SOBRE ONTEM DE MANHÃ

A IMAGEM DA CORRIDA

Lawson ultrapassa Leclerc: Ferrari, Ferrari…

SÃO PAULO (glacial) – Não vou ficar aqui repetindo fotos de Verstappen. Nem mesmo no dia em que ele iguala o recorde histórico de nove vitórias seguidas na F-1 — que deve ser batido domingo em Monza. Procurei alguma foto bacana do Adrian Newey no pódio. Afinal, ele desenhou esse carro das nove vitórias de Max em 2023 e aquele das nove vitórias de Vettel em 2013. Mas não encontrei nenhuma boa o bastante.

Assim, fiquemos com os fracassos! A foto do GP da Holanda é do Leclerc sendo ultrapassado pelo estreante Liam Lawson! Ô, Ferrari…

E vamos às caixinhas, porque o tempo voa…

Alonso: melhor volta

PONTO EXTRA – Alguém reparou que a melhor volta da corrida foi de Fernando Alonso? Pois é. Aproveitou quando trocou pneus, a pista estava seca, fez 1min13s837 e levou para casa o ponto extra. Foi a primeira volta mais rápida de um GP registrada pela Aston Martin. Com a segunda colocação e o pontinho de lambuja, Alonso somou mais 19 e segue firme em terceiro no campeonato. O espanhol teve seu melhor desempenho no ano e levou o sétimo troféu para casa nesta temporada. Tem o mesmo número de pódios que Pérez.

Neozelandês confirmado para Monza: mais chances

RICCIARDO FORA – Pode parecer óbvio, mas é preciso registrar que, oficialmente, a AlphaTauri já avisou que Liam Lawson corre em Monza. Daniel Ricciardo foi operado para consertar o osso quebrado da mão esquerda e não se sabe quando poderá pilotar de novo. O prazo de recuperação pode passar de seis semanas. Eu diria que ele não corre em Singapura, Suzuka e Catar, também. Com sorte, volta nos EUA em 22 de outubro. Se voltar.

QUEM SERÁ VICE? – Entre as equipes, Mercedes (255), Aston Martin (215) e Ferrari (201) brigam para terminar o Mundial em segundo. Nas últimas cinco corridas, algum equilíbrio nos pontos somados: 88 para a Mercedes, 79 para a Ferrari e 61 para a Aston Martin. A McLaren, que está em quinto, fez 94 no mesmo período. Mas tem só 111 no total, porque começou o ano muito mal.

GRANDE ALBON – E vamos falar da Williams, como não? Os quatro pontinhos da oitava posição de Alexander Albon levaram o time a 15 no total, deixando a Haas para trás. Agora, a Williams ocupa a sétima posição no campeonato, à frente também de Alfa Romeo e AlphaTauri. Deve tudo ao tailandês, que em sua volta à categoria está mostrando que merece muito mais que uma equipe de fundo de pelotão.

O NÚMERO DA HOLANDA

8

…pontos apenas fez a Mercedes na corrida de Zandvoort, graças ao sexto lugar de Hamilton. Russell, que estava na zona de pontos no final, acabou tendo um pneu furado num toque com Norris e terminou em 17º. Foi o pior desempenho da equipe na temporada.

A FRASE DE ZANDVOORT

“Nas primeiras 15 voltas, fizemos tudo que podíamos de errado. Mas prefiro ter um carro rápido com um mau resultado num GP do que o contrário.”

Toto Wolff

A equipe alemã, de fato, cometeu muitos erros no início da prova. Demorou para trocar os pneus de Hamilton e Russell e jogou os dois para o fundo do pelotão. Lewis acha que, se não fosse isso, teria brigado com Verstappen e Alonso e levaria um troféu. Russell também lamentou: “Era uma corrida para chegar no pódio e terminei em 17º. Perdemos uma grande oportunidade hoje”.

Acontece. Mas está acontecendo muito, na Mercedes.

GOSTAMOS & NÃO GOSTAMOS

GOSTAMOS… de ver Pierre Gasly no pódio, o quarto de sua carreira, primeiro pela Alpine. Já tinha terminado em terceiro na Sprint da Bélgica, mas as corridas curtas não dão troféus… Quietinho, vai se firmando no time francês. Com o resultado de ontem, passou o companheiro Ocon na classificação: 37 x 36. E está em décimo na classificação.

NÃO GOSTAMOS… da Ferrari, porque não dá para gostar de uma equipe que comete tantos erros de cabo a rabo, passando por pilotos, engenheiros e mecânicos. Ontem, foi Leclerc a vítima de um pit stop desastroso. Além de tudo, seu carro ficou danificado em disputas pouco gloriosas lá no fundão. Não está dando mais.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Liborio
José Liborio
6 meses atrás

Eu tenho uma grande simpatia pela Ferrari, nem sei se sou um “tifoso” mas é deprimente ver o estado que a equipe está . Não é só trocar pilotos, eles são a ponta final de uma tragédia que vai da presidência do grupo , ao “team manager” , que parecem ser pessoas que não são moldadas para as posições onde está.
Eu não sei se estou falando bobagem mas parece também que a Ferrari vem de uma cultura onde o carro vinha com debilidades e despejando milhões davam um jeitinho para fazer boa figura, o que, com esse limite de gastos, não é possível fazer. Estava pensando nisso , talvez nem tenha nada a ver mas é curioso que isso tenha conhecido agora.
Não sei qual será o futuro dessa equipe tradicionalíssima e vencedora. voltar ao passado nem sei se dá certo mas o futuro tampouco é promissor. Duro ver a equipe que vc tem simpatia ser alvo de chacota.

Fábio Mendes
Fábio Mendes
6 meses atrás

Um show de pilotagem de Max Verstappen em casa! Tem tudo para passar em número de vitórias Alain Prost e Sebastian Vettel ainda esse ano. Já a Ferrari pode passar mais uma vergonha se não se acertar em Monza diante dos Tifosi!

robson
robson
6 meses atrás

Leclerc é muito superestimado. Comete muitos erros e não tem nível para disputar com Max.

murilo
murilo
Reply to  robson
6 meses atrás

Leclerc é um bom piloto. Bateu o Vettel dos dois anos que correram juntos de Ferrari. A régua do Max é que é alta.

Carlos
Carlos
6 meses atrás

Às vezes penso que Albon merecia uma nova chance na RedBull. Porém, essa nova chance tem jeito, cheiro e andado de um presente de Grego. Acho que existem três ou quatro pilotos no grid que podem fazer frente à Verstappen no mesmo carro. E Albon não é um deles.
Se for para RedBull, deve andar melhor que Perez, mas atrás de Max.

TYRRELL
TYRRELL
Reply to  Carlos
6 meses atrás

Concordo. Uma coisa é correr na Williams sem pressão e sabendo que seu companheiro não está no mesmo nível. Qualquer resultado ele está no lucro. Outra coisa é correr na Red Bull com o esmagador de companheiros de equipe

José Liborio
José Liborio
Reply to  TYRRELL
6 meses atrás

A Red Bull frita pilotos não só por ser Red Bull mas também por um cara chamado Helmut Marko. Não sei se na Ferrari ele teria mais tempo para adaptação e desenvolvimento mas, com certeza, tem todo o potencial para ser um piloto de destaque que figure bem.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
6 meses atrás

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, descobriu porque Sergio Pérez não pode ser demitido em 2023. Seu contrato foi elaborado por uma equipe de 83 advogados e há 37 cláusulas que impedem essa demissão.

Agora falando sério: não consigo imaginar Pérez pilotando a Red Bull ano que vem.Quem será o companheiro do Garoto Enxaqueca?

Sandro
Sandro
6 meses atrás

Ferrari sendo Ferrari.
3 pneus para o carro do Percival!
Mas Percival disse que ele decidiu no último segundo entrar no box para trocar os pneus! A equipe não estava esperando! Mas e a chuva?
Ninguém da Ferrari viu Leclerc indo pela entrada dos boxes?! Não deu tempo?!
E o plano “B” “se” Percival resolvesse trocar de pneus…
Enfim…
… Que plano “B” se nem deve ter plano “A”…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 meses atrás

Falar sobre ontem de manhã é chover no molhado.

O melhor venceu.

Em qualquer piso, em qualquer clima.

Lembrou Vettel em Monza.

De Toro Rosso!

Caio Simas
Caio Simas
6 meses atrás

Estamos acompanhando um dos gênios desse esporte.

Flávio, parabéns pelo texto. Eu sempre aprendo muito com você!

Obrigado.

Celio Ferreira
Celio Ferreira
6 meses atrás

É Ferrari …quem te viu , quem te ve .
E o Max em Monza heim , pelo menos uns 15 segundos no segundo
colocado. É Lawson , é chance de sua vida…
E o Bottas , nossa passou a corrida inteira sem falar nêle
E o Perez heim , o Max tirou 4 segundos numa volta?

Oto
Oto
Reply to  Celio Ferreira
6 meses atrás

Hein, com n é o correto.

Jeferson Araújo Pereira
Jeferson Araújo Pereira
6 meses atrás

Lawson ultrapassando Leclerc!!!!!! A equipe já estava no fundo do poço, mas com essa imagem, descobrimos que no fundo do poço existe um alçapão, que foi aberto ontem: esse novo poço tem 300 metros de profundidade.

A imagem é muito forte e transmite um único sentimento: vergonha alheia!