Blog do Flavio Gomes
F-1

NÚMEROS E MAIS NÚMEROS

MADONNA DI CAMPIGLIO – Cheguei. Mas depois falo da viagem. Por enquanto, um festival de números. Já que a Renault estreou hoje seu carro novo, vejam as cifras que a assessoria da equipe mandou. Alguns são interessantes. Outros, nem tanto. 0,06 – É o coeficiente de fricção dos lubrificantes da transmissão do modelo Renault R25 […]

MADONNA DI CAMPIGLIO – Cheguei. Mas depois falo da viagem. Por enquanto, um festival de números. Já que a Renault estreou hoje seu carro novo, vejam as cifras que a assessoria da equipe mandou. Alguns são interessantes. Outros, nem tanto.

0,06 – É o coeficiente de fricção dos lubrificantes da transmissão do modelo Renault R25 de F-1. Este número é 20 vezes mais baixo do que o encontrado em um carro de rua.

0,3 – É tempo estimado (em segundos) que a carga de 10 kg de combustível pode adicionar à volta de um carro em um autódromo.

9 – Peso, em kg, do combustível bombeado para o tanque do carro por segundo em uma parada de box.

70 – Quantidade em litros, aproximada, de combustível Elf consumido pelo R25 a cada 100 km.

100 – Pressão, em toneladas por metro quadrado, em certas partes do motor RS25, como no sistema de distribuição.

130 – Nível de ruído, em decibéis, do motor RS25 a plena aceleração.

200 – Total de famílias químicas (moléculas) no combustível especialmente formulado para queima no motor RS25, possibilitando um significativo ganho de potência.

600 – Um pistão vai de 0 a 37 metros por segundo 600 vezes quando o motor está sob plena aceleração. Nestas condições, a espessura do óleo entre certas peças é de apenas vários milhares de um mícron (0,1 mm), e a pressão pode superar um GigaPascal (100 toneladas por metro quadrado).

2.500 – Quantidade média de mudanças de marcha executadas durante um GP.

9.700 – Distância total em km completada pela Renault nas corridas de 2005.

19.000 – Giros do motor superados pela unidade RS25 durante o GP de Xangai (China).

79.000 – Quilometragem completada por carros totalmente fabricados pela Renault em condições de corrida desde o GP da Inglaterra de 1977 – ou duas vezes a volta ao globo terrestre.

259.000 – Distância total completada por motores oficiais Renault desde que a marca chegou à Fórmula 1 – ou o equivalente a 6,5 voltas pelo globo terrestre.