Blog do Flavio Gomes
F-1

PREZINHO (3)

SÃO PAULO (fim) – A pré-temporada da F-1 acabou hoje no Bahrein com Ferrari na frente de novo e uma unanimidade nas opiniões: Max Verstappen será campeão outra vez. Como se diz sempre, folhas de tempos em testes devem ser relativizadas, e tanto a volta de Carlos Sainz ontem, 1min29s921 (a melhor dos três dias), […]

Terceiro dia, fim da pré-temporada: Ferrari na frente, mas com macios

SÃO PAULO (fim) – A pré-temporada da F-1 acabou hoje no Bahrein com Ferrari na frente de novo e uma unanimidade nas opiniões: Max Verstappen será campeão outra vez. Como se diz sempre, folhas de tempos em testes devem ser relativizadas, e tanto a volta de Carlos Sainz ontem, 1min29s921 (a melhor dos três dias), quanto a de Charles Leclerc hoje, 1min30s322, foram feitas com pneus C4, os mais macios que a Pirelli levou para o Bahrein. E esse composto nem será usado na corrida, semana que vem.

Verstappen e a Red Bull não se preocuparam em fazer voltas rápidas para impressionar os incautos. O holandês fechou o dia hoje em quarto, com pneus médios. Mas o que deixou muita gente boquiaberta no circuito barenita foram suas longas sequências de voltas com tempos idênticos em configuração de corrida. Levar o carro ao limite foi algo que o time dispensou. Não precisa. O que conta pontos é chegar na frente.

E há consenso nos pontos de vista colhidos aqui e ali no paddock. O mais enfático foi Fernando Alonso, que viu tudo de perto. Além de fazer previsões pouco otimistas para sua Aston Martin (“Um pódio no Bahrein será muito difícil”, disse), o espanhol vaticinou: Max leva o tetra e a Red Bull vai continuar dominando. “Temos 19 pilotos aqui que sabem que não serão campeões. Depois de ver o que eles fizeram nestes três dias, há menos chance de qualquer outro ganhar corridas este ano”, concluiu.

Verstappen: rápido em corrida, que é o que importa

Convém levar a sério diagnósticos que venham de gente experiente como ele. Outros disseram a mesma coisa, talvez com menos eloquência. Lando Norris, da McLaren, acha que seu carro está “muito atrás” do RB20. Lewis Hamilton, da Mercedes, falou que o W15 é melhor que o modelo do ano passado, mas ainda está longe do que a equipe gostaria. Leclerc pediu aos torcedores da Ferrari que não esperem vitórias da equipe em condições normais.

Análises dos tempos de volta de todas as equipes em stints longos — de tanque cheio e pneus médios — nestes três dias chegaram a resultados desanimadores para a maioria. E indicam que poderemos testemunhar algumas decepções em 2024. A maior delas pode ser a McLaren. A equipe papaia terminou bem a última temporada, mas o sorriso rasgado das provas derradeiras de 2023 desapareceu do rosto de seus principais integrantes.

Por essas análises, a Red Bull é 0s45 por volta mais rápida que a Mercedes, a segunda nesse ranking, 0s5 mais veloz que a Ferrari, 0s55 melhor que a Aston Martin, e pode colocar 1s1 por volta sobre a McLaren no GP que abre a temporada. Depois vêm a Visa RB etc. (1s15), a Williams (1s35), a Sauber (1s45), a Alpine (1s5) e a Haas (1s6). Semana que vem poderemos checar a exatidão desses dados assim que sair o grid para a prova no autódromo de Sakhir — grid que será definido na sexta-feira, dia 1º de março, já que corrida inaugural será disputada no sábado.

Alonso: Red Bull está bem na frente

Ao final das três sessões de testes, que começaram na quarta-feira, a Haas foi a equipe que completou mais voltas (441), seguida por Ferrari (416), Red Bull (391), Sauber (379), Aston Martin (379), Visa etc. (367), Mercedes (361), Alpine (334), McLaren (328) e Williams (299). Ninguém teve problemas muito sérios — uma embreagem aqui, uma bomba de gasolina ali, coisas fáceis de resolver. Não houve acidentes, felizmente. As dez equipes encerraram os trabalhos com seus carros e pilotos inteiros.

Sainz: melhor volta dos três dias

Em geral, como é normal antes de começar um campeonato, todos falaram bem de seus novos modelos e ninguém disse que está pior que no ano passado. O que não é o bastante para bater Verstappen. Seria preciso melhorar muito para desafiar o atual tricampeão mundial. Deu para perceber que a Haas vai segurar a lanterna da tabela de pontos, e que a Alpine errou a mão no que entregou a Esteban Ocon e Pierre Gasly. Já a Cash App etc. tem um carrinho mais esperto e deve subir um pouco no pelotão. A McLaren, como já dito, decepcionou. Williams e Sauber estão no mesmo balaio, perto da Cartão de Crédito etc. Por fim, Mercedes e Ferrari tendem a repetir a disputa pelo vice-campeonato.

E para passar a régua na pré-temporada, vamos a algumas caixinhas coloridas com informações aleatórias da semana.

FALA, TINO – Günther Steiner, demitido do cargo de chefe da Haas e de estrela da Netflix, anunciou que será comentarista da temporada na RTL, a emissora alemã que transmite as corridas.

CASA NOVA – Laurent Mekies, novo chefe da Ticket Restaurante etc. informou que a equipe vai construir uma nova fábrica na Inglaterra, em Milton Keynes, perto da matriz Red Bull. Hoje o time usa instalações em Bicester, ali perto. A fábrica de Faenza, responsável pela construção dos carros, permanecerá ativa. A nova planta será destinada a estudos aerodinâmicos, túnel de vento etc.

A GIL – A McLaren fez mais homenagens a Gil de Ferran, morto em dezembro do ano passado. O ex-piloto, que vinha trabalhando na equipe, teve seu nome inscrito na torre do autódromo iluminada com as cores do time. Nos três dias de testes, Norris usou um capacete igual ao do brasileiro.

ESGOTO – Os treinos de hoje tiveram de ser interrompidos depois de 40 minutos de atividade porque, mais uma vez, uma tampa de bueiro se soltou na curva 11. Os organizadores, agora, têm alguns dias para solucionar o problema.

AUSENTE – O único piloto que não participou das atividades no encerramento da pré-temporada foi Logan Sargeant, da Williams. Estava previsto. Ontem ele andou o dia todo. Hoje foi a vez de Albon.

Melhores tempos no geral: quatro primeiros com macios

BORRACHA – No quadro acima, a classificação geral depois dos três dias de testes. Nota-se que os quatro primeiros registraram suas melhores voltas com os pneus C4, macios. O mais rápido de médios foi Sergio Pérez, seguido por Verstappen.

DE SAÍDA – Hamilton falou pela primeira vez de corpo presente sobre sua saída para a Ferrari em 2025. “Foram 26 anos com a Mercedes, uma jornada incrível da qual me orgulho muito. Mas estou escrevendo a minha história, e era a hora de começar um novo capítulo”, filosofou.