Blog do Flavio Gomes
Carros

TT, 25

SÃO PAULO (ainda dá) – Quando foi o acidente do Burti em Spa? 2001? Pois foi em 2001, então, que dei uma de maluco e quando cheguei na locadora em Frankfurt (eu ia de carro para a Bélgica, era mais fácil) vi que tinha um TT para alugar e aluguei. Maluco porque custava mais caro […]

SÃO PAULO (ainda dá) – Quando foi o acidente do Burti em Spa? 2001? Pois foi em 2001, então, que dei uma de maluco e quando cheguei na locadora em Frankfurt (eu ia de carro para a Bélgica, era mais fácil) vi que tinha um TT para alugar e aluguei. Maluco porque custava mais caro que, sei lá, um Panda ou um Astra. Mas de vez em quando eu fazia dessas.

Pois o TT faz 25 anos e abaixo segue bom texto da assessoria da montadora, assinado pelo Ricardo Fiuza. A história do carro está muito bem contada, e por isso só precisei dar uma enxugada para os padrões deste blog igualmente enxuto. Apenas acrescento que o TT segue sendo um dos sonhos de consumo do amiguinho aqui. Mas um de primeira geração. Os que vieram depois de 2006 não me interessam muito.

Foi em meados da década de 1990 que o designer americano Freeman Thomas, sob o comando do então chefe de design Peter Schreyer, criou o Audi TT Coupé. A Audi apresentou o projeto no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro de 1995. O nome “TT” faz referência ao lendário Tourist Trophy na Ilha de Man, um dos mais antigos eventos de automobilismo do mundo e onde a NSU e a DKW, marcas que integraram posteriormente a formação da Audi, comemoraram grandes sucessos. O nome “TT” também lembra o esportivo NSU TT da década de 1960. A escolha do nome Audi TT Coupé, fora da nomenclatura habitual da Audi, destacou a completa originalidade do modelo.

Em dezembro de 1995, foi tomada a decisão de produzir o Audi TT Coupé em série. Para Torsten Wenzel, designer de exteriores da Audi, era “uma escultura em movimento”. A carroceria do Audi TT parece ser feita de uma só peça, afirma, e a dianteira de linhas limpas, sem as tradicionais saliências do para-choque, enfatiza o seu design marcante. Outro elemento de design contribui para a silhueta inconfundível do Audi TT Coupé: o círculo. Diversos elementos circulares inspiraram o design externo e interno do esportivo. Inspirado pelo Bauhaus, cada linha do Audi TT tem um propósito, cada forma uma função.

Em 1998, teve início a produção em série do Audi TT Coupé. Um ano depois, a Audi lançou o TT Roadster. Como o show car e o Audi A3 lançado em 1996, o esportivo se baseou na plataforma de motor transversal do VW Golf IV. Desde o início, o TT foi produzido pela Audi Hungaria Motor Kft. na Hungria. As carrocerias TT pintadas foram transportadas durante a noite por trem de Ingolstadt para Győr, onde ocorreu a montagem final. Fundada em fevereiro de 1993, originalmente apenas como uma fábrica de motores, a Audi Hungria assumiu a montagem do Audi TT em 1998. Um total de 178.765 TT Coupés e 90.733 Roadsters foram feitos até 2006. A segunda geração do TT foi lançada em 2006 (Coupé) e 2007 (Roadster) e se baseou na plataforma da segunda geração do Audi A3. A terceira geração foi lançada em 2014.