Blog do Flavio Gomes
F-1

HAAS VF-24: PRONTO PRA LANTERNA

SÃO PAULO (blergh) – Eis o Haas VF-24! A maravilha foi apresentada hoje, e é o primeiro carro de 2024 a sair do prelo. Teremos de lembrar os pilotos a cada lançamento? OK. Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen. Reservas: Pietro Fittipaldi, o Eterno, e Oliver Bearman, inglês, 18 anos, que correu na F-2 ano passado […]

SÃO PAULO (blergh) – Eis o Haas VF-24! A maravilha foi apresentada hoje, e é o primeiro carro de 2024 a sair do prelo. Teremos de lembrar os pilotos a cada lançamento? OK. Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen. Reservas: Pietro Fittipaldi, o Eterno, e Oliver Bearman, inglês, 18 anos, que correu na F-2 ano passado e segue na categoria nesta temporada. Motor: Ferrari. VF? Vem de “Very First”, código usado no primeiro carro, em 2016. Seguiu a linhagem, sempre acompanhada do ano em questão. Explicado.

Assim que as fotos foram publicadas, entrei em contato com uma fonte que tem fortes ligações na equipe. Tinha combinado com ele uma entrevista. Aceitou, desde que não precisasse se identificar. “Não tem problema, você não manda nada aí mesmo”, disse a ele, que desligou o telefone na hora, magoado. Retomei o contato, me desculpei e conversamos detidamente sobre aspectos técnicos, esportivos, financeiros e emocionais.

Para todos os efeitos, darei aqui um nome fictício ao entrevistado. Sei lá, Canhão de Pedra. Pronto. Assim ninguém vai saber de quem se trata. À conversa:

Quando vocês conceberam esse projeto, quais foram as diretrizes básicas?
Canhão de Pedra – Queríamos melhorar os fluxos de ar. Sob, sobre e, se preciso fosse, por dentro do carro. E pelos lados, também. Por isso contratamos especialistas em ar-condicionado e fabricantes de ventiladores.
E conseguiram alcançar os objetivos?
Canhão de Pedra – Não, claro. Quando colocamos no túnel de vento, o cara do ventilador brigou com o sujeito do ar-condicionado. Ligaram os dois ao mesmo tempo. Caiu o disjuntor. E só tínhamos dinheiro para 15 minutos no túnel. Foi o mais barato que encontramos.
Qual túnel de vento vocês usaram? Da Toyota, da Audi…
Canhão de Pedra – Da Brastemp. Que eles usam para fabricar geladeiras.
Sendo assim, aerodinâmica não será exatamente o forte desse carro, então. Quais seriam os pontos positivos e os negativos do novo modelo?
Canhão de Pedra – De positivo, o espaço para bagagem. Trabalhamos muito nisso e o porta malas tem ótima capacidade. De negativo, a asa móvel fixa. Não funcionou muito bem. Por isso já estamos preparando as atualizações. Digo, acho que estão preparando. Ah, os pneus são bons.
Mas são os mesmos para todos, não?
Canhão de Pedra – Isso é você que está dizendo. Lá vem a imprensa querendo falar mal da gente só por falar. Por isso não dou entrevistas, só participo de séries na Ne…, quer dizer, por isso não dou entrevistas.
Os pilotos, pelo menos, são experientes.
Canhão de Pedra – Gosto muito deles. Nico segue incansável em busca de um pódio e Kevin espera ficar entre os dez primeiros neste ano.
Vão conseguir?
Canhão de Pedra – Não.
O que o sr. achou da promoção de Ayao Komatsu à função de chefia da equipe?
Canhão de Pedra – Aquilo é um traíra desgraçado! Puxou meu tap…, digo, ficou puxando o saco do Gene por anos e ganhou o emprego! Não entende nada de carro, tem curso de manutenção de rádios e televisão de tubo. Trabalhou na Sony e na Toshiba e não fez mais nada!
O sr. acha que por ser uma equipe americana em situação financeira delicada a Andretti poderia fazer uma oferta pela… franquia?
Canhão de Pedra – Conversamos com eles no ano passado.
E o que disseram?
Canhão de Pedra – Disseram que não interessa porque não seremos competitivos.

Aí embaixo está a agenda dos lançamentos de 2024 e as datas que vocês devem anotar — início da pré-temporada e primeira corrida do ano; tem até o dia de estreia da nova temporada de “Drive to Survive”. Notem que a ex-Alfa Romeo, que seria Stake F1, aparece como Kick Sauber — Kick é outro patrocinador. Em alguns países, casas de apostas on-line, como a Stake, não podem fazer publicidade.

Aos poucos, vamos esquentando.