MENU

domingo, 26 de outubro de 2008 - 12:57F-1

DE LENDAS E VERDADES

SÃO PAULO (vou votar) – Leio tudo que a blogaiada escreve, vocês sabem. Afinal, os comentários têm de ser aprovados antes de sua publicação (não, não é censura; é “controle de qualidade”!), e o verdadeiro sentido de um blog está nisso: na interação. Se eu não der bola para o que vocês dizem, para quê serve isso aqui?

Num dos posts abaixo, sobre a sanha assassina de alguns torcedores, que acham que Hamilton tem de ser abatido a tiros de bazuca em Interlagos, surgiram lembranças dos entreveros entre Senna e Prost nos tempos de McLaren e, depois, com o francês na Ferrari.

As batidas de 1989 e 1990 são as mais lembradas. O senso-comum diz que em 1989 Prost jogou o carro sobre Senna quando seria ultrapassado na freada da última chicane em Suzuka. Ayrton devolveu a gentileza na largada no ano seguinte, entre outras coisas, “porque mudaram a posição do pole-position naquela corrida”, só para sacanear o brasileiro.

Como muita gente aqui nem era nascida naquela época, selecionei vídeos das largadas dos GPs do Japão de 1988, 1989 e 1990. Como se nota, em todas elas a posição de largada era a mesma, por dentro da curva. Ninguém mudou nada em 1990 para sacanear Senna. Já era assim antes.

Foi só para esclarecer. É que algumas lendas são contadas tantas vezes, que acabam virando verdade. E não é assim que as coisas deveriam funcionar.

106 comentários

  1. WAGNER disse:

    A mudança da posição de largada foi acordada entre os pilotos e desrespeitada por balestre na ocasião, inclusive já faz muito tempo que o lado foi invertido, se Prost fosse o pole com certeza a história seria outra. As posições de largada são feitas para beneficiar o pole seja com a preferencia da tomada de curva ou do lado que traciona melhor, este critério cabe a quem pilota e não a quem segura a bandeira.

  2. WAGNER disse:

    não vou me ater a historia da F1 , vou apenas me limitar a esta corrida de 1989, Prost queimou a largada claramente, balestre em 1996 confessou que fez de tudo para ajudar seu compatriota, em segundo lugar Prost jogou o carro propositalmente em cima de senna, assisti um video no youtube em que eles comparavam a tomada de curva do prost e a antecipação na hora da batida… a temporada de Prost em 1988 foi melhor mais por caprichos do regulamento ele não foi o campeão, em 1989 senna merecia o titulo, e Prost claramente apelou nesta corrida. Fato é que nenhum dos dois eram santos, mais neste caso especifico Prost foi muito beneficiado, inclusive a volta do senna pela chicane foi aprovada um ano depois pelos pilotos defendido pelo piquet caso o fato se repetisse. Prost levou vantagem nesta prova especifica em tres oportunidades, e senna daria o troco no proximo ano.

  3. Pacheco disse:

    Eita… achei este post por acaso, pesquisando outras coisas por aí.

    Quem sou eu para falar qualquer coisa, mas essa cruzada de desmistificação do Senna e do que a “Globo” diz acaba levando as pessoas a cometer os mesmos erros da emissora, expondo meias verdades.

    Todo mundo sabe que o lugar do pole não foi mudado. Parece que só vc e seus seguidores precisavam lembra disso!

  4. Jim disse:

    RESPOSTA DO FG:

    O “famoso briefing” que está no YouTube é de 1991.

    Caro Flávio,

    O famoso briefing que está no You Tube é de 1990 mesmo, porém nele Senna se irrita não com a modificação da pole, mas com a sugestão do Piquet, acatada por todos, de permitir justamente o que foi motivo da punição dele no ano anterior (1989). Essa história da troca do lugar da pole eu já li em vários materiais (livros, reportagens, etc) sobre Senna e se não me falha a memória (infelizmente estou distante deles para consultá-los) esse eventual acordo havia acontecido numa reunião informal com a direção da prova e não em briefing ou qualquer encontro previsto na agenda oficial do evento.
    Aproveito para deixar meus parabéns pelo conteúdo de seu trabalho, o qual ao longo desses anos todos sempre tive o prazer de acompanhar.
    Abraço

  5. Otávio disse:

    Fazer o que? Só agora, estou colocando os blogs em dia…

    Não deixa de ser um contra-senso (tem hífen? Só não vale perguntar depois de janeiro) o pole position largar pelo lado sujo da pista, ou não?

    Gomes, no seu caso, o jornalista vem antes do blogueiro. Mas, em se tratando do Senna, não deixa de transparecer uma visão oblíqua de sua carreira, se é que dá pra me fazer entender.

  6. John disse:

    Os melhores pilotos de todos os tempos:

    1) FG
    2) Felipe Gatica
    3) Marcio Cordeiro
    4) Helmut
    5) Dick Cheney

    Pelos comentários dos bacanas acima, nota-se que são ótimos em falar mal daquele que para a esmagadora maioria foi o melhor piloto do automobilismo mundial. Vi o FG falando na TV que Schumacher foi um piloto tão bom que não tinha adversários na pista. Mas que piloto tão bom é este que precisou usurpar por 4 ou 5 vezes da posição de um companheiro de equipe ? (RB). FG vc é tão anti-Senna e tão anti-RB que certamente acha que naquela prova em interlagos realmente acabou a gasolina dele ? do RB ? vcs são tão cegos que chega a dar nojo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *