Blog do Flavio Gomes
F-1

DE LENDAS E VERDADES

SÃO PAULO (vou votar) – Leio tudo que a blogaiada escreve, vocês sabem. Afinal, os comentários têm de ser aprovados antes de sua publicação (não, não é censura; é “controle de qualidade”!), e o verdadeiro sentido de um blog está nisso: na interação. Se eu não der bola para o que vocês dizem, para quê […]

SÃO PAULO (vou votar) – Leio tudo que a blogaiada escreve, vocês sabem. Afinal, os comentários têm de ser aprovados antes de sua publicação (não, não é censura; é “controle de qualidade”!), e o verdadeiro sentido de um blog está nisso: na interação. Se eu não der bola para o que vocês dizem, para quê serve isso aqui?

Num dos posts abaixo, sobre a sanha assassina de alguns torcedores, que acham que Hamilton tem de ser abatido a tiros de bazuca em Interlagos, surgiram lembranças dos entreveros entre Senna e Prost nos tempos de McLaren e, depois, com o francês na Ferrari.

As batidas de 1989 e 1990 são as mais lembradas. O senso-comum diz que em 1989 Prost jogou o carro sobre Senna quando seria ultrapassado na freada da última chicane em Suzuka. Ayrton devolveu a gentileza na largada no ano seguinte, entre outras coisas, “porque mudaram a posição do pole-position naquela corrida”, só para sacanear o brasileiro.

Como muita gente aqui nem era nascida naquela época, selecionei vídeos das largadas dos GPs do Japão de 1988, 1989 e 1990. Como se nota, em todas elas a posição de largada era a mesma, por dentro da curva. Ninguém mudou nada em 1990 para sacanear Senna. Já era assim antes.

Foi só para esclarecer. É que algumas lendas são contadas tantas vezes, que acabam virando verdade. E não é assim que as coisas deveriam funcionar.