Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

Carro, 50

SÃO PAULO (a fábrica vivia enchendo d’água) – O aniversário é só em novembro, mas que alguém faça algo desde já. Serão 50 anos da indústria automobilística brasileira, cujo marco zero é o lançamento da primeira caminhoneta DKW-Vemag (“JK” passou pela data meio de longe, na TV). A fábrica da Vemag no Ipiranga já não […]

SÃO PAULO (a fábrica vivia enchendo d’água) – O aniversário é só em novembro, mas que alguém faça algo desde já. Serão 50 anos da indústria automobilística brasileira, cujo marco zero é o lançamento da primeira caminhoneta DKW-Vemag (“JK” passou pela data meio de longe, na TV).

A fábrica da Vemag no Ipiranga já não existe mais. Digo: existem ruínas, atrás de um shopping, numa área decrépita da cidade. Pelo que soube, a Anfavea vai fazer, para comemorar a data, um jantar.

Um jantar? Ora bolas, 50 anos é uma vez só. Não seria o caso de restaurar a fachada da fábrica, uma das poucas paredes ainda de pé, e fazer um memorial? Um museu? Revitalizar a área?

Estou a fim de lançar uma campanha nesse sentido, que não vai dar em nada, claro. Mas posso contribuir com latas de tinta. Essa data não poderia passar em branco, de jeito nenhum.

Ah, e para quem não sabe qual foi o primeiro automóvel brasileiro, foi esse aí embaixo. Sei de apenas um exemplar vivo, no interior de São Paulo.