Blog do Flavio Gomes
F-1

FUJIANAS (2)

SÃO PAULO (quase zzzzz…) – Ufa, acabou. Entra ano, sai ano, sexta-feira na F-1 é um porre. Estou quase achando legal a idéia das corridas dos milhões. Mas bom mesmo era quando havia a pole provisória. Pelo menos dava notícia. Sempre fui a favor de treino que vale alguma coisa na sexta, nem que seja […]

SÃO PAULO (quase zzzzz…) – Ufa, acabou. Entra ano, sai ano, sexta-feira na F-1 é um porre. Estou quase achando legal a idéia das corridas dos milhões. Mas bom mesmo era quando havia a pole provisória. Pelo menos dava notícia. Sempre fui a favor de treino que vale alguma coisa na sexta, nem que seja para somar os tempos com o sábado para fazer o grid.

Mas acho que isso é mais bronca da madrugada que qualquer outra coisa. Essas três horas de asfalto são muito úteis a todos, ainda mais hoje, em tempos de testes limitados. E servem para dar algumas pistas do que vai acontecer no resto do fim de semana, afinal.

Por exemplo: a Toyota vai andar bem. Timo Glock foi o mais rápido do dia, e é claro que a equipe se preparou à beça para a corrida em seu autódromo. Tempo do alemão, que é um piloto bem melhor do que seu início de temporada fazia imaginar: 1min18s383 (no ano passado, na chuva, os tempos ficaram na casa de 1min28s). Colado nele, a 0s043, Fernando Alonso. Isso tudo no segundo treino livre.

Hamilton foi o terceiro a 0s080 e Massa ficou em quarto, 0s108 atrás de Glock. Entre o inglês e o brasileiro, insignificantes 0s028. É tão pouco que em 67 voltas, o tamanho do GP do Japão, isso daria uma diferença de 1s876 para o líder do Mundial ao final de uma hipotética corrida em que ambos fizessem todas as voltas com os mesmos tempos que registraram hoje. Há um enorme equilíbrio, e essa prova vai ser decidida, no que diz respeito aos dois, nos detalhes.

Para a McLaren, é ótimo que outros carros comecem a andar bem, como Toyota e Renault. Tudo que puder atrapalhar a Ferrari é bem-vindo, já que Massa tem quase obrigação de vencer corridas, enquanto a Hamilton basta “marcar” o brasileiro de perto. Quem tiver mais cabeça nessas três etapas finais leva.

No mais, hoje, Raikkonen em quinto, um dia depois de admitir que a ele não resta muito mais que ajudar Felipe neste finalzinho de temporada; Nelsinho em 12º, cavando um pouco mais de sua cova; Barrichello em 15º, o que foi até bom; e Button em último, para alegria da Toyota, que ficou em primeiro e viu sua rival Honda segurando a lanterna.