Blog do Flavio Gomes
F-1

AUSSIES (1)

SÃO PAULO (retomando) – Tem bastante coisa para a gente atualizar a algumas horas da abertura dos treinos para o GP da Austrália. As atividades de pista em Melbourne começam logo mais, às 22h30. Por isso vou recorrer às nossas caixinhas, para não precisar encher o blog de postagens, uma sobre cada assunto. É uma […]

Melbourne: treinos começam hoje à noite

SÃO PAULO (retomando) – Tem bastante coisa para a gente atualizar a algumas horas da abertura dos treinos para o GP da Austrália. As atividades de pista em Melbourne começam logo mais, às 22h30. Por isso vou recorrer às nossas caixinhas, para não precisar encher o blog de postagens, uma sobre cada assunto. É uma boa forma de resumir e comentar o noticiário dos últimos dias.

FICO – Comecemos com Verstappen. Todos sabem que nas últimas semanas, por causa do “Caso Horner”, as especulações sobre uma eventual saída do holandês da Red Bull se intensificaram. A Mercedes teria entrado em campo, depois de perder Hamilton. Aos fatos. Max tem contrato até o fim de 2028. A tal cláusula que permitiria sua saída se Helmut Marko deixar a equipe nunca foi confirmada. Portanto, vamos desconsiderar. Nas entrevistas pré-corrida, Verstappen procurou ser claro e objetivo. Disse que quer ficar na equipe, que pretende cumprir seu compromisso, que não sabe o que fará depois de 2028 e que tudo, no fim das contas, se resume a performance. Enquanto estiver feliz com o equipamento que tem nas mãos, não ocupa seu tempo pensando no que a imprensa e as redes sociais dizem. “Para ser honesto, não penso muito em Fórmula 1 quando estou fora de um autódromo”, falou. Jogou água na fervura. Baixou a temperatura da boataria.

Verstappen: não pensa em sair antes de 2028

NÃO FICO – Mas… Mas o diz-que-diz na F-1 é sempre muito intenso, então merece registro algo que tem sido publicado e replicado intensamente nos últimos dias. Trata-se do interesse que a Aramco teria em comprar a Aston Martin, equipe que já patrocina. A petroleira estatal saudita (dá para imaginar empresa com mais dinheiro?) também é patrocinadora oficial da categoria. No intenso processo de “sportswashing” que a Arábia Saudita tem levado a cabo nos últimos anos (a Copa de 2034 já está garantida, entre outras coisas), a ideia inicial seria mesmo de comprar a F-1, o que acabou não rolando. Se resolver adquirir a Aston Martin por inteiro, o objetivo seria ambicioso: levar para o time verde Verstappen e Adrian Newey. Feito o registro. Por enquanto, mais no campo da curiosidade do que qualquer outra coisa.

E NEWEY? – Este, de acordo com a imprensa alemã, “Bild” à frente, estaria na mira da… Ferrari! “Não acredito”, me disse uma fonte muito próxima de Maranello. “Pela idade (65 anos), por ter de se mudar para a Itália, pelo salário, pelo tempo necessário para desenvolver um projeto… É muito difícil.” Mas fica mais um registro. Também acho difícil. Newey está na estrada há muito tempo, como mostram as fotos abaixo, de seu primeiro carro autoral — a Leyton House de 1989. Se eu tivesse de apostar em alguma coisa, seria na sua permanência na Red Bull até pendurar a lapiseira.

É DÚVIDA – Lembram quando a gente falava no futebol que fulano, que vem de contusão, fará um teste no vestiário para saber se dá para sair jogando? Pois o teste no vestiário de Carlos Sainz será o primeiro treino livre de hoje à noite. Ele vem de uma cirurgia de apêndice, na véspera do GP da Arábia Saudita — que permitiu a estreia encantadora de Oliver Bearman pela Ferrari. O espanhol falou que não está 100%, mas que vai tentar. E que será o primeiro a dizer que não dá, se sentir dores ou alguma dificuldade em pilotar. “Não sou idiota”, disse. Os médicos da FIA ficarão de olho. Bearman, claro, está em Melbourne. Até porque tem duas corridas de F-2 para ele fazer.

PAU NA FIA – Susie Wolff entrou com queixa-crime contra a FIA, porque a entidade — leia-se Mohammed Ben Sulayem, seu presidente — insinuou, no fim do ano passado, que ela passava informações privilegiadas a seu marido Toto Wolff, chefe da Mercedes. Susie faz parte da F-1 Academy, a categoria das meninas, que por sua vez é vinculada à FOM — Formula One Management –, a detentora dos direitos comerciais da F-1. A FOM pertence ao Liberty Media Group, dono da F-1. A FIA não provou nada e tentou abafar o assunto. Não conseguiu.

PANO DA FIA – Já as investigações internas da FIA contra seu presidente, acusado de interferir no resultado do GP da Arábia Saudita do ano passado e de tentar atrapalhar a homologação do circuito de Las Vegas, não deram em nada. Os órgãos internos de “compliance” concluíram que Ben Sulayem é inocente. “Falta transparência na FI”, comentou Hamilton. Com razão.

ALPETTI – A Andretti anda muito quietinha depois que as equipes recusaram seu ingressos no Mundial. Fiquemos atentos. Que ninguém se espante se daqui a pouco aparecer um anúncio de venda de time de F-1 na OLX ou no Mercado Livre. Convém aos interessados conhecimentos básicos de francês. Mas se não der, negocia-se em inglês, também. Com sotaque.