Blog do Flavio Gomes
F-1

Bye, Bib

Dizer que a saída da Michelin da F-1 me surpreendeu seria mentira. Depois que Monsieur M., o próprio, saiu disparando cobras e lagartos em direção à FIA, e recebeu como resposta indelicadezas do tipo “o sr. Edouard Michelin tem dificuldades claras de compreensão” (é burro, em outras palavras, ou um pateta, como queiram), ficar seria […]

Dizer que a saída da Michelin da F-1 me surpreendeu seria mentira. Depois que Monsieur M., o próprio, saiu disparando cobras e lagartos em direção à FIA, e recebeu como resposta indelicadezas do tipo “o sr. Edouard Michelin tem dificuldades claras de compreensão” (é burro, em outras palavras, ou um pateta, como queiram), ficar seria suicídio.

Até por uma questão de honra, era melhor mesmo tirar o time de campo. Au revoir, Bibendum. Azar de quem ficar com seus pneus no ano que vem. Não que a Michelin vá se transformar numa borracharia de fundo de quintal. Há um nome e uma reputação a preservar, e por isso ninguém vai fazer corpo-mole. Ou borracha-mole. Mas é inevitável que se tire o pé. Um relaxamento é natural, não haverá mais objetivos, para que desenvolver pneus feito doidos, se no final do ano vai tudo para o lixo?

Não tenho opinião formada sobre o monopólio dos pneus. Conceitualmente, acho a concorrência saudável, entre outras coisas porque acrescenta uma variável às corridas. Vai ter pista em que o pneu X é melhor que o Y, etc., alternando favoritismos, combatendo a mesmice. Mas isso é teoria. Hoje já se sabe que pouca coisa muda de pista para pista, ainda mais com a quantidade de testes que fazem por aí. Aquelas surpresas do passado, a Pirelli enrabando a Goodyear calçando um time mequetrefe num circuito ou outro, já não rolam mais.

O que ocorre hoje em dia é que uma equipe que faz um carro bom pode ter sua temporada atirada no esgoto se escolher o fornecedor de pneu errado, como aconteceu com a Ferrari em 2005.

Pena da Ferrari? Nenhuma. O carro nem era tão bom assim. Mas está na cara que os Bridgestone tiraram Schumacher e Barrichello de combate neste ano. E seria muito melhor um campeonato com mais uma equipe na briga, além de Renault e McLaren.

Bom, o que eu penso, a essa altura, não importa, porque em 2007 vai ter um pneu só, mesmo. Bridgestone, claro. Eu preferiria que ficasse a Michelin. Pelo menos é uma marca que tem mascote. Qual é o mascote da Bridgestone? O Pokémon?

Meus sentimentos a Bibendum.