Blog do Flavio Gomes
F-1

FUJIANAS (13)

SÃO PAULO (he is back) – Esse Alonso, com o perdão da palavra (ninguém vai ouvir, é tarde demais…), é um fodão. Duas vitórias seguidas, com um carro que até outro dia se arrastava em sexto, sétimo, não é para qualquer um. Quando disse, num post abaixo, já nem sei onde, que o cara é […]

SÃO PAULO (he is back) – Esse Alonso, com o perdão da palavra (ninguém vai ouvir, é tarde demais…), é um fodão. Duas vitórias seguidas, com um carro que até outro dia se arrastava em sexto, sétimo, não é para qualquer um. Quando disse, num post abaixo, já nem sei onde, que o cara é candidato ao título em 2009, acho que não estava exagerando.

Bem, essa vitória terá uma consequência óbvia: sua permanência na Renault. Por mais que a Honda ofereça dinheiro, seria uma estupidez monstruosa apostar que a equipe japonesa deixará de ser uma porcaria inominável no ano que vem. Tinha aquela história da Toro Rosso, também, mas alguém duvida, depois dessas duas corridas, que Alonso nasceu para correr na Renault? Desde que não o obriguem a andar de Clio ou Logan, é lá mesmo que tem de ficar.

Desta vez, como ele disse, não teve safety-car ou outro sopro da sorte qualquer. Ah, Raikkonen, Hamilton, Kovalainen e Massa se enroscaram no início!, dirá alguém. Bem, azar deles. Fernandito estava bem perto, em quarto no grid, e desviou de tudo. Fez uma primeira parada muito rápida para passar Kubica nos boxes, passou e, depois, cumpriu sua missão à risca, abrindo a diferença que precisava para ficar na frente depois da segunda parada.

Uma vitória clássica e estupenda. Como estupendo foi o desempenho de Nelsinho Piquet, que com esse quarto lugar escapa da forca a que estava destinado se fizesse mais uma corrida ruim. Tudo que foi mal na classificação, Piquet-pimpolho compensou na prova, com um ritmo forte e seguro, preciso e veloz. Foi seu melhor desempenho na F-1, mais até que o segundo lugar em Hockenheim, que deve ser muito mais atribuído à sorte do que qualquer outra coisa.

O menino tem altos e baixos, como esta temporada está deixando evidente. Hoje foi um alto. Se ele convencer a Renault de que pode dar ao time mais altos do que baixos, fica por lá mesmo no ano que vem.