sexta, afinal precisamos trabalhar ne? kkkkkkk
Quem assiste F1 na sexta? (Sim, claro que tem, mas há de convir que é imensamente menor do que no sábado, já que a galera trabalha e nem todo mundo cumpre 44h semanais). Corrida sempre vale mais que classificação.
Parece uma ideia bem melhor. Veremos o resultado.
Eu detesto a Sprint, mas assim acho que ficou mais palatável.
Só acho que piora a questão do excesso de corridas durante o ano. Vão ser 29 qualys e 29 corridas no ano, chatíssimo. E provavelmente a Red Bull vai ganhar umas 27
Também acho que tinha que ser uma volta só pra cada piloto no SQ. Iria aumentar o CC (coeficiente de cagaço).
Não creio que haverá mudança significativa no quesito prudência dos pilotos na corrida sprint pois se eles baterem a viatura nesta corrida, correm o risco de ficar a pé no domingo em função da falta de peças e o tempo demandado no conserto.
Concordo. E se o piloto não estiver na zona de pontuação, e concluir que é arriscado forçar para tentar chegar mais à frente, ele pode apenas se contentar em terminar na posição que está, a fim de não comprometer seu carro. Afinal, dependendo da batida, pode dar perda total, e aí o domingo, onde as coisas são mesmo pra valer, iria para o vinagre…
Ao menos a sexta-feira vai valer alguma coisa quando tiver a sprint race.
Tomara que, na prática, fique legal mesmo
Gostei.
Mas poderiam ter feito algo de diferente no SQ tb. Mudar o formato do treino, não apenas o tempo.
Algo como já foi no passado, por exemplo, apenas uma volta lançada por piloto, sozinho na pista.