Blog do Flavio Gomes
F-1

FICOU CARO

SÃO PAULO (prioridades) – Esse adesivinho amarelo escrito “Jumbo”, que não deve ter mais de 10 cm de largura, rendia a Max Verstappen 1,5 milhão de euros por temporada. Havia mais de dez anos a rede de supermercados holandesa patrocinava o piloto de seu país. E ainda gastava 20 milhões de euros por ano com […]

SÃO PAULO (prioridades) – Esse adesivinho amarelo escrito “Jumbo”, que não deve ter mais de 10 cm de largura, rendia a Max Verstappen 1,5 milhão de euros por temporada. Havia mais de dez anos a rede de supermercados holandesa patrocinava o piloto de seu país. E ainda gastava 20 milhões de euros por ano com a Visma, maior equipe de ciclismo do mundo.

Pois a farra acabou. A direção do mercado resolveu economizar em patrocínios esportivos e cortou a verba. Tom van Veen, novo diretor da empresa, disse que assim será possível baixar os preços nas gôndolas. “Não temos uma operação global e nem somos a maior rede de supermercados da Holanda”, justificou.

E que importância tem isso? Não muita. Mas me fez lembrar, claro, do Jumbo Eletro, a cadeia de hipermercados do Pão de Açúcar nascida nos anos 70. Primeiro era só Jumbo, como o mercado holandês. Mas aí a rede Eletroradiobraz foi comprada pelo Pão de Açúcar e suas lojas viraram Jumbo Eletro. As lojas grandonas da ERB tinham uma baleia como símbolo, pelo tamanho gigantesco.

Vi um carro de F-1 pela primeira vez dentro de um hipermercado desses, no Aeroporto. É esse da foto aí embaixo. Pelo menos é o que minha memória registra, insisto. As lojas Jumbo Eletro depois foram convertidas em Extra, e agora parece que foram vendidas, também. Essa do Aeroporto, que expôs carros de F-1 antes do GP de 1972 (é do que me lembro, sei lá se aconteceu), hoje pertence ao atacadista Assaí. De vez em quando vou lá.

Não tem mais carro de F-1 exposto.