Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA SÃO PAULO (tudo meio cinzento, hoje…) – Verstappen venceu e ganhou um novo adversário neste ano: a McLaren de Lando Norris. Já foram outros — a Aston Martin de Alonso, a Ferrari de Leclerc, a Mercedes de Hamilton. Verdade que nenhum o ameaçou de verdade, nem vai. Max corre sozinho em […]

A IMAGEM DA CORRIDA

“Parabéns, Lando”: Verstappen cumprimenta Norris

SÃO PAULO (tudo meio cinzento, hoje…) – Verstappen venceu e ganhou um novo adversário neste ano: a McLaren de Lando Norris. Já foram outros — a Aston Martin de Alonso, a Ferrari de Leclerc, a Mercedes de Hamilton. Verdade que nenhum o ameaçou de verdade, nem vai. Max corre sozinho em 2023, pelo carro que tem, pelo talento que exibe. Mas as “segundas forças” têm-se revezado em função das pistas, das condições climáticas, do lidar com os pneus.

É a vez do time papaia. Que foi a grande coisa do GP da Inglaterra, mas possivelmente não será de novo daqui a menos de duas semanas na Hungria. Lá, o calor e as características do circuito colocarão outro na condição de desafiante. A Alpine, talvez? Ou a Aston Martin de novo?

Tanto faz. “Desafiante” é modo de dizer. Na vida real da F-1 nesta temporada, ninguém desafia Max.

Vencer virou algo tão rotineiro para Verstappen que ele esqueceu de pegar o troféu ontem em Silverstone, estourando champanhe antes de receber a taça. Foi o momento cômico do fim de semana. Os números que o holandês acrescentou ao seu cartel já foram destrinchados no textão pós-GP: 43 vitórias na carreira, oito no ano, seis consecutivas. Se vencer a sétima, vai para a vice-liderança dessa estatística ao lado de Schumacher (2004), Ascari (1952/53) e Rosberg (2015/16). O recorde pertence a Vettel, com nove vitórias seguidas em 2013.

Mas faltou um…

O NÚMERO DA INGLATERRA

8

…hat-tricks tem agora o piloto da Red Bull. É como chamamos a façanha de largar na pole, vencer e fazer a melhor volta em uma corrida. Para se tornar recordista, porém, Verstappen ainda tem de percorrer longo caminho. O detentor da maior série de hat-tricks é Schumacher, com 22. Hamilton tem 19, Clark fez 11 e Fangio, nove. Mas Max deixou Senna para trás mais uma vez. Ele é o brasileiro que mais vezes conseguiu hat-tricks, sete. O segundo é Massa, com quatro.

Max no pódio: oito hat-tricks na carreira

O domínio de Verstappen e da Red Bull neste ano se expressa não só nos pontos e nas vitórias — dez em dez etapas — como também nas voltas lideradas. Até agora, a equipe liderou 580 das 610 voltas dos GPs disputados na temporada, um assustador índice de 95,1%. A Ferrari vem em segundo com ridículas 12 voltas na liderança. Max esteve em primeiro lugar em 467, o que dá 76,6%. Pérez é o segundo com 113 (18,5%). A pontuação do atual bicampeão mundial é igualmente espantosa: 255 pontos em 276 possíveis, um aproveitamento de 92,4%.

É um massacre.

A FRASE DE SILVERSTONE

Alexander Albon, da Williams:

“Eu não queria que essa corrida tivesse mais nenhuma volta!”

Albon teve Leclerc em seus calcanhares nas voltas finais e precisou se desdobrar para segurar o oitavo lugar. Usou todo o vasto repertório de gestão de pneus e defesa de posição que possui. Foi destaque do fim de semana desde a sexta-feira, e o resultado pode até ter deixado o tailandês um pouco decepcionado. Piloto sempre quer mais. Mas a Williams não tem do que se queixar. Os quatro pontos que marcou levaram a equipe a 11 no total e ao sétimo lugar entre os construtores, deixando Haas, Alfa Romeo e AlphaTauri para trás. Não foi seu melhor desempenho no ano, porém. No Canadá, ele foi sétimo. Albon está mostrando que merece mais. E que a Red Bull fez bobagem quando o dispensou, no final de 2020.

Oitavo com a Williams: aplausos para Albon

O GP da Inglaterra foi recheado de notícias “de bastidores”, como se diz — detesto a expressão. Teve Shakira de novo (parece que está mesmo namorando Hamilton) e a turma que começou a rodar um filme que será estrelado por Brad Pitt. A equipe fictícia APXGP teve um box, mecânicos, carros e atores vestidos de pilotos participando das cerimônias antes da largada com os pilotos de verdade. Certamente as cenas serão bem realistas.

Mas melhor do que ficar descrevendo é ver o carrossel de fotos abaixo. Cliquem nelas se quiserem vê-las ampliadas.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS da gentileza de Lewis Hamilton (abaixo, à esq.), que postou mensagem parabenizando Norris e a McLaren, sua ex-equipe, pelo resultado em Silverstone. É um gentleman.

NÃO GOSTAMOS da grosseria de Pierre Gasly (frame da TV acima, à dir.), que foi dar um tapão em Sainz por causa de uma disputa lá atrás por migalhas. Aliás, não gostamos da Alpine, que depois de cinco corridas seguidas nos pontos zerou. Nem da Ferrari, que largou em quarto e quinto e chegou em nono e décimo.