Blog do Flavio Gomes
F-1

Toro Rosso com carro próprio

Antes de ir, notícia que será publicada daqui a pouco no Grande Prêmio: a Toro Rosso vai fazer um carro próprio em Faenza. A idéia inicial era usar o modelo da Red Bull deste ano, o RB1, antigo Jaguar, com Cosworth V10. Mas se a Super Aguri não pode usar o último BAR, por que […]

Antes de ir, notícia que será publicada daqui a pouco no Grande Prêmio: a Toro Rosso vai fazer um carro próprio em Faenza. A idéia inicial era usar o modelo da Red Bull deste ano, o RB1, antigo Jaguar, com Cosworth V10. Mas se a Super Aguri não pode usar o último BAR, por que a Toro Rosso poderia?

O fato é que o Pacto da Concórdia diz que cada equipe tem de ser responsável pela construção de seu próprio chassi. Usar carros velhos, feitos por outros, não pode. O que crava um punhal nas costas da Super Aguri de novo, na sua anunciada intenção de usar os chassis da Arrows de 2002.

Formidável frescura da F-1, essa história de não permitir o livre tráfego de chassis. Ainda mais agora que temos times A e B da Honda e da Red Bull. De qualquer forma, fica a pergunta: se a Toro Rosso pegar o chassi da Red Bull, der um tapinha aqui e ali, quem é que, na FIA, vai ter condições de afirmar que não é construção própria? Oras, é só arrancar o selo de homologação. Eu enganaria a FIA fácil, fácil.

O problema é que sempre tem um dedo-duro.