Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA SÃO PAULO (glacial) – Não vou ficar aqui repetindo fotos de Verstappen. Nem mesmo no dia em que ele iguala o recorde histórico de nove vitórias seguidas na F-1 — que deve ser batido domingo em Monza. Procurei alguma foto bacana do Adrian Newey no pódio. Afinal, ele desenhou esse carro […]

A IMAGEM DA CORRIDA

Lawson ultrapassa Leclerc: Ferrari, Ferrari…

SÃO PAULO (glacial) – Não vou ficar aqui repetindo fotos de Verstappen. Nem mesmo no dia em que ele iguala o recorde histórico de nove vitórias seguidas na F-1 — que deve ser batido domingo em Monza. Procurei alguma foto bacana do Adrian Newey no pódio. Afinal, ele desenhou esse carro das nove vitórias de Max em 2023 e aquele das nove vitórias de Vettel em 2013. Mas não encontrei nenhuma boa o bastante.

Assim, fiquemos com os fracassos! A foto do GP da Holanda é do Leclerc sendo ultrapassado pelo estreante Liam Lawson! Ô, Ferrari…

E vamos às caixinhas, porque o tempo voa…

Alonso: melhor volta

PONTO EXTRA – Alguém reparou que a melhor volta da corrida foi de Fernando Alonso? Pois é. Aproveitou quando trocou pneus, a pista estava seca, fez 1min13s837 e levou para casa o ponto extra. Foi a primeira volta mais rápida de um GP registrada pela Aston Martin. Com a segunda colocação e o pontinho de lambuja, Alonso somou mais 19 e segue firme em terceiro no campeonato. O espanhol teve seu melhor desempenho no ano e levou o sétimo troféu para casa nesta temporada. Tem o mesmo número de pódios que Pérez.

Neozelandês confirmado para Monza: mais chances

RICCIARDO FORA – Pode parecer óbvio, mas é preciso registrar que, oficialmente, a AlphaTauri já avisou que Liam Lawson corre em Monza. Daniel Ricciardo foi operado para consertar o osso quebrado da mão esquerda e não se sabe quando poderá pilotar de novo. O prazo de recuperação pode passar de seis semanas. Eu diria que ele não corre em Singapura, Suzuka e Catar, também. Com sorte, volta nos EUA em 22 de outubro. Se voltar.

QUEM SERÁ VICE? – Entre as equipes, Mercedes (255), Aston Martin (215) e Ferrari (201) brigam para terminar o Mundial em segundo. Nas últimas cinco corridas, algum equilíbrio nos pontos somados: 88 para a Mercedes, 79 para a Ferrari e 61 para a Aston Martin. A McLaren, que está em quinto, fez 94 no mesmo período. Mas tem só 111 no total, porque começou o ano muito mal.

GRANDE ALBON – E vamos falar da Williams, como não? Os quatro pontinhos da oitava posição de Alexander Albon levaram o time a 15 no total, deixando a Haas para trás. Agora, a Williams ocupa a sétima posição no campeonato, à frente também de Alfa Romeo e AlphaTauri. Deve tudo ao tailandês, que em sua volta à categoria está mostrando que merece muito mais que uma equipe de fundo de pelotão.

O NÚMERO DA HOLANDA

8

…pontos apenas fez a Mercedes na corrida de Zandvoort, graças ao sexto lugar de Hamilton. Russell, que estava na zona de pontos no final, acabou tendo um pneu furado num toque com Norris e terminou em 17º. Foi o pior desempenho da equipe na temporada.

A FRASE DE ZANDVOORT

“Nas primeiras 15 voltas, fizemos tudo que podíamos de errado. Mas prefiro ter um carro rápido com um mau resultado num GP do que o contrário.”

Toto Wolff

A equipe alemã, de fato, cometeu muitos erros no início da prova. Demorou para trocar os pneus de Hamilton e Russell e jogou os dois para o fundo do pelotão. Lewis acha que, se não fosse isso, teria brigado com Verstappen e Alonso e levaria um troféu. Russell também lamentou: “Era uma corrida para chegar no pódio e terminei em 17º. Perdemos uma grande oportunidade hoje”.

Acontece. Mas está acontecendo muito, na Mercedes.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS… de ver Pierre Gasly no pódio, o quarto de sua carreira, primeiro pela Alpine. Já tinha terminado em terceiro na Sprint da Bélgica, mas as corridas curtas não dão troféus… Quietinho, vai se firmando no time francês. Com o resultado de ontem, passou o companheiro Ocon na classificação: 37 x 36. E está em décimo na classificação.

NÃO GOSTAMOS… da Ferrari, porque não dá para gostar de uma equipe que comete tantos erros de cabo a rabo, passando por pilotos, engenheiros e mecânicos. Ontem, foi Leclerc a vítima de um pit stop desastroso. Além de tudo, seu carro ficou danificado em disputas pouco gloriosas lá no fundão. Não está dando mais.